SOURCE: SolarWinds

SolarWinds

February 25, 2014 07:30 ET

Pesquisa da SolarWinds revela que 100 por cento dos profissionais brasileiros de TI participam das decisões de negócios

Os profissionais brasileiros de TI de hoje têm cada vez mais oportunidade de orientar iniciativas estratégicas de negócios; para eles, a computação em nuvem é a maior prioridade para o progresso de uma empresa

AUSTIN, TX--(Marketwired - Feb 25, 2014) - A SolarWinds (NYSE: SWI), fornecedora líder de poderosos e acessíveis produtos de software para gestão de TI, publicou hoje os resultados da sua Nova Pesquisa de TI*, que esclarece o papel do moderno profissional de TI no ambiente empresarial conduzido pela tecnologia da atualidade. Especificamente, os resultados da pesquisa mostram como os profissionais brasileiros de TI estão cada vez mais envolvidos em ajudar suas empresas a tomar decisões estratégicas de negócios bem fundamentadas. Esses profissionais consideram a computação em nuvem como o fator de maior impacto sobre os negócios, e a veem como a tecnologia chave na qual investir para o sucesso futuro da empresa.

"Os dias de impacto limitado da TI nos negócios terminaram há muito tempo, substituídos pela era moderna de dependência quase total em tecnologia e na incrivelmente complexa infraestrutura que ela traz. Os profissionais de TI possuem diversos recursos -- como blogs ou a comunidade de profissionais de TI thwack -- para aprofundar seu conhecimento e entendimento das tecnologias empresariais em evolução, participando cada vez mais do processo de determinação de iniciativas chave de negócios", disse Suaad Sait, vice-presidente executivo de produtos e mercados da SolarWinds. "Esta pesquisa mostra como os profissionais brasileiros de TI consideram computação em nuvem, virtualização e mobilidade as iniciativas mais críticas em TI, e é óbvio que eles têm a oportunidade de expressar essa opinião para seus chefes."

Conduzida em novembro de 2013, a pesquisa foi respondida por 100 profissionais práticos, gerentes e diretores do setor de TI de empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte, públicas e privadas.

Resultados da pesquisa:

À medida que a TI se transforma e uma definição de "Nova TI" evolui, os profissionais brasileiros de TI voltam-se cada vez mais para a interseção da TI com a estratégia comercial, participando, em números crescentes, da tomada de decisões empresariais.

  • Mais de 30 por cento de todos os profissionais de TI definem o ambiente da "Nova TI" como uma parceria mais ampla e um melhor relacionamento com a empresa.
  • A totalidade dos entrevistados declarou ter oportunidade para fornecer a orientação e os conhecimentos especializados necessários para ajudar as empresas a tomar decisões estratégicas de negócios bem fundamentadas em relação a tecnologias emergentes. Eles expressaram ainda confiança no compartilhamento de conhecimentos e opiniões: Quase a metade declarou ter total confiança em se manifestar, e 41 por cento declarou ter alguma confiança.
  • Para se sentirem mais habilitados a oferecer sugestões à empresa, quase 60 por cento dos participantes da pesquisa disseram precisar de mais treinamento nas suas áreas de responsabilidade e a metade afirmou precisar de um entendimento do negócio.

Atualmente, a computação em nuvem é a maior prioridade tecnológica entre os profissionais de TI no Brasil. Eles afirmam que a computação em nuvem é o fator de maior impacto nas empresas nos últimos anos e espera-se que continue a ser uma prioridade no futuro.

  • Um terço dos profissionais de TI afirmaram que a computação em nuvem é o avanço tecnológico de maior impacto nos negócios nos últimos três a cinco anos, seguida por virtualização de processamento (24 por cento) e mobilidade (17 por cento).
  • Das equipes de TI do Brasil, 72 por cento gerencia a computação em nuvem internamente e outras 11 por cento usam um provedor de serviço gerenciado.
  • Trinta e cinco por cento dos profissionais de TI listaram a computação em nuvem como a tecnologia chave na qual uma empresa deve investir para permanecer competitiva nos próximos três a cinco anos, seguida por mobilidade (23 por cento) e técnicas de análises de dados (12 por cento).
  • Dois terços dos profissionais de TI em geral disseram que o gerenciamento de software como serviço (SaaS) deverá ser a habilidade mais exigida para o sucesso de uma empresa nos próximos três a cinco anos. Contudo, as opiniões sobre a importância dessa habilidade variam de acordo com o tamanho da empresa: 78 por cento dos profissionais de TI em grandes empresas priorizam o gerenciamento de SaaS, comparados a 52 por cento dos profissionais de TI em pequenas empresas.
  • Mais da metade dos profissionais de TI espera automatizar o gerenciamento da computação em nuvem nos próximos três a cinco anos.

*A pesquisa foi realizada entre 12 e -18 de 2013, produzindo 100 respostas provenientes de profissionais práticos, gerentes e diretores do setor de TI em empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte, públicas e privadas.

Recursos adicionais
Publicação do blog: NOVA PESQUISA DE TI: PROFISSIONAIS DE TI DE TODO O MUNDO GLOBAL IT PROS EM SINTONIAS SEMELHANTES...
SlideShare: Nova pesquisa de TI: Brasil

Entre em contato com a SolarWinds
thwack
Twitter
Facebook
LinkedIn

Sobre a SolarWinds
A SolarWinds (NYSE: SWI) fornece softwares poderosos e acessíveis de gerenciamento de TI para clientes em todo o mundo, desde empresas da Fortune 500 até pequenas empresas. Temos uma abordagem única em todas as nossas áreas de mercado. Nós nos concentramos exclusivamente em profissionais de TI e nos esforçamos para eliminar a complexidade que eles foram forçados a aceitar dos fornecedores tradicionais de software empresarial. A SolarWinds cumpre este compromisso com uma simplicidade inesperada, em produtos que são fáceis de encontrar, comprar, usar e manter, oferecendo ainda o recurso de resolver qualquer problema de gerenciamento de TI em qualquer escala. Nossas soluções têm como base a profunda ligação que possuímos com nossa base de usuários, que interage na nossa comunidade on-line, thwack, para solucionar problemas, compartilhar tecnologia e práticas recomendadas, e participar diretamente no processo de desenvolvimento de nossos produtos. Saiba mais hoje mesmo no endereço http://www.solarwinds.com.br/intl/home/.

SolarWinds, SolarWinds.com e thwack são marcas comerciais registradas da SolarWinds. Todos os outros nomes de empresas e produtos mencionados aqui são usados somente para fins de identificação e podem ser marcas comerciais ou marcas comerciais registradas de suas respectivas empresas.

Contact Information