SOURCE: Pinnacle Biologics, Inc.

Pinnacle Biologics, Inc.

March 29, 2011 16:25 ET

Pinnacle Biologics compra PHOTOFRIN® e PHOTOBARR®, novas terapias fotodinâmicas para o tratamento de diversos tipos de câncer

BANNOCKBURN, IL--(Marketwire - March 29, 2011) - A Pinnacle Biologics, Inc., uma empresa biofarmacêutica privada especializada, anunciou hoje a compra da PHOTOFRIN(R) e da PHOTOBARR(R) da Axcan Pharma, Inc. Os termos financeiros não foram divulgados.

Uma nova técnica terapêutica, a PHOTOFRIN(R) é aprovada para tratamentos de non-small cell lung cancer (NSCLC - Carcinoma de Pulmão de Não-Pequenas Células) e câncer de esôfago. O produto está disponível nos EUA, Canadá, vários principais países da Europa e Japão, bem como em vários mercados da América Latina e do Sudeste da Ásia. Outras indicações aprovadas para a PHOTOFRIN(R) na América do Norte são high grade dysplasia (HGD - Displasia Grave) do Barrett's esophagus (BE - Esôfago de Barrett) e câncer papilar de bexiga no Canadá e Argentina.

A PHOTOBARR(R) é aprovada apenas na União Europeia com o status de medicamento órfão de HGD para BE.

"Estamos muito empolgados com esta importante aquisição e tecnologia única", disse Guillermo Herrera, Chairman Executivo da Pinnacle Biologics. "Atualmente, as duas principais indicações para a photodynamic therapy (PDT - Terapia Fotodinâmica) são NSCLC e câncer de esôfago. A Pinnacle dedica-se ao desenvolvimento destes produtos em outras indicações onde os dados clínicos preliminares indiquem uma eficácia superior e excelentes índices de sobrevivência comparados com as atuais opções terapêuticas. Existem várias áreas carentes sem o atendimento das necessidades médicas. Nestas áreas, a PDT tem o potencial de ser um tratamento padrão. A Pinnacle dedica-se ao desenvolvimento e à comercialização de ativos em todo o mundo".

De acordo com o Dr. Patrick Ross, MD, PhD, Professor de Cirurgia e Dirigente da Divisão de Cirurgia Torácica da Ohio State University Medical Center, a "PDT é usada na gestão de vários tipos de problemas clínicos. Apesar de ser criada inicialmente como uma ferramenta paliativa na gestão de estágios finais de carcinomas de esôfago ou broncogênicos, ela surgiu como uma modalidade de tratamento eficaz de estágios iniciais e avançados de tumores endoluminais, a PDT foi incorporada em todos os aspectos da nossa prática, incluindo terapia paliativa e de indução, e intervenção definitiva de câncer de estágios iniciais do trato aerodigestivo. Estamos contentes com a nossa experiência e empolgados com o futuro que a terapia fotodinâmica terá nas opções terapêuticas para os pacientes com câncer". *

Os produtos são ativados pela luz de laser. Esta combinação das terapias PHOTOFRIN(R)/ PHOTOBARR(R) e o laser é conhecida como terapia fotodinâmica. Quando injetada, as PHOTOFRIN(R)/ PHOTOBARR(R) são atraídas e permanecem em certos tecidos, principalmente nas células cancerígenas. Além de matar diretamente as células cancerígenas, a PDT aparenta danificar os vasos sanguíneos dos tumores causando o seu encolhimento e pode ativar o sistema imunológico para promover uma resposta sistêmica às células cancerígenas. O laser usa a luz vermelha para ativar o medicamento, a destruição do tumor é feita pela reação bioquímica e não pelo calor, para um mínimo de danos aos tecidos saudáveis.

Para mais informação sobre a PHOTOFRIN(R), consulte a informação completa de prescrição no www.photofrin.com.

Carcinoma de Pulmão de Não-Pequenas Células(1)

O carcinoma de pulmão é a principal causa de morte em homens e mulheres. São mais de 200.000 pacientes com câncer de pulmão a cada ano. O NSCLC é o tipo de câncer de pulmão mais comum. Ele normalmente cresce e se espalha mais vagarosamente do que o carcinoma de pulmão de células pequenas.

Existem vários tipos de NSCLC, incluindo o adenocarcinoma e o carcinoma epidermóide. Todos podem ser tratados com PDT em qualquer estágio.

Câncer de Esôfago(2)

O esophageal cancer (EC - Câncer de Esôfago) forma-se nos tecidos que revestem o esôfago (o tubo muscular através do qual o alimento é levado da boca ao estômago). São dois tipos de EC: carcinoma epidermóide e adenocarcinoma. Os dois tipos de câncer podem ser tratados com PDT.

É difícil determinar as causas específicas do EC. As pessoas com certos fatores de risco são mais propensas a desenvolver câncer de esôfago. Estes fatores de risco são idade de 65 anos ou mais, sexo masculino, fumante e alto consumo de álcool. Em 2010, foram aproximadamente 16.600 novos casos de EC e 14.500 mortes nos EUA.

Referências:

1. National Center for Biotechnology Information -- PubMed Web Site http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0004462

2. National Cancer Institute -- Web Site http://www.cancer.gov/cancertopics/types/esophageal

Pinnacle Biologics, Inc.

A Pinnacle Biologics é especializada na revitalização das terapias de cuidado da saúde para atender seu verdadeiro potencial e maximizar os resultados do paciente. Isto é realizado com licenciamentos e aquisição de medicamentos e dispositivos médicos especializados. Nossa abordagem inovadora da análise de oportunidades, desenvolvimento de negócios, gestão de ciclo de vida, expertise regulamentar e acionamento de distribuição leva cada produto ao nível mais alto do seu potencial para o benefício máximo do paciente.

* (INFORMAÇÃO: Este press release foi financiado pela Pinnacle Biologics, Inc. O Dr. Patrick Ross não tem relacionamento financeiro com a Pinnacle Biologics. O Dr. Ross foi consultor pago da Axcan Pharma, Inc. em nome da PHOTOFRIN(R) no passado).

Contact Information