SOURCE: Padtec

Padtec

April 21, 2015 08:00 ET

Padtec conclui com sucesso o lançamento de cabo óptico subfluvial

O link sob o leito do Rio Negro é um projeto-piloto que faz parte do Programa Amazônia Conectada que levará a fibra óptica para o interior do estado do Amazonas na rota dos rios

SÃO PAULO, BRASIL--(Marketwired - Apr 21, 2015) - O Programa Amazônia Conectada é uma iniciativa do Exército Brasileiro em parceria com o Governo do Amazonas e outras instituições públicas e privadas e que tem o objetivo de levar a conexão de banda larga ao interior do Estado do Amazonas. Com as implantações previstas do programa, as regiões atualmente atendidas pelas conexões por satélite que são limitadas e caras, terão acesso à uma vasta rede de fibra óptica a ser lançada no leito dos principais rios da região. O programa completo, previsto para atender 7,5 milhões de habitantes com a oferta de serviço de Internet de banda larga que viabilizará aplicativos tais como de telemedicina e de aprendizado à distância e interconectar as instituições de saúde, segurança pública, tráfego e turismo .

Para mostrar as vantagens e a viabilidade do uso de cabos ópticos subfluviais, o programa Amazônia Conectada inclui este projeto-piloto que conecta duas bases militares brasileiras em uma distância de 7 km de cabo óptico subfluvial colocado no leito do Rio Negro em Manaus, capital do Estado do Amazonas. Nesta fase do programa, a Padtec foi a parte operacional responsável pelo lançamento das etapas, desde a pesquisa do leito do rio até o teste de lançamento e de cabo óptico. Com a utilização do pessoal da Divisão Submarina que tem vasta experiência com operação e limpeza dos cabos submarinos de grandes operadoras brasileiras, e a Padtec concluiu com sucesso o lançamento do cabo subfluvial e isto foi testemunhado pelas grandes autoridades do exército, parceiros participantes e a mídia no dia 8 de abril. Com o cabo agora implantado no rio, o Exército e seus parceiros poderão integrar o sistema com as estações de campo e a inauguração oficial do projeto-piloto está marcada para as próximas semanas.

"Neste região, onde a preservação e o impacto de ambiental mínimo são exigências principais para o lançamento dos cabos ópticos subfluviais é a melhor técnica para obter conexão de qualidade e alta capacidade para a população ribeirinha", disse Mario Roberto Vassallo, Diretor dos Sistemas Submarinos da Padtec. "Esta é a primeira vez que um cabo óptico é lançado em um rio deste tamanho e temos orgulho de participar deste projeto".

O Programa Amazônia Conectada tem uma distância total estimada de mais de 7.000 km, com uma implantação dividida em várias etapas. Ele deve ser concluído em 2017. "O projeto-piloto é a primeira etapa de um programa muito mais amplo que trará benefícios gigantescos e promover o desenvolvimento da região amazônica por meio da integração com o resto do país e com a Internet", disse Jorge Salomão Pereira, presidente da Padtec. Neste ano, o Programa Amazônia Conectada deve marcar o lançamento de mais de 220 km cabos subfluviais que interconectarão as cidades de Coari e Tefé, por meio do leito do rio Solimões.

Padtec

A Padtec é uma provedora de manufatura e soluções global de turnkey. A empresa oferece produtos que vão desde os módulos compactos para acesso corporativo e interconexão de data centers, estrutura terrestre de longa distância, e soluções submarinas completas de multi-terabits. A Padtec transporta você com a velocidade da luz para o mundo com operações na América do Norte, América do Sul, América Central, Europa e Ásia. A empresa, com sede em Campinas, São Paulo, Brasil, é primeira e maior fabricante de equipamento de rede óptica da América Latina. Com um forte foco na pesquisa e desenvolvimento, a Padtec desenvolve soluções personalizadas para redes globais utilizando tecnologia pioneira e suporte robusto de missão crítica.

Contact Information