SOURCE: IBM

May 05, 2005 12:54 ET

Projetos EXITE da IBM Inspiram as Garotas de Hoje em Dia a se Tornarem as Cientistas, Matemáticas e Engenheiras do Amanhã

Projetos com 48 Semanas de Duração Mostram às Garotas como a Tecnologia e a Inovação são Sociedades em Trasformação em Todo o Mundo

ARMONK, NY -- (MARKET WIRE) -- May 5, 2005 -- Países em desenvolvimento, assim como nações já estabelecidas, estão em busca de contribuições para a próxima geração de matemáticos, cientistas e engenheiros que formarão a sociedade. A IBM está incentivando garotas do ensino fundamental a tomarem os seus lugares entre esses futuros inovadores por meio de seus projetos EXITE -- Explorando Interesses em Tecnologia e Engenharia.

"Estudos mostram que as garotas mais jovens gostam de matemática tanto quanto os meninos, mas na oitava série, mais do que o dobro de garotos demostram interesse em seguir carreiras ligadas à ciência, engenharia e matemática", disse Janet Perna, gerente geral de Soluções em Gerenciamento da Informação do IBM Software Group. "Temos que fazer as meninas entenderem que uma carreira em tecnologia não precisa ser tediosa ou chata. É justamente o contrário. As carreiras relacionadas à tecnologia e à ciência oferecem a oportunidade de sermos criativos, de nos tornarmos líderes, de darmos um pouco em troca à nossa comunidade e de estabelecermos uma independência financeira."

Entre maio e outubro de 2005, mais de 1.500 garotas, de 11 a 13 anos, participarão de um dos 48 Projetos EXITE patrocinados pela IBM nos Estados Unidos, Canadá, América Latina e Ásia (Pacífico). As participantes dos programas EXITE com uma semana de duração estarão envolvidas em vários projetos relacionados à ciência e à engenharia que, dentre outras coisas, irão salientar o impacto que a tecnologia exerce na vida diária.

--  Em Manila, nas Filipinas, as participantes do EXITE aprenderão como plantar sem
    solo, usando a mais recente tecnologia controlada por computador durante uma visita a uma
    fazenda hidropônica.
    
--  No Rio de Janeiro, no Brasil, o Projeto Exit será realizado no
    Instituto Nacional de Ensino para Surdos, onde as garotas aprenderão
    habilidades tecnológicas simples, como o processamento de dados, e mais importante: descobrirão
    como a tecnologia é usada para evitar a surdez e ajudar os deficientes a se comunicarem
    com a família e os amigos.
    
--  Em Bangkok, na Tailândia, as participantes conhecerão os integrantes da Equipe
    de Ajuda da IBM, que tem trabalhado em conjunto com o governo e várias
    agências na recuperação dos danos causados pelo tsunami, para entenderem como a
    tecnologia da IBM está ajudando nos esforços de socorro e recuperação.
    
--  Em San Jose, na Califórnia, as garotas participarão das atividades em grupo, 
    como uma ponte suspensa humana, e também descobrirão como
    a tecnologia é usada em um projeto de pesquisa ambiental voltado para
    regiões alagadas.
    
Esses projetos, somados à inspiração e ao entusiasmo dos coordenadores, apresentadores do programa e dos voluntários foram criados com o objetivo de incentivar o interesse das garotas pela matemática e pela ciência e dar a elas um panorama inicial dos ganhos em oportunidades de carreira que a tecnologia pode proporcionar.

Lançados em 1999, os Projetos EXITE são uma extensão do comprometimento que a IBM tem em atingir grupos de baixa representatividade entre a força de trabalho técnica, além de dar treinamento e recrutar pessoas desses grupos para seguirem carreiras técnicas. Desde o início, mais de 4.000 garotas participaram dos projetos EXITE em todo o mundo e, após essa experiência, aproximadamente 85% delas disseram que se graduariam em cursos relacionados à engenharia ou tecnologia quando chegassem à faculdade.

De acordo com um estudo feito pelo Ministério do Trabalho Norte-Americano, as cinco ocupações que crescem com mais rapidez estão ligadas a computadores. Da mesma forma, a Fundação de Ciência dos Estados Unidos estima que em 2010 pouco mais de um quinto de todos os trabalhos será orientado à tecnologia. "Está muito claro que as pessoas com habilidades técnicas avançadas têm mais oportunidades, e o que nós queremos é que essas garotas estejam ocupando essa posição privilegiada", disse Perna.

As participantes do Projeto EXITE são indicadas por coordenadores e professores de escolas do ensino fundamental que estabeleceram uma relação com a IBM por meio de programas comunitários, como o Reinventando a Educação ou o MentorPlace, em que os voluntários da IBM se comunicam com os alunos por e-mail durante o período letivo.

Cerca de 2.000 voluntários da IBM, mulheres e homens, participarão dos projetos EXITE, desenvolvendo, coordenando e supervisionando atividades como a criação de páginas da Web, chips, laser, animações, robótica e trabalhando com hardwares e softwares. Os voluntários também apresentarão as garotas a diversas tecnologias da IBM, inclusive o TryScience.org, um site ganhador de vários prêmios criado com o objetivo de ensinar ciência às crianças com mais diversão. Além disso, eles serão mentores eletrônicos, correspondendo-se por e-mail com as participantes durante o período letivo, dando ajuda e incentivando as alunas a ampliarem cada vez mais os seus interesses em matemática, ciência e tecnologia.

A IBM é a maior empresa de tecnologia da informação do mundo e 80 anos de compromisso com a inovação comercial. Por meio dos recursos de toda a IBM e de seus principais Parceiros Comerciais, ela oferece inúmeras soluções e tecnologias que permitem aos clientes, sejam eles pequenos ou grandes, aproveitarem a nova era do e-business. Para saber mais sobre a IBM, acesse www.ibm.com.

Clique aqui para obter o documento: http://media.marketwire.com/attachments/200505/209558_IBMFACTSheet.doc

Contact Information