SOURCE: Octasic inc.

February 16, 2009 05:00 ET

Octasic Anuncia a Primeira Solução SDR Real para Estações-base GSM/EDGE

O Vocallo BTS Utilizará a Inovadora Arquitetura Opus DSP Não-simultânea

BARCELONA, ESPANHA--(Marketwire - February 16, 2009) - GSMA Mobile World Congress (Congresso Mundial de GSMA Móvel) – A Octasic Inc., uma das líderes em soluções inovadoras em processamento de mídia e wireless (dispositivos sem fio), anunciou hoje sua primeira plataforma de Rádio Definido por Software (SRD) para aplicações GSM, EDGE e Estação Transceptora Base (BTS) EDGE Evolution. O Vocallo BTS é o primeiro produto da Octasic pertencente ao recém-anunciado programa wireless, que utiliza sua tecnologia inovadora em Processamento Digital de Sinais (DSP).

Capacidade SRD real realiza uma função central no futuro dos sistemas móveis de comunicação. Ele dá a programadores de sistema a capacidade de reconfigurar dinamicamente e atualizar sistemas wireless por meio apenas de software. Isso tem incontáveis benefícios, incluindo custo de aquisição, habilidade para responder rapidamente às dinâmicas de mercado mutáveis, como por exemplo a introdução do EDGE Evolution, baixos custos de desenvolvimento e vantagem significativa quanto ao tempo necessário para a comecialização do produto no mercado.

“O Vocallo BTS, com sua inovadora arquitetura DPS multi-núcleo não-simultânea, finalmente dá aos programadores de sistemas a capacidade para criar uma gama de soluções wireless multi-standard de próxima geração, baseadas numa implementação SRD real”, disse Emmanuel Gresset, Vice-presidente de Rádio Definido por Software da Octasic. “Criar um ambiente que seja baseado num software para tecnologias wireless – tanto atuais quanto em desenvolvimento – numa plataforma DSP proporcionará a nossos clientes uma vantagem significativa à medida que constroem produtos para seus clientes wireless”.

O Processador de Sinais Digitais (DSP) Vocallo BTS integra uma banda base de Camada 1 completa para até 12 operadoras GSM ou 6 operadoras EDGE ou qualquer combinação. Tudo isso é conseguido em um BGA de 15mm x 15mm que consome menos de 1W (ou 80 mW por operadora). O impressionante tamanho da densidade de energia do Vocallo BTS é um resultado direto da Opus, tecnologia de núcleo DSP não-simultâneo da Octasic. A eliminação da clock tree também traz benefícios no tamanho do chip, permitindo ao Vocallo BTS ser financeiramente competitivo para as operadoras.

O produto é plenamente suportado pelo Opus Studio, o Ambiente de Desenvolvimento Integrado (IDE) gráfico intuitivo da empresa, que provê ao produto um pacote completo de Camada 1 de módulos GSM, GPRS e EDGE. Esses módulos estão disponíveis como uma biblioteca de referência de código-fonte, concordante com 3 GPP. Demonstrando tanto a eficiência do conjunto de ferramentas e capacidade de controle do DSP, Camada 2 reduzida e Camada 3 também rodam no Vocallo BTS.

"Até recentemente, implementações DSP wireless eram híbridas, tornando as soluções inflexíveis", disse Gresset. "Trade-offs de sistema entre hardware e software eram necessárias para equilibrar o tamanho de chips, consumo de energia e eficiência computacional, porque uma solução apenas de software seria muito cara e demandaria muita energia em comparação a uma solução híbrida. O Vocallo BTS é a primeira solução que oferece a programadores o melhor dos dois mundos - flexibilidade, energia e eficiência".

O Vocallo BTS aumenta a linha de produtos Vocallo da Octasic – que atualmente está voltada a aplicações de voz e vídeo. Futuros produtos SDR baseados em Opus serão voltados a estações de base wireless 3G e 4G femto, pico e macro wireless multi-standard.

A plataforma de demonstração do Vocallo BTS pode ser vista no estande 2.1C58 no GSMA Mobile World Congress que acontece esta semana em Barcelona.

Sobre a Octasic

A Octasic Inc. é uma fornecedora global de soluções de DSP em hardware e software para provedoras de comunicação convergentes, empresas e mercados de equipamentos terminais para comunicação. A alta qualidade das soluções de VoIP e estações base DPS multi-standard sem fio são baseadas na Opus, uma arquitetura DSP não simultânea única. A Octasic permite que a próxima geração de fabricantes de equipamentos reduza significativamente os custos, oferecendo performance inigualável em termos de densidade e consumo de energia. Fundada em 1998, a Octasic é uma empresa privada com sede em Montreal, Canadá.

Contact Information