SOURCE: IASLC

IASLC

September 06, 2015 22:03 ET

Resumo da Coletiva de Domingo da IASLC

Conferência Mundial de Câncer de Pulmão iniciada focada na colaboração global

DENVER, CO--(Marketwired - 6 de setembro de 2015) - "Temo um objetivo em comum: vencer o câncer de pulmão e o torácico que são responsáveis por quase um terço de todas as mortes causas por câncer em todo o mundo -- mais do que o de mama, próstata e de cérvix juntos", disse o Dr. Fred R. Hirsch, CEO da International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC), professor de Medicina e Patologia da University of Colorado e Presidente do Congresso. Hirsch iniciou a primeira coletiva diária fazendo uma explanação da 16a. Conferência Mundial de Câncer de Mama (WCLC).

"Esta reunião é um exemplo da urgência que todos os participantes têm de atingir as nossas metas", ele disse. "A colaboração sem precedentes e ciências avançada em pesquisa e tratamento médico são essenciais para o progresso e sucesso. A IASLC tem o compromisso de garantir a colaboração por meio da criação de atração e conferências rigorosas oportunas para apresentar as principais descobertas da luta contra o câncer de pulmão".

A conferência de quatro dias abrangerá uma ampla variedade de disciplinas, inclusive mais de 300 palestrantes convidados e 3.000 resultados de estudos clínicos e de testes clínicos compartilhados em sessões orais, mini orais e de pôster. Dentro do tema geral de "A Luta contra o Câncer de Pulmão", os abstratos científicos são categorizados nos seguintes temas diários: Avaliação e Prevenção de Câncer de Pulmão, Câncer de Pulmão: Doença das Mulheres, e Ciências Conduzem os Avanços na Luta contra o Câncer de Pulmão.

Outros destaques:

Workshop de MRI revela o papel importante das medidas de prevenção

O MRI tem um papel cada vez mais importante na estratégia de prevenção para o combate à disseminação global do câncer de pulmão, disse o Dr. John Field, Chair, Comitê Consultor de Triagem, IASLC e Chair de Clínica Pessoal de Oncologia Molecular da University of Liverpool.

A Organização Mundial da Saúde reportou quase 1,6 milhões de mortes causadas pelo câncer de pulmão em todo o mundo em 2012 e a Sociedade Americana do Câncer estima que 158.000 americanos morrerão de câncer de pulmão em 2015. O câncer de pulmão mata mais do que os cânceres de mama, cérvix e próstata juntos.

O Prof. Field relatou que o Workshop de Avaliação de MRI da IASLC, realizado no sábado na WCLC, contou com discussões sobre grandes avanços na avaliação de câncer de pulmão:

  • A nova orientação quanto ao nódulo detectado pelo MRI no teste de NELSON e a Sociedade Torácica Britânica;
  • Controle de qualidade dos futuros programas de avaliações;
  • Modelo de custo eficaz e como selecionar pacientes de alto risco usando a modelagem de previsão de risco nos programas futuros;
  • Uso de biomarcadores validados de doença no estágio inicial para oferecer novos dados para os pesquisadores clínicos analisarem se esta abordagem ajudará a identificar os subgrupos de alto risco para avaliações futuras.

"O futuro está na detecção antecipada e atualmente isto é prático somente com o uso do raio X chamado Low Dose Computed Tomography (LDCT - Tomografia Computadorizada de Baixa Dosagem)", disse o Professor Field. Ele destacou que um teste de avaliação de câncer de pulmão divisor de águas nos Estados Unidos em 2011, o National Lung Screening Trial (NLST), mostrou uma vantagem de 20 por cento na mortalidade nos indivíduos do grupo de MRI.

A China ainda tem um desafio enorme a enfrentar

Mostrando a maior colaboração global, o Dr. Hirsch apresentou o Dr. ChunXue Bai da Fudan University e do Shanghai Respiratory Research Institute da China, que apresentou o resultado da Sociedade Conjunta IASLC-China da Aliança de Oncologia Clínica Chinesa contra o Câncer de Pulmão.

A incidência do câncer de pulmão na China é duas vezes mais alta do que os de outros países industrializados e asiáticos. Para combater este aumento, os pesquisadores, médicos e representantes de saúde pública chineses criaram e publicaram documentos de pesquisas em consenso que fornecem um histórico importante para a orientação para a prevenção e tratamentos. O Dr. Bai reportou que este mês, uma edição especial do Câncer está dedicada a muitas questões do câncer de pulmão enfrentadas pela China.

De acordo com o Dr. Bai, a Aliança criou um projeto para estabelecer centenas de centros de diagnóstico e tratamento de nódulos no pulmão, treinou milhares de especialistas para trabalhar nos nódulos pulmonares, e encontrou e tratou mais tumores nos estágios iniciais.

"Na China, a incidência e mortalidade do câncer de pulmão estão aumentando e a melhor forma de desacelerar estas tendências é com o diagnóstico antecipado, a ampla adoção de exames de MRI de baixa dosagem, e o aumento do uso de técnicas endoscópicas para melhorar o diagnóstico antecipado", disse ele.

Defesa de pacientes mostra que o emponderamento pode ajudar o resultado do paciente e influenciar a pesquisa

Janet Freeman-Daily é uma defensora de pacientes com câncer que usou a sua própria batalha contra o câncer de pulmão como plataforma para que os pacientes entendam melhor a sua própria doença e proteger melhor a sua saúde. Ela foi diagnosticada com carcinoma de células não-pequenas estágio 3 (NSCLC) em maio de 2011, e o câncer metastatizou um ano depois. Entre este período, ele se informou sobre os protocolos de tratamento e desenvolvimentos de pesquisas. Após tomar conhecimento que o câncer havia espalhado para outras partes do corpo, ele decidiu procurar a University of Colorado para se inscrever um teste clínico do crizotinibe. Em somente três meses o câncer dela entrou em remissão.

"Estou viva hoje em dia graças à medicina de precisão e outros pacientes que tive contato por meio dos grupos e comunidades de suporte online", ela disse. Essa lição ajudou na sua nova missão como defensora de paciente de câncer, que passou a disseminar a mensagem de emponderamento e esperança nas palestras com pacientes, médicos e reguladores de câncer.

Clique aqui para ver os detalhes de como participar de coletivas futuras da WCLC 2015.

WCLC:

A WCLC é a maior conferência do mundo dedicada ao câncer de pulmão e outras doenças malignas do tórax pois atrai 7.000 pesquisadores, médicos e especialistas de mais de 100 países. O objetivo da conferência é aumentar o conhecimento e a colaboração para que os desenvolvimentos mais recentes no câncer de pulmão sejam entendidos e implantados em todo o mundo. Com o tema "A Luta contra o Câncer de Pulmão", a conferência abrangerá uma ampla variedade de disciplinas e apresentará resultados de vários estudos de pesquisa e testes clínicos. Pela primeira vez a IASLC convidou sobreviventes para participar da conferência gratuitamente. Para mais informação sobre a 2015 WCLC, visite: http://wclc2015.iaslc.org/.

IASLC:

A International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) é a única organização global dedicada exclusivamente ao estudo do câncer de pulmão. Fundada em 1974, a associação conta com quase 4.000 especialistas de concluiu em 80 países. Para mais informação, visite: https://www.iaslc.org/.

Contact Information