SOURCE: Open Mobile Alliance

Open Mobile Alliance

September 21, 2011 02:00 ET

Padrões API da Open Mobile Alliance Expõem Recursos Únicos Para Operadoras de Uma Maneira Aberta e Programável

Provedoras de Serviços Podem Oferecer a Qualquer Comunidade de Desenvolvedores Acesso a Capacidades Fundamentais Independente da Plataforma de Desenvolvimento

BERLIM--(Marketwire - Sep 21, 2011) - A Open Mobile Alliance (OMA), órgão internacional que estabelece especificações, anunciou a disponibilização de especificações API para mais de 40 recursos de redes e dispositivos com vários idiomas e ligações de protocolos. Estes novos padrões permitem a criação de interfaces para infraestrutura de serviços residindo em redes e dispositivos existentes no mercado atualmente. Ao implementar essas conexões programáveis, as provedoras de serviços podem aumentar as suas bases de desenvolvedores, reduzir o tempo de comercialização de novos aplicativos e serviços e simplificar maior implementação de aplicativos e serviços existentes.

"Com o mercado de aplicativos explodindo com centenas de opções de APIs que oferecem a mesma funcionalidade, a OMA atendeu a demanda da indústria de acesso padronizado para recursos fundamentais", disse Musa Unmehopa, presidente do Plenário Técnico da OMA. "Com a implementação das especificações OMA API, as operadoras agora podem expor os seus ativos específicos para as funções comuns requeridas por todos os desenvolvedores de aplicativos móveis – não importa quais os protocolos de sinalização, plataformas ou outros APIs que usarem".

Sistemas operacionais, plataformas de desenvolvimento e capacidades de redes adicionais estão agora estabelecidos no mercado, acrescentando novos canais de mercado para os clientes globais existentes. Ao mesmo tempo, o número cada vez maior de APIs fragmentou os mercados de desenvolvimento de aplicativos e de fornecimento de serviços.

"Estimativas para o potencial de mercado de aplicativos e serviços chegarão a dezenas de bilhões de dólares nos próximos quatro a cinco anos", disse Fred Harrison, presidente da diretoria da OMA. "Sem padronização para suportar o crescimento de mercado de alta escala, os desenvolvedores podem achar difícil trabalhar com uma vasta gama de provedoras de serviços, enquanto que clientes e provedoras de serviços podem ficar limitados em seus acessos a uma ampla comunidade de desenvolvedores".

"Quando combinadas com o vasto e crescente número de plataformas de fornecimento de serviços, as OMA APIs enriquecem os serviços de telecomunicações em todas as redes globalmente", disse Liliana Dinale, presidente do Grupo de Trabalho de Arquitetura da OMA. "A grande variedade de OMA APIs oferece controle modularizado para as provedoras de serviços para facilitar o desenvolvimento de aplicativos de uma maneira eficiente. A vasta gama de trabalho API da OMA permite cenários de conexão tradicionais entre aplicativos e serviços, o que diretamente suporta a classe emergente de Web 2.0 e desenvolvedores de mercado de massa que estão ampliando os serviços de rede para widgets e mash ups da Internet tanto do lado do cliente como da servidora".

Lista crescente de empresas endossam a abordagem padronizada da OMA para as especificações API
A OMA está muito empolgada com o crescente apoio que o seu Programa API tem recebido de uma vasta gama de empresas da indústria. A lista inclui operadoras, fabricantes de equipamentos e revendedores de software de todo o globo.

As seguintes empresas endossam o trabalho da OMA para especificar APIs e permitir às operadoras e outras provedoras de serviços exporem as capacidades de redes existentes para a maior quantidade de desenvolvedores possível. Com a indústria de Tecnologia de Informação e Comunicação (ICT em inglês) implementando a próxima rodada de serviços avançados, muitos desses serviços vão requerer acesso para as principais capacidades de rede, comuns em todas as operadoras do mundo. Confirmamos o nosso endosso da abordagem padronizada da OMA para oferecer acesso às principais capacidades de rede. O programa OMA API cria padrões globais API que expõem essas capacidades cruciais de uma maneira aberta e programável.

                                                                            
Aepona                    Deutsche Telekom AG       Orange SA               
Alcatel-Lucent            Ericsson                  Red Bend Software       
AT&T                      ETRI                      Smith Micro Software,   
Bell Mobility             Hansol Inticube            Inc.                   
Birdstep Technology       HTC                       Songdo Telecom, Inc.    
Cambridge Silicon         Huawei Technologies       Telecom Itália          
 Radio, Ltd               Interop Technologies      Telenor ASA             
China Mobile              NEC Corporation           TeliaSonera             
China Unicom              Nokia Siemens             ZTE Corporation         
China Telecom              Networks                                         
Comverse                  Oracle                                            

Sobre a Open Mobile Alliance (OMA)
A Open Mobile Alliance (OMA) fornece especificações abertas para a criação de serviços interoperáveis que funcionam em todas as fronteiras geográficas e em qualquer rede portadora. Até hoje, a OMA publicou mais de 100 lançamentos de capacitadores com manutenção contínua, revisões e novas versões do seu trabalho. As especificações da OMA suportam bilhões de novos e existentes terminais fixos e móveis abrangendo uma grande variedade de redes móveis. Impulsionadas pela demanda global para serviços de dados móveis, as empresas que são membros da Open Mobile Alliance suportam a adoção de soluções novas e aperfeiçoadas de informação, comunicação e entretenimento. A Open Mobile Alliance inclui contribuidores provenientes de todos os principais elementos da rede de valor wireless e promove o lançamento rápido e eficiente de serviços e aplicativos no mercado.

O nome e logotipo Open Mobile Alliance (OMA) são marcas comerciais da Open Mobile Alliance Ltd. Outros nomes de produtos e empresas mencionados neste podem ser marcas ou nomes comerciais de seus respectivos proprietários.

Contact Information