SOURCE: The Institute of Internal Auditors

The Institute of Internal Auditors

March 15, 2011 09:00 ET

Primeiro estudo para melhoria da prática de auditoria interna global

LAS VEGAS, NV--(Marketwire - March 15, 2011) - Para atender as necessidades dos interessados, os auditores internos devem se concentrar na gestão de risco, processos de governança e aprimorar a tecnologia de auditoria. Eis alguns dos resultados da pesquisa do The Institute of Internal Auditors Research Foundation (IIARF - Instituto da Fundação de Pesquisa de Auditores Internos) intitulada 2010 Global Internal Audit Survey (Pesquisa Global de Auditoria Interna de 2010), divulgada hoje na The IIA's General Audit Management Conference (Conferência Gestão de Auditoria Geral do IIA) em Las Vegas, EUA. O estudo, um componente do estudo Common Body of Knowledge (CBOK - Base Comum de Conhecimento) do IIARF, analisou as respostas de 13.582 profissionais em 22 idiomas e mais de 107 países. É o estudo global mais abrangente já realizado sobre a prática de auditoria interna.

"Este estudo viabilizou a documentação das mudanças e tendências passadas e atuais da prática de auditoria interna e a investigação de possíveis mudanças futuras e proporciona para os auditores internos ideias e informação sobre as melhores práticas", disse Yass AlKafaji, professor associado de contabilidade da American University of Sharjah dos Emirados Árabes Unidos. "Os auditores internos precisam se concentrar na gestão de risco e nos processos de governança que devem ser os pontos focais da profissão dos auditores internos".

De acordo com a pesquisa, 80 porcento dos entrevistados estão prevendo um aumento das atividades de gestão de risco e 23 porcento estão prevendo mais análises de governança corporativa nos próximos cinco anos. O estudo também revelou que aproximadamente metade das organizações participantes esperam recrutar mais pessoas durante os próximos cinco anos, e duas das habilidades mais procuradas são: (1) entendimento dos negócios, e (2) conhecimento das técnicas de risco e de avaliação de controle. E mais, os pesquisadores identificaram uma necessidade crescente de treinamento especializado em coleta a análise de dados, pesquisa operacional e novas ferramentas e tecnologias de auditoria.

"Estes dados proporcionam uma demonstração empírica que as organizações estão reconhecendo o impacto perigoso da governança corporativa inadequada e os riscos substanciais para a eficácia da função de gestão de risco", disse Richard Chambers, CIA, CGAP, CCSA, presidente global e CEO do The Institute of Internal Auditors. "Os auditores internos estão reconhecendo estes riscos e alinhando sua cobertura em resposta às expectativas mudadas dos interessados".

Os cinco relatórios de análise da pesquisa oferece uma informação tangível para ajudar os chief audit executives (CAEs - auditores executivos) a tomar decisões e planejar iniciativas futuras. Os primeiro quatro relatórios examinam:

O quinto relatório, Imperatives for Change: The IIA's Global Internal Audit Survey in Action (Mudanças obrigatórias: a Pesquisa Global de Auditoria Interna o IIA em ação), contém as conclusões e observações em geral da Pesquisa Global de Auditoria Interna, 10 itens de ação detalhados para ajudar os CAEs a abordar as obrigatoriedades futuras, e um resumo da pesquisa dos interessados em auditoria interna nos EUA. Principais obrigatoriedades:

1. Focar melhor na gestão de risco e na governança.
2. Desenvolver uma visão estratégica para auditoria interna.
3. Monitorar e relatar o valor da auditoria interna.
4. Fortalecer as comunicações e relacionamentos do comitê da auditoria.
5. Encarar a conformidade com os Standards do IIA como obrigatória, e não opcional.

O IIA e a IIA Research Foundation
Comemorando seu aniversário de 70 anos, o IIA foi fundado em 1941. Com 170.000 associados em 165 países, o Institute of Internal Auditors (IIA - Instituto de Auditores Internos) é uma associação profissional internacional cuja sede global está localizada em Altamonte Springs, Flórida, EUA. O IIARF foi fundado em 1976 pelo IIA. O IIARF amplia o conhecimento e o entendimento da auditoria interna com o fornecimento de pesquisa relevante e produtos educacionais para o avanço da profissão em todo o mundo.

Contact Information