SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

October 14, 2015 19:31 ET

Programa de Certificação de Aeronaves Bombardier C Series Aircraft Certification Program mais de 90 por cento concluído

- Aeronave atinge estágio final dos testes

- Primeira produção da aeronave CS100 dá início aos testes de funções e confiabilidade

- Aceleração da produção, inclusive da primeira aeronave da operadora estreante, a SWISS

MONTREAL, QUEBEC--(Marketwired - Oct 14, 2015) - A Bombardier anunciou hoje que realizou mais de 90 por cento dos testes de certificação da CS100 e entrou no estágio final dos testes de voos com algumas semanas de testes de função e confiabilidade. A Bombardier também confirmou que acelerou a produção, inclusive da primeira aeronave da operadora estreante, a SWISS.

“Estamos muito contentes de alcançar o estágio final da certificação. Após o abrangente teste de voo, estamos confirmando que a aeronave CS100 está pronta para entrar em operação na SWISS”, disse Fred Cromer, Presidente, Bombardier Commercial Aircraft. “Graças à dedicação e duro trabalho de muitas pessoas de todo o mundo durante muitos anos, temos o orgulho de anunciar que entramos na última fase dos testes de voos e que devemos obter o certificado no final de 2015”.

“A tremenda disciplina e trabalho dos nossos funcionários, fornecedores e clientes serão mostrados nas próximas semanas com a aeronave CS100 entrando em operação em voos programados de empresa aérea comercial nos principais aeroportos da América do Norte. O teste de função e confiabilidade inclui a performance em campo de pouso, aterrisagens e trânsito em aeroportos, e operações em terra - para preparar a aeronave CS100 para entrar em operação na SWISS no primeiro semestre de 2016”, disse Rob Dewar, Vice-Presidente, C Series Aircraft Program, Bombardier Commercial Aircraft.

“Os voos de teste de função e confiabilidade serão realizados com procedimentos típicos de rotas e operações de voos em 15 aeroportos do Canadá e 20 dos Estados Unidos”, disse o Sr. Dewar.

No mês passado, a Bombardier anunciou que concluiu todos os testes de ruído e os dados preliminares confirmam que ela é o jato comercial mais silencioso da sua categoria em produção. O ruído da aeronave e sua excelente capacidade em campo curto são ideais para diversos tipos de operações. No início deste ano a Bombardier divulgou que autonomia de voo máxima da aeronave C Series foi confirmada em 3.300 NM (6.112 km), 350 NM (648 km) a mais do que o previsto originalmente. A aeronave está tendo uma economia de queima de combustível de mais de 20 por cento quando comparada com a aeronave em produção, e de mais de 10 por cento quando comparada com aeronaves redesenhadas. Isto significa que a aeronave C Series poderia reduzir a emissão de carbono da operada em até 6.000 toneladas por ano. A C Series também emitirá 50 menos emissão NOX que os padrões de emissão CAEP 6(i) NOX.

A Bombardier avalia o impacto ambiental das suas aeronaves durante o seu ciclo de vida. Baseado no seu design, manufatura, operações e nível de reciclagem, a aeronave C Series receberá uma Environmental Product Declaration (EPD - Declaração de Produto Ambiental) ao entrar em serviço - a primeira vez que isso acontece na indústria.

Aeronave C Series

A família de aeronaves C Series representa a fusão da performance com a tecnologia, tem um design 100 por cento novo que oferece para a operadores uma economia potencial de US$7,5 a 12 milhões por aeronave. A aeronave está tendo uma economia de queima de combustível de mais de 20 por cento quando comparada com a aeronave em produção, e de mais de 10 por cento quando comparada com aeronaves redesenhadas futuras.

Além de oferecer os melhores fatores econômicos da sua categoria na aeronave C Series, a Bombardier se concentrou bastante no design da cabine para garantir uma experiência excelente para o passageiro. Os assentos, compartimentos para bagagem e janelas mais amplas da aeronave C Series proporcionam uma sensação de viagem em um avião de fuselagem larga para um conforto incomparável para o passageiro.

As aeronaves CS100 e CS300 compartilham mais de 95 por cento das peças, bem como o mesmo tipo de classificação. O motor Pratt & Whitney PurePower(R) PW1500G revolucionário, combinado com a aerodinâmica avançada proporcionam uma queima menor de combustível, ruído e emissões, aumentando a compatibilidade ambiental e social da aeronave.

Concentrada no segmento de mercado de 100 a 150 assentos, Bombardier projetou a aeronave C Series para oferecer uma vantagem econômica sem paralelo para as operadoras e criar novas oportunidades para operações de aeronaves com corredor único.

A Bombardier já recebeu encomendas e compromissos de 603 aeronaves C Series, incluindo pedidos firmes de 243 aeronaves.

Bombardier

A Bombardier é a principal fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability North America. No exercício fiscal encerrados em 31 de dezembro de 2014, apresentamos uma receita de $ 20,1 bilhões. Para notícias e informação, visite bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os Editores

Imagens da aeronave C Series estão postadas neste press release em www.bombardier.com.

Para mais informação sobre a aeronave C Series, visite http://news.commercialaircraft.bombardier.com.

Siga @BBD_Aircraft no Twitter para receber as mais recentes notícias da Bombardier Commercial Aircraft.

Para receber nossos press releases, visite a seção RSS Feed do website da Bombardier.

(i) Comitê de Proteção Ambiental da Aviação

Bombardier, CS100, CS300, CSeries e The Evolution of Mobility são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information