SOURCE: Open Mobile Alliance

August 24, 2006 10:11 ET

Open Mobile Alliance Atende à Demanda do Setor por Atualizações OTA (Over-the-Air)

BEIJING -- (MARKET WIRE) -- August 24, 2006 -- A Open Mobile Alliance (OMA), um órgão regulamentador internacional de especificações, anuncia a disponibilidade pública do Firmware Update Management Object (FUMO) Versão 1.0 como Candidate Enabler Release. O FUMO permite que as operadoras de celular atualizem os dispositivos móveis em toda a infra-estrutura da rede sem exigir que os clientes ou os engenheiros de rede dêem início a atualizações por meio do contato direto. Esse recurso OTA (over-the-air) destinado a produtos e serviços novos ou já existentes permite a inicialização, o download e a verificação a partir de uma localização centralizada para todos os dispositivos móveis relevantes em uma determinada rede.

"Diante da necessidade de uma solução em atualização interoperável para os bilhões de dispositivos móveis no mercado, a OMA lançou o FUMO como Candidate Enabler Release que, por fim, atenderá à demanda dos clientes por uma maior qualidade e capacidade dos aparelhos já usados", disse Jari Alvinen, Diretor do Quadro Diretivo da OMA. "Na medida em que o FUMO passa pelo programa de testes de interoperabilidade da OMA e logo se torna Approved Enabler Release, o possível impacto mundial é bastante significativo em toda a cadeia de valores relacionada aos celulares. Uma demanda ainda maior por parte do cliente em termos de conteúdo e serviços para celulares precisa de aparelhos que dêem suporte a tecnologias cada vez mais sofisticadas. A necessidade de administrar e gerenciar esses dispositivos torna o FUMO um recurso necessário a operadoras de todo o mundo."

O FUMO permite que operadoras, provedoras, empresas de infra-estrutura, fabricantes e fornecedoras de softwares desenvolvam e implementem soluções em atualização de firmware. Com o início dos testes marcados para a OMA TestFest-16 em Düsseldorf, na Alemanha, no começo de setembro, o FUMO Versão 1.0 é mais uma especificação OMA pronta para implementação.

O Quadro Diretivo da OMA aceitou recentemente o novo FUMO Candidate Enabler Releases (CER), além do Web Services (OWSER) Versão 1.1 e do Web Services Network Identity (OWSER NI) Versão 1.0 como Approved Enabler Releases (AER).

Recursos do OMA FUMO 1.0 CER

--  Interface cliente/servidor para gerenciar a entrega de pacotes para todos os firmwares
    (processos de atualização do firmware e definições separados do OMA Enabler)
--  Suporte a atualizações iniciadas por clientes e servidores
--  Suporte à troca de informações sobre o dispositivo antes da inicialização do download
--  Suporte a um mecanismo de download com base no OMA Device Management ou a um mecanismo
    alternativo como, por exemplo, o OMA Download Versão 1.0
--  Suporte a nós permanentes ou dinâmicos para atualizações
--  Suporte a downloads e atualizações simultâneos, além de atualizações adiadas
    
Visite http://www.openmobilealliance.org/release_program/fumo_v1_0.html para obter especificações técnicas detalhadas a respeito do padrão.

Sobre o OMA Web Services 1.1 AER

O OMA Web Services (OWSER) 1.1 define de que forma os aplicativos da OMA podem ser expostos, detectados e usados com as tecnologias dos Serviços Web. Ao descrever os parâmetros de acesso, de autenticação e de autorização, o OMA Web Services 1.1 permite que os desenvolvedores assegurem a integridade e a confidencialidade dos dados, além de protegerem a transferência de informações. Além disso, o OMA Web Services 1.1 permite aos usuários detectar fontes registradas e descrições de serviço.

Sobre o OMA Web Services Network Identity 1.0 AER

O OMA Web Services Network Identify (OWSER NI) 1.0 fornece os protocolos e os serviços para permitir que os serviços e os aplicativos da OMA tenham uma entidade federalizada em um ambiente de Serviços Web compatível com Liberty.

Sobre o Programa de Lançamentos da OMA

Até hoje, a OMA publicou 47 Enabler Releases. A OMA mantém em funcionamento um programa de interoperabilidade com o objetivo de validar especificações Enabler, bem como as implementações de produtos e serviços que fazem parte delas. Usando um processo de trabalho claro, o Programa Enabler Release foi projetado para oferecer dois marcos-chave ao suporte:

--  Candidate Enabler Release (CER) fornece um conjunto aprovado de especificações
    técnicas em aberto, que pode ser implementado em produtos e soluções e, em seguida,
    testado para fins de interoperabilidade.
    
--  Approved Enabler Release (AER) representa um Candidate Enabler Release que passou
    pelo Interoperability Program (IOP) da OMA.
    O IOP testa a interoperabilidade entre diferentes implementações da empresa membro 
    -- independentemente de ser pela OMA ou por qualquer outro meio.
    
Para obter mais informações, visite: http://www.openmobilealliance.org/release_program/index.html.

Sobre a Open Mobile Alliance (OMA)

A Open Mobile Alliance (OMA) fornece especificações abertas para a criação de serviços interoperáveis em funcionamento entre países, operadoras e terminais fixos e móveis. Orientada às expectativas dos usuários e ao mercado em expansão dos serviços de dados, as empresas que formam a Open Mobile Alliance estimulam a adoção de novos e aperfeiçoados serviços de informações, comunicação e entretenimento. A Open Mobile Alliance conta com colaboradores de todos os principais elementos da cadeia de valores sem fio, além de contribuir para com a introdução eficiente e dentro do prazo de serviços e aplicativos.

O nome e o logotipo Open Mobile Alliance (OMA) são marcas comerciais da Open Mobile Alliance Ltd. Os nomes de outros produtos e empresas mencionados aqui são marcas ou nomes comerciais de seus respectivos proprietários.

Contact Information