LAUSANNE, SWITZERLAND--(Marketwired - Aug 17, 2014) -
Há algumas semanas, o Eurofin recebeu inúmeros questionamentos do Wall Street Journal e de outros meios de comunicação a respeito de seu papel nos eventos relacionados à derrocada do Grupo Espirito Santo (GES) e do Banco Espirito Santo (BES). Em nome da transparência, o Eurofin respondeu a esses questionamentos da melhor maneira possível à época.
O objetivo da empresa ao dar as respostas iniciais foi o de apresentar os fatos de conhecimento do Eurofin a essa altura e o de explicar que seu papel diante de seus clientes, GES e BES, estava limitado ao escopo da provisão de serviços. O Grupo Eurofin está tentando entender por que e como seus serviços foram usados por esses clientes.
O contato com as autoridades portuguesas pode se dar em tempo hábil para que se tenha plena compreensão do que realmente aconteceu.
Contudo, à luz dos maus entendidos graves cometidos pelo Wall Street Journal em seus artigos datados de 12 de agosto de 2014, o Eurofin gostaria de fazer o seguinte esclarecimento:
O Eurofin nega e refuta categoricamente as alegações de que:
1. a empresa "desempenhou um papel-chave e central no financiamento do
conglomerado Espirito Santo malsucedido" e de que "desempenhou um papel importante na
sustentação das finanças do Espirito Santo"
2. a empresa "ajudou no agrupamento de vultosas somas de dívidas das diversas
empresas do Espirito Santo"
3. "atender ao Espirito Santo sempre foi a principal missão do Eurofin".
Em relação a isso, some-se ainda que o Eurofin observa inúmeros erros factuais nos artigos do Wall Street Journal e nas réplicas publicadas na imprensa internacional a posteriori. Ao contrário do que foi relatado, nenhuma das subsidiárias do Grupo Eurofin fez ou promoveu produtos de investimento para os clientes GES ou BES. O Eurofin jamais projetou produtos para clientes no varejo.
Levando-se isso em conta, o Eurofin continuará concentrando seus esforços em atender a seus diversos clientes ao mesmo tempo em que realiza sua própria análise do que houve.
Como sempre, o Eurofin coloca-se à disposição de todas as autoridades públicas competentes.
Sobre o Grupo Eurofin
Eurofin Holding SA é uma empresa com sede na Suíça e de propriedade exclusiva de seus acionistas privados. Fundado em 1999 em Lausanne, o Grupo Eurofin é totalmente autônomo e independente do Grupo Espirito Santo (GES) e do Banco Espirito Santo (BES). O Grupo Eurofin tem subsidiárias na Suíça e em Londres, as quais prestam serviços financeiros principalmente para clientes privados e institucionais. O Grupo emprega cerca de 80 pessoas.