SOURCE: Petrominerales Ltd.

Petrominerales Ltd.

December 20, 2012 15:23 ET

Petrominerales adquire 75 por cento da empresa brasileira Alvopetro S.A.

CALGARY, ALBERTA--(Marketwire - Dec 20, 2012) - A Petrominerales (TSX: PMG)(BVC: PMGC) tem o prazer de anunciar o fechamento de um acordo com a Fortress Energy Inc. no qual a Petrominerales adquiriu 75 por cento da Alvopetro S.A. Extração de Petróleo e Gás Natural, uma empresa operacional brasileira Classe C proprietária de licenças de três campos marginais e sete contratos de exploração que abrangem 40.000 acres na Bacia do Recôncavo, na costa do Brasil (os "ativos brasileiros").

Os benefícios da aquisição dos ativos brasileiros são:


--  10 blocos em mais de 40.000 acres; 
--  Grande recurso não convencional com Petróleo In Situ 
    Não Descoberto ("UPIIP") de mais de 1 bilhão de barris; 
--  Potencial de mais de 100 locais de desenvolvimento; 
--  60 barris de equivalente de petróleo por dia e reservas 
    provadas e prováveis de mais de 400.000 barris; 
--  Regime fiscal atraente; 
--  Proximidade com a infraestrutura existente; e 
--  Complementa o nosso portfólio de exploração de alto 
    impacto existente. 

A Petrominerales adquiriu 75 por cento dos ativos brasileiros mencionados abaixo por um total de US$36,9 milhões.


----------------------------------------------------------------------------
Bloco/Campo     Tamanho (km2/acres)                              Compromisso
----------------------------------------------------------------------------
                                       1 poço de exploração em cada bloco em
131(1)            20.3/5,016                                           2014.
------------------------------------                                        
132(1)            25.5/6,301                                              
------------------------------------                                        
144(1)            19.6/4,843                                              
------------------------------------                                        
157(1)            18.9/4,670                                              
----------------------------------------------------------------------------
182(1)            21.2/5,239               Fase dos compromissos concluídos.
------------------------------------                                        
196(1)            23.9/5,906                                              
----------------------------------------------------------------------------
197(1)            29.7/7,339                   1 poço de exploração em 2013.
----------------------------------------------------------------------------
                                                Sem compromisso; pretendemos
                               perfurar no mínimo um poço de desenvolvimento
Bom Lugar(2)      9.1/2,238                                         em 2014.
----------------------------------------------------------------------------
Jiribatuba(2)     2.3/563                                   Sem compromisso.
----------------------------------------------------------------------------
Aracaju(2)        5.7/1,418                                 Sem compromisso.
----------------------------------------------------------------------------
                                     Mínimo dois poços de exploração em 2013
TOTAL             176.2/43,533              e 4 poços de exploração em 2014.
----------------------------------------------------------------------------
(1) Total de royalties a pagar 13.225%.                                        
(2) Total de royalties a pagar 5.5%.                                           

Bacia de Recôncavo

A Bacia de Recôncavo tem 10.200 km quadrados na costa a 85 km ao norte da cidade de Salvador no nordeste brasileiro. A primeira produção de petróleo no Brasil foi nesta bacia em 1939. Desde então, mais de 6.000 poços foram perfurados na bacia, com um total de mais de 1,5 bilhões de barris de petróleo leve em 86 campos. A produção diária atual é de mais de 60.000 barris de equivalente de petróleo leve, com a maioria da produção da bacia oriunda dos reservatórios Sergi, Água Grande e Candeias localizados entre 315 m e 1975 m de profundidade nesta área. A bacia tem uma rede de infraestrutura bem desenvolvida e uma indústria de serviços ativa.

Potencial Compacto de Petróleo

O nosso principal objetivo é o membro Gomo da Formação de Candeias, que é a rocha de fonte madura e contém também o areal do reservatório prospectivo. Gomo contém a principal rocha fonte da Bacia de Recôncavo e também as principais unidades dos reservatórios. Nos nossos blocos, Gomo está saturado de petróleo e é encontrado entre 2.500 e 3.200 metros de profundidade. 24 poços perfurados por outras operadoras contêm areias grossas, compactas com petróleo. O net pay de Gomo nestes blocos varia de 10 a 200 metros, com uma média de 44 metros com porosidades variando de 9 a 15 por cento e permeabilidade de 0,1 a 4 mili-Darcy. A qualidade do petróleo varia de 34 a 38 graus API.

De acordo com os dados sísmicos existentes e controle de poço, inicialmente estimamos que uma parte do terreno contém mais de 1 bilhão de barris de UPIIP em Gomo. A nossa estimativa UPIIP é baseada em um corte de porosidade de 10 por cento, espessura net pay média de 48 metros e uma saturação de água de 25 por cento. Nesta parte do terreno e com sucesso, estimamos um estoque de poços verticais de 100 a 200 locais com a oportunidade de otimizar o desenvolvimento com os poços horizontais.

O nosso objetivo inicial é demonstrar a capacidade comercial do areal de Gomo com tecnologias de estímulo de fratura multi-etapas. Em 2013, esperamos perfurar pelo menos dois poços e poder executar um programa de desenvolvimento de escala maior a partir de 2014.

Campos de Produção

A aquisição dos ativos brasileiros inclui três campos produtores de petróleo com produção atual de 60 barris de petróleo leve por dia e 427.106 barris de reservas provadas e prováveis até 29 de fevereiro de 2012, de acordo com um relatório de reservas independente. As reservas atualmente estão atribuídas apenas à formação de Caruacu. Identificamos até três locais adicionais no Membro Gomo e dois locais de desenvolvimento em Caruacu definidos pela sísmica. Também vemos potencial nas zonas de Sergi e Água Grande.

Previsão

Estamos empolgados com a nossa entrada no Brasil com esta grande oportunidade de recursos. Esperamos implantar um programa de capital ativo no Brasil com a criação de uma nova plataforma que complemente o nosso portfólio de oportunidades de exploração de alto impacto na Colômbia e no Peru. Queremos implementar um programa de desenvolvimento de vários poços de grande escala, repetível e de baixo risco no Brasil a partir do início de 2014.

Para mais detalhes sobre a aquisição, veja a nossa apresentação sobre o Brasil no website http://www.petrominerales.com/investor-information/presentations-webcasts#presentations.

A Petrominerales Ltd. é uma empresa internacional de petróleo e gás que opera na América Latina desde 2002. Hoje, a Petrominerales é uma das empresas de exploração mais ativa e uma das maiores produtoras de petróleo da Colômbia. A nossa base de terras de alta qualidade e nosso estoque de oportunidades de exploração de vários anos na Colômbia, Peru e Brasil proporcionam um potencial de crescimento a longo prazo.

Declarações de Previsão e de Cautela Certas informações deste press release são consideradas declarações de previsão. Mais especificamente, este press release contém declarações de previsão sobre as atividades futuras de exploração e desenvolvimento da Empresa. As declarações de previsão são baseadas em certas expectativas e suposições, incluindo as expectativas e suposições quanto à disponibilidade de capital, o sucesso das atividades futuras de perfuração e de desenvolvimento, o teste e a performance de novos poços, os preços das commodities e as condições econômicas, disponibilidade de mão de obra e serviços, a capacidade de transporte e comercialização da nossa produção, ocasião da conclusão dos projetos de infraestrutura e de transporte, condições meteorológicas e locais de perfuração. O leitor deve ficar avisado que as suposições usadas no preparo de tais informações, embora todo cuidado seja tomado durante o seu preparo, podem estar incorretas. Os resultados reais alcançados durante o período de previsão podem ser diferentes dos resultados aqui previstos devido a diversos riscos e incertezas conhecidos e desconhecidos e outros fatores. A discussão sobre tais riscos e incertezas constam dos documentos de papéis negociáveis da empresa arquivados no Canadá. Tais fatores incluem mas não estão limitados a: condições econômicas, de mercado e dos negócios em geral; flutuação dos preços do petróleo; os resultados e a performance das atividades de perfurações de exploração e desenvolvimento, reinício e afins; ocasião e disponibilidade da plataforma; disponibilidade da capacidade de transporte e de descarga, resultado das negociações do contrato de exploração, flutuação das taxas de câmbio; incerteza das estimativas de reservas; mudanças dos regulamentos do meio-ambiente e outros; riscos associados com as operações de petróleo e de gás; impacto do clima nas operações e outros fatores, muitos dos quais fora do controle da Petrominerales. A Petrominerales não garante que os resultados reais alcançados durante o período de previsão sejam iguais em todo ou em parte iguais aos previstos; e a Petrominerales não garante que os resultados dos testes de qualquer poço de exploração ou de desenvolvimento sejam indicadores de performance a longo prazo ou de recuperação final. Exceto quando exigido pela lei aplicável dos papéis negociáveis, a Petrominerales não é obrigada a atualizar nem revisar quaisquer declarações de previsão feitos aqui ou em outro lugar, seja por ocorrência de nova informação, eventos futuros ou outros.

Undiscovered Petroleum Initially-In-Place ("UPIIP") (Petróleo In Situ Não Descoberto) UPIIP é uma estimativa de petróleo em uma determinada data, em acumulações prováveis ainda não descoberta. A parte recuperável do UPIIP é indicada como recursos prospectivos, com o restante não recuperável. Os recursos não descobertos apresentam risco. Não há certeza de que nenhuma parte destes recursos seja descoberta. Mesmo com a descoberta, não há garantia de que a produção de qualquer parte dos recursos seja comercialmente viável. Um projeto de recuperação não pode ser definido com base no volume de UPIIP atual.

Contact Information



  • Contatos:
    Petrominerales Ltd.
    Corey C. Ruttan
    Presidente e CEO
    403.705.8850 ou 011.571.629.2701

    Petrominerales Ltd.
    Jack F. Scott
    COO
    403.705.8850 ou 011.571.629.2701

    Petrominerales Ltd.
    Kelly D. Sledz
    CFO
    403.705.8850 ou 011.571.629.2701
    ir@petrominerales.com
    www.petrominerales.com