SOURCE: Dentsply Sirona Endodontics

Dentsply Sirona Endodontics

June 03, 2016 15:30 ET

Recém-anunciado programa endodôntico ampliará o acesso ao tratamento de canal nas nações em desenvolvimento

CAPE TOWN, SOUTH AFRICA--(Marketwired - 3 de junho de 2016) - A Dentsply Sirona anunciou hoje uma nova iniciativa para levar o Tratamento de Canal (Root Canal Treatment - RCT) para nações em desenvolvimento. O programa, chamado Projeto 32, foi criado para ampliar o acesso ao cuidado endodôntico por meio de treinamento e tecnologia. Os médicos nessas regiões normalmente não têm as ferramentas necessárias para salvar os dentes naturais dos pacientes. Por meio de uma solução com um único produto que incorpora o treinamento prático, o Projeto 32 busca disseminar a noção de que "todo dente é importante" para a saúde a longo prazo dos pacientes em todo o mundo.

O programa deve ser lançado no início de 2017 em certas regiões da América Latina.

O Projeto 32, um programa da Dentsply Sirona Endodontics, foi anunciado hoje à noite, durante uma recepção antes da abertura do 10o. Congresso Endodôntico Mundial (10th World Endodontic Congress). O Projeto 32 foi desenvolvido para eliminar as barreiras do cuidado endodôntico em mais regiões onde a extração do dente é a prática corrente para resolver danos no nervo, infecção e cárie.

O tratamento endodôntico é preferível à extração por inúmeros motivos de saúde. Pesquisas científicas demonstram a conexão entre a perda de um dente e a má-nutrição, obesidade, doença cardiovascular, artrite reumatoide, doença pulmonar e câncer.1 E, de menor importância, a perda de um dente afeta o status social e a autoestima.2

O Projeto 32 tem por objetivo ampliar o acesso à sustentabilidade por meio da incorporação de um treinamento certificado de procedimento abrangente para os médicos locais. Com isso, as comunidades passam a poder oferecer o RCT para seus cidadãos indefinidamente. A certificação é fornecida gratuitamente para as comunidades que participam do Projeto 32.

O kit de uso único vem com as ferramentas Guia Deslizante, Formatação e Obturação que podem ser usadas em uma visita. Embora não incluído, um selador é recomendado para uso após a obturação.

"A equipe do projeto trabalhou para criar uma solução para inúmeras barreiras de acesso", disse Dominique Legros, vice-presidente do grupo de endodôntica da Dentsply Sirona. "O Projeto 32 alivia três obstáculos iniciais: fornecimento de todas as ferramentas necessárias em um pacote, treinamento e redução do custo extra".

O Projeto 32 será disponibilizado para nações em desenvolvimento por meio de programas governamentais. Os kits de tratamento único estão disponíveis por um custo mais baixo do que os pacotes tradicionais com as mesmas ferramentas, mas poderão ser comprados somente pelas organizações de saúde governamentais. Os kits de tratamento endodôntico são preferíveis para as entidades de saúde pública devido à sua portabilidade e facilidade de armazenamento e de descarte. Cada kit individual é estéril e vem pronto para usar.

Histórico

O Projeto 32 é uma extensão do trabalho conduzido nos últimos anos pelo Professor Manoel Eduardo de Lima Machado. Machado levou o RCT para a região amazônica primeiramente em 2010 por meio do Projeto Amazonas, uma parceira que aborda as necessidades de cuidado oral e de saúde na região amazônica. Machado, professor associado da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo no Brasil (DDS, MDSc, PhD) tinha por objetivo reduzir o número de extrações e avaliar o desempenho de um protocolo endodôntico em situações adversas.

Devido a circunstâncias econômicas adversas, ausência de ou pouco contato com o governo e, particularmente, o problema particularmente desafiador da exclusão das pessoas que vivem na região amazônica dos serviços públicos básicos, inclusive o cuidado dos dentes. Por isso, essas pessoas extraem os dentes em vez de fazer tratamento endodôntico. Para aumentar a qualidade da vida, alunos e profissionais voluntários saíram de São Paulo com material endodôntico para realizar procedimentos de canal. O projeto foi educacional ao dar a oportunidade para estes jovens especialistas realizarem tratamento para aprimoramento da vida, e também de ter contato cultural e social diversificado.

Após uma vasta pesquisa e testes empíricos nos quais eles observaram o corte, resistência, cuidado e durabilidade de vários instrumentos endodônticos, os professores e os alunos selecionaram a solução WAVEONE® GOLD por sua facilidade e eficiência de uso. Este critério foi primordial, porque o tratamento de canal é executado em um número significativo de pacientes em situações de teste. A importância da seleção do tratamento endodôntico mais simples foi enfatizada por Machado:

"O uso de uma tecnologia simples e eficiente pode tornar o tratamento endodôntico mais fácil para todos. A realização destas operações em ambientes não favoráveis permite a ampliação do nosso alcance social para que possamos tratar quase qualquer pessoa que precise do tratamento, em qualquer ambiente. Resumindo, se conseguimos fazer isto na Amazônia, podemos fazer em qualquer lugar"

Website: www.dentsplysirona.com/project32

Contato: Project32@dentsplysirona.com

1 David A. Felton, DDS, MS, FACP. Complete Edentulism and Comorbid Diseases: An Update. Journal of Prosthodontics 25 (2016) 5–20 C _ 2015 by the American College of Prosthodontists.

2 Özhayat EB. Influence of self-esteem and negative affectivity on oral health-related quality of life in patients with partial tooth loss. Community Dent Oral Epidemiol. 201341466-472

DENTSPLY SIRONA:
A Dentsply Sirona é a maior fabricante do mundo de produtos e tecnologias odontológicas profissionais, com um histórico de 130 anos de inovação e serviço no setor odontológico e pacientes em todo o mundo. A Dentsply Sirona desenvolve, manufatura e comercializa soluções abrangentes tais como produtos odontológicos e para a saúde bucal, bem como outros dispositivos médicos de consumo sob um forte portfólio de marcas de categoria internacional. Como The Dental Solutions Company™, os produtos da Dentsply Sirona oferecem soluções inovadoras, eficazes e de alta qualidade para o avanço do cuidado do paciente e oferta de serviço odontológico melhor, mais seguro e mais rápido. A sede global da Dentsply Sirona é na cidade de York, Pensilvânia, e a sede internacional é em Salzburgo, Áustria. As ações da empresa estão listadas na NASDAQ nos EUA, sob o símbolo XRAY. Visite www.dentsplysirona.com para mais informação sobre a Dentsply Sirona e seus produtos.

Anexo Disponível: http://www.marketwire.com/library/MwGo/2016/6/2/11G101214/Project32Brochure-LoRes_UPDATED-d791ee42ecac82b1950a057b3469952d.pdf

Contact Information

  • Hannah Jackson
    Executivo Sênior de Contas
    Project 32 Communications
    20 E. Fifth St., Suite 1500
    Tulsa, OK 74104
    Telefone: 918-606-8721
    hannah@schnake.com

    Meghan Smith
    Gerente de Comunicações Corporativas
    Susquehanna Commerce Center
    221 W. Philadelphia St. Suite 60W
    York, PA 17405
    Telefone: 717-849-7670
    Meghan.smith@dentsply.com

Multimedia