SOURCE: SolarWinds

SolarWinds

May 30, 2013 07:30 ET

SDN, BYOD, nuvem, segurança de TI e conformidade... Por onde um profissional de TI deve começar?

A SolarWinds mostra quais aspectos estão tornando a rede complexa e oferece dicas sobre como administrar o caos.

AUSTIN, TX--(Marketwired - May 30, 2013) - A SolarWinds (NYSE: SWI), líder no fornecimento de poderosos e acessíveis softwares de gerenciamento de TI, enumerou hoje os três principais aspectos que tornam a rede complexa -- mudanças nas novas tecnologias, nas operações de TI e nas operações comerciais -- e que muitos profissionais enfrentam em seu trabalho. Esses aspectos foram usados para definir as práticas recomendadas no gerenciamento do caos hoje e amanhã.

As redes evoluíram e passaram de modelos adequados a todos os ambientes para uma gama de tecnologias e ambientes, físicos e virtuais, complexos. Elas também precisam comportar serviços locais e remotos. A evolução dessa nova tecnologia, combinada com a adequação das empresas às mudanças nas necessidades de seus funcionários e clientes e com as prioridades operacionais, torna o trabalho do profissional de TI mais complexo do que nunca. Sem os conhecimentos, as ferramentas, o suporte e os recursos certos, qualquer profissional de TI qualificado pode entrar em estado de pânico.

Como gerenciar o caos da complexidade da rede

Etapa 1: Conheça as novas tecnologias
As novas tecnologias apresentam ótimas promessas e, geralmente, têm resultados excelentes quando se dedicam a problemas específicos. Porém, para começar a usar uma nova tecnologia, é importante saber para qual problema ela foi criada, pois a publicidade, muitas vezes, vai além da realidade. A maioria das novas tecnologias, como redes definidas por software (SDN) e nuvem, não podem ser implementadas nas empresas de um dia para o outro. Para que elas comecem a funcionar, é necessário muito trabalho e treinamento prévio. Os profissionais de TI precisam ser preparados para guiar as organizações, determinando quais novas tecnologias são importantes e quando elas devem ser implementadas.

Etapa 2: Desenvolva seu modelo de operações de TI para lidar com serviços novos e antigos com eficiência
Bring Your Own Device (BYOD), nuvem, funcionários dispersos em varias localizações e Voz sobre IP (VoIP) são alguns exemplos de problemas recentes que pressionam os profissionais enquanto eles equilibram o gerenciamento de serviços de TI críticos para a empresa já existentes e as novas atividades. Criar um modelo que use ferramentas de gerenciamento para serviços de alto volume e conhecer as necessidades de gerenciamento de novos serviços é uma prática recomendada essencial. Investir em tecnologia que tenham curvas de aprendizado muito acentuadas geralmente faz com que essas ferramentas sejam deixadas de lado. No caso de novos serviços, comece definindo os objetivos da empresa e como eles se transformam em metas da equipe de TI. Em seguida, crie práticas operacionais para gerenciar as metas da TI. Depois que os desafios do gerenciamento estiverem claros, use as ferramentas para aumentar sua capacidade em fornecer os serviços em questão com eficiência.

Etapa 3: Identifique as operações comerciais importantes para o sucesso da sua organização
Os requisitos das operações comerciais, como segurança, conformidade e geração de relatórios de auditoria, geralmente são considerados um mal necessário pelos profissionais de TI. Sozinhos, esses requisitos raramente fornecem nítidos valores diretosaté o surgimento de um problema ou de uma ameaça de segurança . No entanto, todos os requisitos são essenciais para a empresa. As operações comerciais não precisam ser reconsideradas e devem ser integradas às operações diárias. Para ajudar a minimizar a complexidade da rede, os profissionais de TI devem automatizar as operações comerciais por meio de softwares sempre que possível. Por exemplo, as ferramentas de gerenciamento de configurações podem diminuir o tempo necessário e os erros, o que torna mais fácil atender a normas regulamentares, corporativas e de segurança.

Gerenciamento da complexidade da rede para todos os profissionais de TI

A SolarWinds oferece poderosas funcionalidades de gerenciamento de rede, fáceis de usar e que possibilitam a personalização para atender a dimensão da empresa e a complexidade das redes atuais a preços acessíveis a qualquer organização. Desde o desempenho da rede até a configuração e a conformidade com a análise de tráfego e muito mais.Os profissionais de TI podem implantar os produtos de gerenciamento de rede da SolarWinds para criar um sistema de gerenciamento de TI robusto que atenda às necessidades em constante mudança. Dentre esses produtos, temos:

Sobre a SolarWinds
A SolarWinds (NYSE: SWI) fornece softwares de gerenciamento de TI poderosos e acessíveis a clientes de todo o mundo, incluindo empresas que aparecem na Fortune 500 e empresas de pequeno porte. Em todas as nossas áreas de atuação no mercado, temos uma abordagem consistente. Nos concentramos exclusivamente nos profissionais de TI e nos esforçamos para eliminar a complexidade que eles foram forçados a aceitar de fornecedores de softwares corporativos tradicionais. A SolarWinds cumpre esse compromisso com a simplicidade inesperada por meio de produtos fáceis de encontrar, comprar, usar e manter, além de permitir lidar com problemas de gerenciamento de TI em qualquer escala. Nossas soluções têm como base a profunda conexão com os usuários, que interagem na nossa comunidade on-line, a thwack, para solucionar problemas, compartilhar tecnologias e práticas recomentadas e participar diretamente no processo de desenvolvimento dos nossos produtos. Saiba mais hoje mesmo em http://www.solarwinds.com.br/intl/home/.

SolarWinds, SolarWinds.com e thwack são marcas registradas da SolarWinds. Todos os demais nomes de empresas e produtos mencionados neste documento são usados somente para fins de identificação e podem ser marcas ou marcas registradas de suas respectivas empresas.

Contact Information