SOURCE: Ortho Clinical Diagnostics

Ortho Clinical Diagnostics

June 06, 2017 02:30 ET

O teste VITROS® NephroCheck® da Ortho Clinical Diagnostics, utilizado na predição da lesão renal aguda, está agora aprovado e disponível na Europa

Um novo teste vem alargar a oferta dos Sistemas VITROS® da Ortho

RARITAN, NJ--(Marketwired - Jun 6, 2017) - A Ortho Clinical Diagnostics, empresa líder mundial em diagnóstico in vitro, anunciou hoje o lançamento do seu teste NephroCheck® para os Sistemas VITROS®, a primeira ferramenta de avaliação do risco, totalmente automatizada, para a predição da Lesão Renal Aguda (AKI em Inglês), um problema de saúde grave e potencialmente fatal, que afeta pacientes hospitalares a nível mundial. O teste recebeu a Marcação CE, por conformidade com a totalidade da regulamentação da UE, estando agora disponível para venda e utilização na Europa nos Sistemas VITROS® da Ortho.

A Lesão Renal Aguda, ou AKI, consiste na perda súbita da função renal e pode desenvolver-se sem aviso, levando potencialmente à insuficiência renal e, posteriormente, à morte. Conhecida como uma assassina silenciosa, o AKI é tão frequente como um ataque cardíaco, embora duas vezes mais mortal(1,2), causando até 2 milhões de mortes por ano mundialmente(3). O AKI é causado por esforço renal, para o que contribuem grandes cirurgias, medicamentos, toxinas, infeções graves ou doenças crónicas e trauma. Até 50% dos pacientes em cuidados intensivos desenvolvem AKI num dos seus graus possíveis(4).

"A prevenção do AKI é uma das maiores necessidades clínicas e económicas atualmente por satisfazer na prestação de cuidados de saúde a nível mundial", afirmou Claudio Ronco, MD, diretor do Departamento de Nefrologia, Diálise e Transplante do Instituto Internacional de Investigação Renal do Hospital St. Bortolo. "O diagnóstico tardio e impreciso pode conduzir à lesão renal irreversível e ao aumento da morbilidade, da mortalidade e dos custos hospitalares. Antes do teste NephroCheck®, os clínicos apenas podiam contar com ferramentas de indicação pós-ocorrência, como a creatinina sérica e o débito urinário, mas estes indicadores apenas detetam o AKI após a lesão renal já ter ocorrido".

Anteriormente disponível para testes apenas com o medidor Astute 140, o teste NephroCheck® pode agora ser feito nos Sistemas de Imunodiagnóstico VITROS® 3600/5600 da Ortho, totalmente automatizados. Trata-se de um teste simples à urina que disponibiliza resultados laboratoriais em 16 minutos, permitindo aos clínicos avaliar o risco de AKI e fazer o tratamento proactivo dos pacientes em risco. O teste NephroCheck® é melhorado pelas tecnologias específicas da marca e pelas vantagens disponíveis apenas com os Sistemas VITROS® da Ortho.

"O teste VITROS NephroCheck® é o primeiro do género, disponibilizando aos médicos uma forma rápida e eficaz de avaliarem, antes da ocorrência de lesão renal, quais dos pacientes estão em risco de AKI", afirmou Robert Yates, Diretor-Geral de Operações da Ortho Clinical Diagnostics. "Um marco significativo do alargamento da oferta da Ortho, este teste integra-se nos Sistemas VITROS® já existentes, o que maximiza os investimentos de laboratório, a eficiência e o processamento. Disponibiliza valor tanto a nível clínico, como económico".

O teste VITROS® NephroCheck® foi desenvolvido sob licença da Astute Medical. O teste NephroCheck® foi descoberto e validado como ferramenta de avaliação de risco de AKI referente ao desenvolvimento de AKI de grau moderado a grave, em 2 testes clínicos internacionais conduzidos em 29 locais, num total combinado de mais de 1.200 pacientes. É o único teste que pode medir com exatidão 2 biomarcadores de esforço renal: o TIMP-2 e o IGFB-7. Quando estas proteínas estão elevadas, o que pode acontecer sem quaisquer sinais ou sintomas, isso é o indicador de esforço renal ainda antes da ocorrência de danos renais, constituindo um fortíssimo elemento de predição indicativo de quais os pacientes com maior probabilidade de desenvolvimento de AKI, caso não sejam iniciadas intervenções rapidamente.

Como os Sistemas VITROS® otimizam o teste NephroCheck®
Ente as tecnologias específicas da marca, e as vantagens disponíveis apenas com os Sistemas VITROS®, incluem-se o Intellicheck®, que monitoriza, confirma e documenta as verificações de diagnóstico através do processamento da avaliação de amostras, para evitar resultados de relatório que possam ser afetados por exceções; o MicroSensor, que deteta interferências endógenas e assinala os resultados afetados sem a utilização de reagentes ou consumíveis adicionais, para confirmar a integridade das amostras processadas; o MicroWell, que se conjuga com a Tecnologia de Deteção por Quimiluminescência Melhorada para melhorar a deteção de sinal com uma precisão notável e numa gama dinâmica alargada; e, por fim, as VersaTips, que ajudam a eliminar a transferência e a contaminação cruzada, pela utilização de pontas descartáveis.

Fontes:
1. Ronco C, Ricci Z. Critical Care. 2013;17:117.
2. Kellum JA, et al. Nephrol Dial Transplant. 2016;31(1):16-22.
3. Ali T, Khan I, Simpson W, et al. Incidence and Outcomes in Acute Kidney Injury: a Comprehensive Population-Based Study. J. Am. Soc. Nephrol. 2007;18(4):1292-1298.
4. Mandelbaum T, Scott D, et al. Outcome of Critically ill Patients With Acute Kidney Injury Using the AKIN Criteria. Crit Care Med. 2011;39(12)2659-2664.

Sobre a Ortho Clinical Diagnostics
A Ortho Clinical Diagnostics é uma empresa líder mundial em diagnósticos in vitro, ao serviço da comunidade de laboratórios clínicos e de imuno-hematologia. Abrangendo hospitais, redes hospitalares, bancos de sangue e laboratórios em mais de 120 países, os produtos e serviços de alta qualidade da Ortho permitem aos profissionais de prestação de cuidados de saúde a tomada de decisões de tratamento melhor informadas. Para a comunidade da imuno-hematologia, os produtos de tipificação de grupos sanguíneos da Ortho ajudam a garantir que cada paciente recebe sangue que é seguro, do grupo correto e no número correto de unidades. A Ortho traz aos laboratórios clínicos de todo mundo tecnologias de teste sofisticadas, automatização, gestão de informação e ferramentas de interpretação que os ajudam a funcionar com maior eficiência e eficácia, e a melhorar a prestação de cuidados de saúde aos pacientes. O objetivo da Ortho é o de melhorar e salvar vidas através do diagnóstico e, para o fazer, a Ortho reimagina os limites do que é considerado possível. É isto que tem definido a Ortho já há mais de 75 anos, e é isto que impulsiona a Ortho para diante. Para mais informações, visite www.orthoclinicaldiagnostics.com.

(C) Ortho Clinical Diagnostics 2017

PR-02910

Contact Information