SOURCE: The Linux Foundation

May 05, 2016 09:00 ET

Relatório de Trabalhos em Fonte Aberta de 2016: Empresas famintas por profissionais de talento em fonte aberta

Quinto Relatório Anual amplia escopo além de Linux para analisar o que motiva os profissionais de fonte aberta e como eles são atraídos e mantidos pelas empresas que demandam o seu talento

NEW YORK, NY and SAN FRANCISCO, CA--(Marketwired - 5 de maio de 2016) - O recrutamento de talentos de fonte aberta é uma prioridade para os gerentes de contratação concentrados no recrutamento de talentos em tecnologia, e os recrutadores estão cada vez mais interessados nas credenciais de treinamento profissional dos candidatos. De acordo com o Relatório de Trabalhos em Fonte Aberta de 2016 divulgado hoje, 65 por cento dos gerentes de contratação dizem que a contratação de pessoal de fonte aberta irá aumentar mais do que qualquer outra parte dos negócios nos próximos seis meses e que 79 por cento dos gerentes de contração aumentaram os incentivos para manter seus profissionais atuais de fonte aberta.

Este é o quinto ano que a Dice®, o site de carreiras líder para profissionais de tecnologia e engenharia, e a The Linux Foundation, empresa sem fins lucrativos de gerenciamento de profissionais de fonte aberta para colaboração em massa, fazem uma parceria para realizar o relatório de trabalhos. Os relatórios das pesquisas dos quatro anos anteriores focaram exclusivamente no mercado de trabalho de profissionais Linux. Com o software de fonte aberta tendo uma presença cada vez maior na infraestrutura de tecnologia e produtos finais, temos que entender as oportunidades e desafios associados com o mercado global de talentos de fonte aberta em geral. Com isso, as organizações estão ampliando o relatório este ano para examinar o mercado de trabalho mais amplo dos profissionais de fonte aberta. Embora isto signifique que a comparação com os anos anteriores não seja exata, os dados são cada vez mais relevantes para um grupo ainda maior de profissionais e gerentes de contratação.

A Pesquisa e Relatório de Trabalhos em Fonte Aberta de 2016 oferecem uma visão geral das tendências das carreiras em fonte aberta, motivação dos profissionais da indústria e como os empregadores atraem e mantêm os talentos qualificados.

Principais resultados da Pesquisa e Relatório de Trabalhos em Fonte Aberta de 2016:

  • Os talentos de fonte aberta são a principal prioridade do recrutamento este ano. Quarenta e nove por cento dos gerentes de contratação dizem que irão adicionar mais profissionais de fonte aberta nos próximos seis meses. Isto é um aumento quando comparado com o relatório de trabalhos específicos da Linux no ano passado, onde 50 por cento pretendiam adicionar talentos Linux durante o mesmo período.
  • DevOps é uma das habilidades mais buscadas da indústria. Cinquenta e oito por cento dos gerentes estão em busca de profissionais DevOps com a necessidade que os desenvolvedores permaneçam no topo da lista com 74 por cento. Os profissionais de fonte aberta também alimentam esta tendência com 13 por cento dos pesquisados identificando DevOps como a habilidade mais desejada atualmente -- mais do que qualquer outra categoria.
  • Networking é uma tecnologia líder emergente. Como a segunda mais procurada da área de conhecimento, 21 por cento dos gerentes de contratação dizem que networking tem o maior impacto na contratação de fonte aberta. A única categoria mais alta, com 51 por cento dos gerentes de contratação pesquisados, é o conhecimento das tecnologias OpenStack, CloudStack e na nuvem.
  • Os profissionais de fonte aberta estão voltados para a inovação e colaboração. Somente dois por cento dos profissionais afirmaram que o dinheiro e as regalias são as melhores coisas dos seu trabalho. O trabalho em projetos interessantes está no top da lista com 31 por cento, os desafios com a tecnologia mais avançada (18%) e a colaboração com a comunidade global (17%) também estão em alta nas listas de profissionais de fonte aberta.

"A demanda de talentos de fonte aberta está aumentando e as empresas estão tendo dificuldades para encontrar profissionais experientes para as funções em fontes abertas", disse Bob Melk, Presidente da Dice. "Os salários mais altos dos profissionais de fonte aberta indicam que as empresas reconhecem a necessidade de atrair, recrutar e manter profissionais de fonte aberta qualificados em escala global."

"O mercado é do vendedor atualmente e deve ficar cada vez mais benéfico para os profissionais de fonte aberta", disse Jim Zemlin, Diretor Executivo da Linux Foundation. "Com o maior número de projetos de fonte aberta em desenvolvimento, os profissionais de fonte aberta terão que atualizar suas habilitações com o conhecimento e a experiência com DevOps e networking. O constante treinamento e certificações serão essenciais para o aumento do expertise e a manutenção de uma vantagem competitiva".

O relatório anual contém dados de mais de 400 gerentes de contratações de empresas, pequenas e médias empresas (SMBs), organizações governamentais e agências de emprego de todo o mundo -- bem como respostas de mais de 4.500 de profissionais de fonte aberta em todo o mundo.

O completo Relatório de Trabalhos de Fonte Aberta em 2016 está disponível para download gratuito no http://go.linuxfoundation.org/download-2016-open-source-jobs-report.

Dice

A tecnologia é a mola propulsora das empresas. Os profissionais são a mola propulsora da tecnologia. A Dice oferece rapidamente oportunidades, informações e conexões com profissionais de tecnologia e os empregadores devem agir. A Dice foi vencedora dos Prêmios de Inovação de Serviço de Recrutamento de 2015: Inovador do Ano, Site de Emprego de Nicho, Solução de Big Data Mais Inovadora. Saiba mais como avançar com mais eficácia no www.dice.com. Dice é um serviço do DHI Group, Inc.

Para acessar as carreiras em tecnologia, visite Dice e siga-nos no Facebook, Twitter. Para acessar as soluções para talentos de tecnologia, visite Dice e siga-nos no Facebook, Twitter.

Linux Foundation

A Linux Foundation é a organização preferida dos principais desenvolvedores e empresas do mundo para a criação de ecossistemas que aceleram o desenvolvimento e a adoção comercial da tecnologia aberta. Em conjunto com a comunidade de fonte aberta do mundo, ela resolve os problemas de tecnologia mais difíceis por meio da criação de investimentos maiores em tecnologia compartilhada da história. Fundada em 2000, a Linux Foundation oferece ferramentas, treinamento e eventos para escalar qualquer projeto de fonte aberta e, em conjunto, tem um impacto econômico não atingido por nenhuma outra empresa. Para mais informação, visite www.linuxfoundation.org.

Marcas comerciais: The Linux Foundation, Linux Standard Base, MeeGo, Tizen, e Yocto Project são marcas comerciais da Linux Foundation. Linux é uma marca comercial de Linus Torvalds.

Contact Information