SOURCE: SCS Global Services

SCS Global Services

October 28, 2015 09:00 ET

Projeto de Floresta Comunitária MJUMITA validado e certificado pela SCS sob os Padrões de Comunidade e Biodiversidade Climática e o Padrão Certificado de Carbono

EMERYVILLE, CA--(Marketwired - Oct 28, 2015) - O principal verificador de offset de carbono florestal SCS Global Services (SCS) anunciou hoje que concluiu uma validação e verificação de terceiros do Projeto de Floresta Comunitária MJUMITA. Localizado em Lindi na Tanzânia, o projeto MJUMITA (Mtandao wa Jamii wa Usimamizi wa Misitu ou Rede de Floresta Comunitária da Tanzânia) emprega vastas estratégias de participação comunitária para proteger as florestas regionais.

Com o processo de validação e verificação, o SCS confirmou que a redução líquida de 1.350.000 toneladas equivalentes de dióxido de carbono (CO2e) ocorrerá dentro período de crédito de 30 anos. Para conquistar a validação e a verificação, o Projeto de Floresta Comunitária MJUMITA atendeu dezessete critérios específicos do Climate Community and Biodiversity Standards (CCBS - Padrões de Comunidade e Biodiversidade Climática), e demonstrou conformidade com o Verified Carbon Standard (VCS - Padrão Verificado de Carbono).

Ao atender e ultrapassar o critério CCBS, o MJUMITA atingiu o Nível de Ouro por proporcionar os benefícios excepcionais de biodiversidade, benefícios excepcionais comunitários e benefícios de adaptação de mudança climática. Além disso, o MJUMITA foi o primeiro projeto a ser validado e verificado na Terceira Edição do CCBS.

"O MJUMITA também tem adotado medidas excepcionais para auxiliar as comunidades e ecossistemas na adaptação ao impacto da mudança climática", disse o Dr. Robert J. Hrubes, Vice-Presidente Executivo da SCS. "Temos o prazer que este projeto atingiu o nível de Ouro no CCBS e está em conformidade com o VCS".

O valor de offset deste projeto será alcançado por meio da mitigação do desflorestamento não planejado. Aprimorado com o critério de Ouro do CCBS, o MJUMITA é um modelo de Redução de Emissão do projeto de Desflorestamento e Degradação de Floresta (REDD+). O SCS passou na validação e verificação do MJUMITA ao mesmo tempo durante uma vasta visita no local em agosto de 2014.

Dez cidadezinhas, representadas pelo MJUMITA como proponente do projeto, tiveram um papel ativo na gestão florestal. As terras na área do projeto já estão sendo supervisionadas pelos comitês de recursos naturais liderados pelas cidadezinhas, com mais de 41.924 hectares da floresta costeira e bosques designados para conservação.

A abordagem colaboradora empregada pelo pessoal do projeto iniciada com o buy-in comunitário, levou a um plano de gestão de terra resistente e adaptativo voltado para o sucesso de longo prazo. As atividades de conservação do projeto também protegem a área criticamente ameaçada de Rondo Bushbaby.

"O Projeto de Floresta Comunitária MJUMITA é um projeto programático pioneiro REDD+ que implementa o compartilhamento do rendimento para garantir a alocação equitativa dos benefícios do projeto", disse Theron Brown, Consultor Técnico do MJUMITA. "Além disso, o projeto tem estratégias incomparáveis para evitar o desflorestamento que está se expandindo além dos limites do projeto".

SCS Global Services: A SCS Global Services fornece liderança mundial em certificação, auditoria, testes e desenvolvimento de padrões de terceiros há três décadas. Após avaliar projetos REDD+ na Cambódia, Colômbia, Zimbábue, Quênia, Madagáscar, Brasil e Peru, a SCS adquiriu uma ampla expertise em avaliação de carbono floresta por meio de várias metodologias e padrões. O escopo do trabalho da SCS também inclui projetos de carbono nos setores de agricultura e industrial, bem como verificações de pegadas e neutralidade de carbono. A SCS é uma Corporação com Benefícios da Califórnia, demonstrando sua dedicação para com uma prática de negócios responsável social e ambiental. www.scsglobalservices.com

MJUMITA: O MJUMITA promove os processos de rede e de cooperação nas comunidades locais próximas às florestas naturais. Com o objetivo de melhorar a capacidade de interação substancial com a gestão e preservação das florestas naturais, e de aumentar a propriedade e utilização das terras e florestas, a missão do MJUMITA é oferecer conhecimento, criar capacidade e conectar as comunidades às redes locais. www.mjumita.org

Contact Information

Multimedia