SOURCE: Bombardier Aerospace

Bombardier Aerospace

September 30, 2015 16:49 ET

Ryukyu Air Commuter do Japão primeiro cliente do Bombardier Q400 Cargo-Combi Variant com a compra de cinco aeronaves

- A Ryukyu Air Commuter antiga cliente da Bombardier comprou cinco turboélices Q400 em julho de 2014

- Todas as cinco aeronaves Q400 serão entregues com a combinação combi

TORONTO, ONTARIO--(Marketwired - Sep 30, 2015) - A Bombardier Commercial Aircraft divulgou hoje que a Ryukyu Air Commuter Co., Ltd (RAC) de Okinawa é a empresa aérea que assinou um contrato de compra de cinco aeronaves turboélices Q400 anunciada em julho de 2014. A RAC, parte do Japan Airlines Group, também é a primeira cliente da variante Q400 cargo-combi variant anunciada no Farnborough Airshow em julho de 2014. As cinco aeronaves compradas pela RAC terão a configuração combi.

Conforme divulgado pela Bombardier, de acordo com o preço de lista da aeronave Q400, a transação tem o valor de aproximadamente $168 milhões de dólares.

“A Ryukyu Air Commuter tem um longo histórico com a Bombardier, desde 1997 quando lançamos no Japão a aeronave Dash 8 Series 100. Desde então, a aeronave Dash 8 Series 100 passou a ser a estrutura central da nossa operação eficiente e produtiva”, disse Takashi Irei, Presidente, Ryukyu Air Commuter. “Comemoramos mais uma vez uma estreia com a confirmação de que a aeronave Q400 combi é ideal para a nossa frota futura para oferecer conforto, confiabilidade e capacidade melhorada de transporte aéreo para os nossos passageiros, dando suporte às economias e comunidades locais com a capacidade extra de carga.

“Com a nossa nova frota de aeronaves Q400 combi, a Ryukyu Air Commuter espera transportar muitos passageiros extras pelas ilhas de Okinawa no Japão”, disse o Sr. Irei.

“Temos orgulho de ter a Ryukyu Air Commuter como a primeira operadora de aeronaves Q400 combi e muito prazer de mencionar a empresa aérea -- com o seu insight de marketing inovador -- como a grande força para o lançamento. A aeronave Q400 combi tem a capacidade certa para a demanda de passageiros da RAC, bem como de carga adicional para estimular a economia global”, disse Andy Solem, Vice-Presidente, Vendas, Ásia-Pacífico, Bombardier Commercial Aircraft. “Com o reconhecimento da necessidade do desenvolvimento das ilhas remotas do sul do Japão, a RAC terá um papel importante na capacidade extra de carga e de payload, com a aeronave passando a fazer parte da frota de aeronaves Dash 8 Series 100 e uma Q300”.

“A aeronave Q400 combi proporciona oportunidades únicas para as empresas aéreas que operam rotas com número baixo a médio de passageiros mas com alto potencial de carga”, disse Fred Cromer, Presidente, Bombardier Commercial Aircraft. “Juntamente com as opções recém-lançadas de dupla de classe e de capacidade extra, a opção “combi” ilustra o investimento contínuo da Bombardier no programa de aeronaves Q400 e oferece para as empresas aéreas flexibilidade operacional incomparável nos mercados de curta distância. A aeronave Q400 está agora bem posicionada para reinventar mais uma vez o mercado de turboélice contemporâneo através de um crescimento adicional rentável”.

Aeronave Q400 Combi

A aeronave Q400 combi está disponível em várias configurações. No layout que fornece a maior capacidade de carga, a aeronave oferece capacidade de carga de até 9.000 libras e de até 1.150 pés cúbicos de volume de carga. Nesta versão de carga alta, a aeronave pode acomodar confortavelmente 50 passageiros com assentos de 32 polegadas e 58 com assentos de 29 polegadas. Os compartimentos de carga “Classe C” da Q400 combi são projetados para atender as mais recentes normas da indústria.

Aeronave Q400

Projetada como um turboélice moderno do século XXI, a aeronave Q400 é o desenvolvimento mais recente da família de aeronaves Q Series. Ela proporciona performance, flexibilidade operacional e conforto para o passageiro imbatíveis. Além da configuração de classe única padrão, a aeronave Q400 está disponível com interior de duas classes opcional que oferece maior conforto para o passageiro, e uma configuração opcional de capacidade extra com até 86 assentos para mercados de alta densidade, e com configuração combi.

Graças à combinação dos atributos de um turboélice, recursos de jato, experiência de passageiro líder da indústria e perfil ambiental, a aeronave Q400 é extremamente versátil e pode ser adaptada para diversos tipos de modelos de negócios. Com uma queima de combustível 30% menor que as dos jatos que ela normalmente substitui, a aeronave Q400 reduz radicalmente a emissão de carbono e aumenta a eficiência de custo. Com sua alta velocidade de cruzeiro -- 160 km/h mais veloz que as dos turboélices convencionais -- o tempo de voo da aeronave fica um pouco a mais dos jatos, com o mesmo custo por assento de um jato com corredor único mais amplo. Suas hélices maiores operam a um RPM mais baixo, gerando mais energia e menos ruído, sendo uma opção interessante para os centros urbanos.

A família de aeronaves Q400 conta com mais de 60 proprietários e operadoras em quase 40 países do mundo e uma frota mundial que já registrou mais de 6 milhões de horas de voo. A aeronave já transportou mais de 370 milhões de passageiros em todo o mundo. Há muito reconhecida como um ativo de alto valor por parte das operadoras, a aeronave Q400 também está atraindo o interesse da comunidade de leasing.

A Bombardier recebeu um total de 544 pedidos confirmados de aeronaves Q400.

Bombardier

A Bombardier é a principal fábrica do mundo de aviões e trens. De olho no futuro bem mais longo, a Bombardier está evoluindo a mobilidade em todo o mundo, atendendo à demanda de transporte mais eficiente, sustentável e aprazível em qualquer lugar. Os nossos veículos, serviços e, além de tudo, os nossos funcionários são a razão pela qual somos uma líder global de transporte.

A sede da Bombardier é em Montreal, Canadá. Nossas ações são comercializadas na Bolsa de Valores de Toronto (BBD) e estamos listados nos índices Dow Jones Sustainability North America. No exercício fiscal encerrados em 31 de dezembro de 2014, apresentamos uma receita de $ 20,1 bilhões. Para notícias e informação, visite bombardier.com ou siga-nos no Twitter @Bombardier.

Nota para os Editores

Imagens da aeronave Q400 combi estão postadas com este press release em www.bombardier.com.

Para mais informação sobre a aeronave Q400, visite http://news.commercialaircraft.bombardier.com.

Siga @BBD_Aircraft no Twitter para receber as mais recentes notícias e updates da Bombardier Commercial Aircraft.

Para receber nossos press releases, visite a seção RSS Feed do website da Bombardier.

Bombardier, Dash 8, Q100, Q300, Q400, Q Series e The Evolution of Mobility são marcas comerciais da Bombardier Inc. ou de suas subsidiárias.

Contact Information