Programa de Parceria Público-Privada da Internet Futura adota especificação OMA API

FI-WARE incorpora a Interface de Serviços da Próxima Geração da Open Mobile Alliance


SAN DIEGO, CA--(Marketwire - Dec 6, 2012) - O Programa Public Private Partnership (PPP - Parceria Público-Privada) de Internet Futura e a Open Mobile Alliance (OMA) anunciaram hoje que o Habilitador OMA Next Generation Services Interface (NGSI) foi adotado no Projeto FI-WARE do Programa PPP. O FI-WARE facilita o desenvolvimento de aplicações Future Internet (FI - Internet Futura) para diversos setores da indústria através de uma infraestrutura nova de serviços, baseada nos elementos chamados Generic Enablers (GE - Habilitadores Genéricos), que oferecem funções reusáveis e frequentemente compartilhadas. Diversos participantes do setor, como NEC, Orange, Telecom Italia e Telefónica participam do Projeto FI-WARE.

"A OMA está muito contente com a adoção do NGSI por parte da FI-WARE, que destaca ainda mais o sucesso e o alcance crescente dos habilitadores de serviços OMA sendo implementados no mercado", disse Mark Cataldo, Chairman do Conselho da OMA.

A OMA NGSI faz parte do Programa OMA API, uma atividade voltada para a padronização de interfaces para expor as capacidades do dispositivo e recursos de rede para qualquer comunidade de desenvolvedores de forma aberta, programável e segura. Com a aprovação e lançamento da sua versão final para o público em maio de 2012, a OMA NGSI se concentra na criação de um conjunto de APIs abertos para habilitar a próxima geração de serviços desenvolvidos e usados em áreas de aprimoramento da qualidade da vida dos indivíduos, habilitação de inovação da prática dos negócios para empresas, e benefício da segurança pública e serviços médicos para a sociedade.

"Escolhemos a OMA NGSI como um padrão de domínio inter-industrial e de aplicações cruzadas que abrangem todas as necessidades para uma comunicações eficiente e desconstruída entre diferentes atores e componentes de FI", disse Boris Moltchanov, Co-coordenador de Dados e do Capítulo de Contexto da FI-WARE. "Isto é muito importante para o setor de ICT que esta construindo uma plataforma FI aberta e padrão compatível com uma ampla faixa de serviços em todo o mundo".

Os modelos de dados e API definidos no Habilitador OMA NGSI foram adotados e fornecidos com a vinculação RESTful no Projeto FI-WARE. A equipe dedicada de NGSI da FI-WARE identificou melhorias específicas e evoluções potenciais da NGSI que foram fornecidas para a OMA para melhorar a especificação OMA NGSI e alinhá-la com as necessidades da indústria e casos e cenários de uso da Internet Futura.

"Estou muito contente em ver que o programa OMA API está atraindo a atenção e sendo usado pela FI-WARE e por toda a indústria", disse Francesco Vadalà, Dirigente do Plenário Técnico da OMA. "O Plenário Técnico da OMA aprecia o feedback e as propostas de aprimoramento do nosso programa API vindos das implementações reais".

Propostas e fortemente apoiadas pela NEC, Orange, Telecom Italia e Telefónica, as especificações NGSI da FI-WARE usam muitas das funções OMA NGSI, incluindo:

  • Implementações de Especificações e Referências Abertas GE de Publicação/Assinatura FI-WARE fornecidas pela Telecom Italia e pela Telefónica
  • A Implementação de Referência IoT-Broker fornecida pela NEC
  • A Implementação de Referência GE de Manuseio de Dados fornecida pela Orange

A NGSI pode ser usada em diferentes níveis de granularidade, permitindo o padrão de assinatura por publicação em diferentes níveis de software FI-WARE para a manutenção da persistência e consistência do contexto.

As equipes de Projeto de Caso de Uso (UCP) estão testando as primeiras versões das GEs da Plataforma FI-WARE, disponíveis em plataforma de testes para o fornecimento de feedback antecipado sobre os resultados do projeto. A evolução da plataforma de testes FI-WARE para um Laboratório de Inovação Aberta FI-WARE, aberta para experimentos de terceiros, deve ocorrer em 2013.

"A evolução da plataforma de testes FI-WARE e o Laboratório de Inovação Aberta, juntamente com o sólido compromisso dos Parceiros FI-WARE em levar os resultados para o mercado, irão garantir a ampla adoção das tecnologias FI-WARE por parte das comunidades de desenvolvedores de todo o mundo", disse Juanjo Hierro, Arquiteto Principal e Gerente Técnico da FI-WARE. "Por isso, o uso e o impacto dos resultados da FI-WARE com a exposição da Interface de Serviços da Próxima Geração baseados na OMA são potencialmente muito grandes".

FI-WARE
A FI-WARE é a base do Programa Private Public Partnership (PPP) da Internet Futura lançado pela Comissão Europeia. O Projeto FI-WARE é apoiado por uma participação sólida e audaciosa dos grandes participantes do setor e tem por objetivo implementar a especificação e a referência de uma Plataforma central para o desenvolvimento de aplicações futuras na Internet. As versões preliminares das Especificações FI-WARE Abertas foram publicadas e são apoiadas por uma primeira implementação de referência da Plataforma FI-WARE. Para mais informação, visite http://www.fi-ware.eu/.

OMA
A Open Mobile Alliance (OMA) oferece aplicativos de especificações abertas para a criação de serviços interoperáveis que funcionam em todos os limites geográficos em qualquer rede. As especificações da OMA dão suporte a bilhões de terminais de redes fixas e celulares novas e existentes em vários tipos de redes móveis. Conduzidas para demanda global de serviços de dados móveis, as empresas associadas da Open Mobile Alliance apoiam a adoção de soluções aprimoradas de informação, comunicação e entretenimento. Para mais informação, visite www.openmobilealliance.org.

O nome e o logotipo da Open Mobile Alliance (OMA) são marcas comerciais registradas da Open Mobile Alliance Ltd. Outros nomes de produtos e empresas mencionados neste documento podem ser marcas comerciais ou nome comerciais de seus respectivos proprietários.

Informação de contacto:



Contato:
Elizabeth Rose
erose@omaorg.org