SOURCE: Britecorp Ltd.

August 28, 2007 03:00 ET

Possibilidade de Onda Inflacionária nos Preços dos Alimentos

LONDON--(Marketwire - August 28, 2007) - Uma somatória da queda no abastecimento com o aumento da demanda pela produção de gêneros alimentícios básicos deve acarretar graves pressões inflacionárias aos bancos centrais ainda este ano.

De acordo com Brian Turner, editor executivo do Finance Markets, um site inglês de notícias sobre finanças pessoais (http://www.financemarkets.co.uk), editado pela Britecorp Ltd. (http://www.britecorp.co.uk/), o resultado deve será o de um aumento perigoso na inflação referente ao segundo semestre e que ameaça os gastos dos consumidores previstos para o Natal.

O clima intenso em todo o mundo já reduziu as estimativas de colheita dos principais produtores de alimentos do mundo entre 10 e 20%. As enchentes na região oeste da Europa e na Ásia já destruíram fiadas de plantações de vegetais; na Austrália, no Canadá e na região do Cáucaso, elas acarretaram reduções drásticas nas estimativas de colheita de grãos.

A demanda mundial pela produção de alimentos básicos também cresceu vertiginosamente, especialmente na Índia e na China, onde as explosões econômicas geraram estilos de vida e hábitos alimentares semelhantes aos do Ocidente. A demanda também fez com que o preço do trigo atingisse altas recordes na semana passada.

Brian Turner diz: "a somatória da queda do abastecimento com a crescente demanda significa o aumento inevitável dos preços dos alimentos. Como eles formam a base do IPC no Reino Unido na avaliação da inflação, estamos certos de que isso irá favorecer pressões inflacionárias. Além disso, preços mais elevados de gêneros alimentícios só podem acarretar menos despesas dos consumidores com presentes ou outros itens supérfluos na época do Natal. "

"Com a Grã-Bretanha já enfrentando níveis recordes de dívidas, além de um mercado de empréstimos em queda mundial, não há mais espaço na economia para ajudar a apoiar os gastos dos clientes. Com varejistas de todo o mundo passando por quedas fortes nos lucros, há pouco espaço dadas as condições econômicas para incentivar a compra por meio de grandes descontos, como ocorreu no Natal passado."

Brian Turner acrescenta: "Não se trata de um problema que afetará apenas o Reino Unido. Os preços dos gêneros alimentícios em todo o mundo exercerão uma influência mundial nas economias nacionais. Como muitas delas sofrem com os mesmos problemas do Reino Unido, de dívidas e aumento na taxa de juros, a curto e a longo prazos, esperamos que haja pressões inflacionárias afetando os Estados Unidos e as demais economias mais importantes. "

"O maior perigo é que o que vemos agora não é uma incidência temporária, mas uma nova tendência econômica geral do fim da era de alimentos baratos."

Referências:

Food prices on the rise and rise: http://news.bbc.co.uk/1/hi/uk/6909469.stm

Wheat prices reach record level: http://www.investmentmarkets.co.uk/20070824-683.html

Postagem no blog do FM: http://www.financemarkets.co.uk/2007/07/31/farm-floods-to-fuel-uk-inflation/

Contact Information



  • Contato:
    Brian Turner
    Britecorp Ltd.
    +44 1667 455512