Open Mobile Alliance fecha 2006 com acontecimentos importantes

Assembléia geral anual ocorre simultaneamente ao evento OMAWorld2006


WASHINGTON, DC -- (MARKET WIRE) -- December 15, 2006 -- A Open Mobile Alliance (OMA), uma organização no setor de especificações internacionais, realiza seu primeiro evento a nível industrial, onde executivos de tecnologias líderes avaliam os desafios da utilização de padrões e os inovadores condutores de novos mercados que influenciarão no desenvolvimento de padrões no futuro. A organização também aponta a implantação do 1000º produto testado em seu programa IOP (Interoperability Program) e anuncia a disponibilidade ao público do Charging Version 1.0 e Download over the Air Version 2.0 como Candidate Enabler Releases (CER).

"Fechamos 2006 com o lançamento de Charging e Download Candidate Enablers para melhorar a distribuição de conteúdo e utilização de cobrança. Esperamos aproveitar o sucesso desses novos lançamentos e os muito ativadores lançados nos últimos quatro anos e meio para seguir crescendo", diz Jari Alvinen, Presidente do Conselho, na OMA. "No próximo ano, completamos o nosso quinto aniversário e sentimos que é a hora certa para convidar alguns dos principais executivos em tecnologia para conhecer a estrutura completa de nosso trabalho, as necessidades atuais do setor na utilização de padrões e onde o futuro pode nos levar".

OMAWorld2006 é o primeiro encontro neste estilo, cujo anfitrião é a OMA, e se realiza simultaneamente à Assembléia Geral Anual da OMA. Trazendo um programa de itinerário único com 520 participantes, o OMAWorld2006 reuniu 11 executivos em tecnologia, comitês executivos de pesquisa, desenvolvimento e utilização do produto, para compartilhar seus pontos de vista sobre barreiras à utilização de padrões e os tipos de tecnologias que influenciarão o desenvolvimento de padrões nos próximos anos. Na terça-feira, o programa apresentou uma idéia central de Nicholas Negroponte, da MIT Media Lab, http://www.media.mit.edu/, e duas sessões de painéis moderadas por Ben Wood, da Collins Consulting, http://www.collinsconsulting.co.uk/, e John Jackson, da M:Metrics http://www.mmetrics.com/.

"Na semana passada, realizamos nosso 17º TestFest em Montreal, e alcançando nosso 1000º marco de teste de implantação no 16º TestFest, em Dusseldorf, no mês de setembro, é muito gratificante trazer estes tipos de resultados para o OMAWorld2006 e compartilhá-los com os líderes do nosso setor," diz Fred Harrison, Presidente do Comitê IOP da OMA e Vice-Presidente da OMA. "De dois Ativadores testados no 1º TestFest em novembro de 2002 passamos a quase 20 Ativadores testados no evento da semana passada. Tais eventos contaram com o envolvimento de mais de 100 empresas membro e mais de 2.000 participantes em quatro anos."

Dois novos Candidate Enablers

O OMA Charging 1.0 oferece uma estrutura flexível e agnóstica de rede para gerar, processar e transferir dados de utilização do serviço. A especificação define interfaces e fluxos para cobrar troca de informações. Oferece suporte à utilização rápida de novos aplicativos e serviços das operadoras, provedores de serviço e outros que desejam acessar a infra-estrutura da rede existente, sem montar o consumo de tempo e integrações complexas em vários ambientes. O Ativador especifica dois mecanismos de cobrança (on-line e off-line) de modo a coordenar o fluxo de dados de cobrança de qualquer serviço ou aplicativo, independentemente da infra-estrutura de cobrança básica.

O OMA Download Over the Air (DLOTA) 2.0 está montado nos recursos suportados pela versão 1.0 para poder fornecer mais funcionalidade, enquanto mantém uma solução de download mais segura que o HTTP básico. Como conta com um mecanismo para download de conteúdo iniciado pelo usuário (ex. tons de toque, imagens e aplicativos especializados), a versão 2.0 oferece um mecanismo flexível para fazer download de objetos de mídia de qualquer tipo e tamanho, além de garantir compatibilidade com versões anteriores. O DLOTA 2.0 especifica protocolos a nível de aplicativo e comportamentos que permitem administrar as transações e ciclo de vida do conteúdo e dos aplicativos nos dispositivos móveis. Com operação independente do conteúdo sendo descarregado, a versão 2.0 permite a expansão do protocolo para ambientes de conteúdo múltiplo. Suporta também qualquer informação de licença DRM associada, consumo do conteúdo à medida que é descarregado, retomada de downloads interrompidos e o controle sobre a experiência do usuário em habilitar a utilização, por exemplo, de downloads autônomos durante a noite.

Para obter mais informações sobre o OMA Charging 1.0 CER, visite http://www.openmobilealliance.org/release_program/charging_v1_0.html.

Para obter mais informações sobre o OMA Download 2.0 CER, visite http://www.openmobilealliance.org/release_program/dlota_v2_0.html.

Para obter mais informações sobre o Programa TestFest da OMA, visite http://www.openmobilealliance.org/testfest_overview/TestFest_Overview.html.

Para obter mais informações sobre os produtos testados no Programa IOP da OMA, visite http://product.openmobilealliance.org/.

Para obter mais informações sobre o OMAWorld2006, visite http://www.openmobilealliance.org/2006agm/OMAWORLD/index.htm.

Sobre o Programa de releases da OMA

Até hoje, a OMA publicou 51 releases de Ativadores. A OMA trabalha continuamente em um programa de interoperabilidade para poder validar especificações dos Ativadores, bem como as implantações de produtos e serviços membro. Utilizando-se de um processo de trabalho claro, o Enabler Release Program foi criado para oferecer dois importantes marcos para cada Ativador:

--  Um Candidate Enabler Release (CER) oferece um conjunto aprovado de
    especificações técnicas que pode ser implantado em produtos e soluções e,
    depois, testados quanto à interoperabilidade.
--  Um Approved Enabler Release (AER) representa Candidate Enabler
    Releases que passaram pelo Interoperability Program (IOP) da OMA.
    A interoperabilidade de testes IOP entre diferentes implantações
    da empresa membro -- seja na OMA ou por outros meios.
    
Para obter mais informações, visite http://www.openmobilealliance.org/release_program/index.html.

Sobre a Open Mobile Alliance (OMA)

A Open Mobile Alliance (OMA) entrega especificações abertas para criar serviços interoperáveis que funcionam entre países, operadoras, terminais fixos e móveis. Guiada pelas necessidades dos usuários e o crescente mercado em busca de serviços de dados, as empresas membro da Open Mobile Alliance incentivam a adoção de informações e serviços de comunicação e entrenenimento novos e avançados. A Open Mobile Alliance conta com empresas que contribuem com todos os principais elementos da cadeia de valores do sistema sem fio e faz a sua parte para lançar serviços e aplicativos com eficiência e no momento certo.

O nome e o logotipo da Open Mobile Alliance (OMA) são marcas registradas da Open Mobile Alliance Ltd. Os nomes de outros produtos e empresas mencionados aqui podem ser marcas registradas ou nomes comerciais de seus respectivos proprietários.

Informação de contacto: Contato: Bobby Fraher OMA Communications +1.415.531.2680 bfraher@omaorg.org