SOURCE: WiMAX Forum

July 14, 2005 16:50 ET

O WiMAX Forum™ Apresenta Equipamentos e Conjunto de Aplicativos Abre Laboratório de Testes

Alguns dos Primeiros Equipamentos a Entrarem no Laboratório de Testes são Usados em Demonstrações em Vancouver, BC

SAN JOSE, CA e VANCOUVER, BC -- (MARKET WIRE) -- July 14, 2005 -- A tecnologia WiMAX deu um passo significativo em campos importantes nesta semana em Vancouver, BC, e em Málaga, na Espanha. Durante o encontro trimestral dos membros do WiMAX Forum(TM) no Canadá, diversas demonstrações de aplicativos - desde jogos no console Xbox sem fio em WiMAX até fluxo contínuo de mídia baseado em WiMAX - estão sendo realizadas. Quase do outro lado do mundo, na Espanha, foi aberto o laboratório de testes do WiMAX Forum Certification no Cetecom e começaram a ser testados alguns dos equipamentos usados durante o encontro dos membros no Canadá.

"Estamos empolgados com a oportunidade de mostrar os recursos da tecnologia WiMAX em Vancouver e provar que WiMAX é real", disse Ron Resnick, presidente do WiMAX Forum. "Ao mesmo tempo, o fato de grande parte do equipamento em funcionamento adequado no Canadá ser o mesmo do que está passando pela certificação na Espanha é extremamente incentivador e dá uma boa idéia do futuro do WiMAX e do advento da verdadeira largura de banda pessoal."

Mais de 400 participantes são empresas participantes do WiMAX Forum e estão presentes no evento em Vancouver, onde as idéias principais têm sido apresentadas pela Nortel e KT (Korea Telecom). Também no evento estão sendo realizadas demonstrações da Nortel, Microsoft, Disney, Logitech, Cisco, AT&T, AudioCodes, Kencast, Ixia e Skype em uma grande variedade de sistemas fornecedores de tecnologia WiMAX de empresas como Alvarion, Proxim, Redline e Wavesat. As demonstrações, as quais comprovam que WiMAX é real, representam os cinco tipos principais de aplicação WiMAX: VoIP, fluxo contínuo de mídia, jogos interativos, navegação na Web e transferência de arquivos/download de mídia. O sucesso das demonstrações indica que os sistemas WiMAX são eficientes na execução de várias classes de aplicativos simultâneas.

Como uma das principais empresas patrocinadoras do evento, a Nortel está fornecendo conexões LAN com e sem fio, além de aparelhos telefônicos IP para os participantes do evento de Vancouver. A Nortel também apresentou novidades sobre o potencial de mercado do 802.16e durante um pronunciamento no dia 12 de julho. A Nortel, líder global no mercado de telecomunicações em infra-estrutura sem fio e tecnologias 3G avançadas, tem contribuído com o padrão 802.16, ao ajudar no desenvolvimento de tecnologias-base como OFDM e MIMO por mais de seis anos.

"Participar do evento WiMAX Forum em Vancouver é a oportunidade ideal para que compartilhemos nosso conhecimento e experiências a respeito de tecnologia avançada para largura de banda sem fio com as principais empresas do mercado de todas as partes do mundo", disse John Hoadley, vice-presidente da "Próxima geração de acesso sem fio" da Nortel. "As demonstrações bem-sucedidas realizadas durante o evento WiMAX Forum exemplificam ainda mais a força e a viabilidade dessa tecnologia e seu papel na futura evolução das redes sem fio em banda larga."

Outra grande presença no evento, a KT, realizou um pronunciamento a respeito de sua visão acerca do serviço sem fio em banda larga e WiMAX móvel, conhecido como "WiBRO" na Coréia. A KT, uma das principais provedoras de serviço da Coréia, destinou recursos ao desenvolvimento de serviços e aplicativos que oferecerão suporte a implementações WiMAX/WiBRO móveis. O suporte à mobilidade sem fio em banda larga é uma das principais metas do WiMAX Forum.

"A KT preocupa-se com o futuro móvel da tecnologia WiMAX não apenas na Coréia, mas também em todo o mundo", disse o Dr. Hong, Won-Pyo do Grupo de Internet Móvel da KT. "O evento WiMAX Forum em Vancouver nos deu a oportunidade ideal para demonstrarmos nossas idéias sobre os avanços no WiMAX móvel e as situações comercias da tecnologia, o que nos permitiu mais bem compreender as metas do WiMAX móvel e nos ajudou a aumentar o interesse no sucesso dessa tecnologia."

Também presente no encontro em Vancouver, o Yankee Group divulgou seu relatório, "The Role of WiMAX in a World of Ubiquitous, Personal Broadband Services". O relatório situa o WiMAX no contexto das larguras de banda já existentes e das tendências quanto ao mercado móvel, além de apresentar idéias relacionadas a modelos comerciais WiMAX, sua posição atual e desafios presentes e futuros, ao mesmo tempo em que trata esses desafios e situações de implantação e aplicativos no futuro.

"Soluções sem fio em banda larga, como o WiMAX, terão um papel essencial no mercado na medida em que os usuários finais forem se acostumando cada vez mais com serviços em banda larga e esperarem esse acesso a qualquer hora, em qualquer lugar", disse o Diretor de Tecnologias Sem Fio/Móveis do Yankee Group, Phil Marshall. "Demonstrações conceituais como essas realizadas durante o evento WiMAX Forum em Vancouver são vitais para uma compressão e sucesso cada vez maiores da tecnologia WiMAX, especialmente à medida que a tecnologia se move em direção à mobilidade."

Os testes de certificação do WiMAX Forum continuarão sendo realizados nos laboratórios da Cetecom na Espanha e os primeiros produtos WiMAX Forum Certified(TM) -- os certificados conforme os padrões e a interoperabilidade com produtos de outros fornecedores -- devem estar disponíveis no mercado em meados de novembro, dezembro.

Sobre o WiMAX Forum

O WiMAX Forum é uma corporação sem fins lucrativos, regida por membros do setor, formada com o objetivo de promover e certificar a compatibilidade e a interoperabilidade de produtos sem fio em banda larga que usem as especificações MAN wireless IEEE 802.16 e ETSI HiperMAN. O objetivo do fórum é acelerar a introdução desses dispositivos no mercado. Os produtos WiMAX Forum Certified(TM) serão totalmente interoperáveis e oferecerão suporte a Aplicações Móveis, Portáteis e Fixas em Banda Larga Metropolitanas. Para saber mais sobre o WiMAX Forum e suas atividades, visite www.WiMAXForum.org.

WiMAX Forum(TM) e WiMAX Forum Certified(TM) são marcas registradas do WiMAX Forum. Nortel é marca registrada da Nortel Networks.

Contact Information



  • Para obter mais informações, entre em contato com:
    Kendra Petrone
    Comercial: +1 214.443.7597
    Celular: +1 214.773.5615
    kendra.petrone@edelman.com