SOURCE: Jose Iturbi Foundation

February 28, 2008 08:00 ET

Segundo ano do concurso de música para amantes dos clássicos!

O Concurso Internacional Anual de Música José Iturbi, na UCLA, oferece $250.000 em prêmios a pianistas e cantores; o prazo para inscrição vai até 15 de abril de 2008

LOS ANGELES, CA--(Marketwire - February 28, 2008) - A José Iturbi Foundation anunciou hoje o Segundo Concurso Internacional Anual de Música José Iturbi, o concurso com o maior prêmio em dinheiro (mais de $250.000) de todos os concursos de canto e piano clássico no mundo inteiro, que acontecerá de novo entre 16 e 21 de junho no Schoenberg Hall, da UCLA, em Los Angeles. As inscrições para pianistas e cantores se enfrentarem durante uma semana no concurso nos moldes do "American Idol", só para o mundo da música clássica, podem ser preenchidas e enviadas on-line pelo endereço www.joseiturbifoundation.org. O prazo final para inscrições é 15 de abril de 2008.

O concurso é aberto a pianistas e cantores de qualquer nacionalidade que tenham entre 17 e 32 anos de idade até 1º de junho de 2008. As vagas para a rodada preliminar do concurso estarão limitadas a um máximo de 24 candidatos em cada categoria. Desses, 12 pianistas e 12 cantores passarão para a etapa semifinal, e seis de cada um deles competirão na rodada final. Os 10 juízes do concurso, de renome mundial, serão anunciados em breve.

A programação do concurso é a seguinte:

15 de junho         Inscrições e orientações na faculdade

16 e 17 de junho    Rodadas preliminares para 24 pianistas e 24 cantores
                    Anúncio dos semifinalistas

18 e 19 de junho    Rodadas semifinais para 12 pianistas e 12 cantores
                    Anúncio dos finalistas

20 de junho         Rodada final para 6 cantores, seguida pela cerimônia de premiação

21 de junho         Rodada final para 6 pianistas, seguida pela cerimônia de premiação

Os $250.000 em dinheiro da premiação incluem $50.000 para o primeiro lugar. Haverá dois prêmios de Escolha da Audiência (um para o pianista e um para o cantor) de $3.000 cada, cuja votação será realizada ao vivo pelos presentes na rodada da competição final. No ano passado, 48 competidores vieram de 15 países diferentes.

"Ficou claro que existe um público gigantesco para música clássica de qualidade, conforme podemos ver pela resposta impressionante ao primeiro Concurso Internacional de Música José Iturbi, no ano passado", disse Donelle Dadigan, Presidente da José Iturbi Foundation. "O talento dos participantes do ano passado deixou todos boquiabertos! Podem nos chamar de 'Classical Idol'. Foi muito bonito de se ver a tremenda camaradagem entre os participantes, que ficou evidente durante toda a semana do concurso".

Criada em 1985 por Donelle Dadigan e Marion Seabury, a José Iturbi Foundation é uma organização sem fins lucrativos do tipo 501(c)(3) dedicada à continuidade do legado do grande José Iturbi, que visa a cumprir seu desejo de chamar a atenção do público para os maiores pianistas e vocalistas do mundo clássico da atualidade. A meta da função é expandir globalmente a paixão por música clássica por meio da competição dinâmica e de performances ao vivo de arrepiar. O concurso se diferencia por oferecer os maiores prêmios do mundo em dinheiro ($50.000 cada) para os vencedores de piano solo e voz. No ano passado, a fundação distribuiu $268.000 em dinheiro para os vencedores do Concurso Internacional de Música José Iturbi.

Um dos maiores pianistas clássicos de sua época, José Iturbi também foi compositor, regente e executor de reconhecimento internacional, que estrelou como si próprio sete musicais da MGM, incluindo "Anchors Away" (1945), com Frank Sinatra e Gene Kelly. Ele foi o primeiro músico clássico a receber um Disco de Ouro, que representa mais de um milhão de cópias vendidas, e a receber uma estrela na famosíssima Calçada da Fama da Hollywood Boulevard. Iturbi acreditava que a música clássica deveria ser uma parte mais presente na vida de todo mundo. Ele esperava que, através de concertos ao vivo, filmes, gravações, concursos internacionais e fóruns públicos, um número maior de pessoas poderia aprender a amar a música clássica e passar a freqüentar concertos.

Para ver as regras do Concurso Internacional de Música José Iturbi 2008 ou para fazer sua inscrição, visite o site www.joseiturbifoundation.org. Você pode solicitar seu ingresso on-line enquanto restarem lugares para o público em todas as rodadas da competição.

Contact Information