SOURCE: WorldAutoSteel

December 11, 2007 05:18 ET

Setor Mundial de Aço Anuncia Futuro Programa de Pesquisa para Veículos em Aço

Protótipo de Chassi Leve Deve Reduzir as Emissões de Gases Responsáveis pelo Efeito-estufa

BALI, INDONESIA--(Marketwire - December 11, 2007) - Na busca por automóveis mais ecologicamente amigáveis, as empresas do setor de aço mundial têm intenções de reinventar o chassi em aço.

À medida que o consenso em torno das reduções de emissões de gases que causa o efeito-estufa (GHG) se estabelece em todos os setores e países do mundo, as empresas do setor de aço mundial reinventam a implantação do aço a fim de reduzir essas emissões, ao mesmo tempo em que oferece transporte seguro e acessível a uma sociedade mundial em trânsito cada vez maior.

O grupo automotivo do International Iron and Steel Institute, WorldAutoSteel, anunciou hoje o projeto Veículos do Futuro em Aço durante a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima realizada em Bali. O Veículos do Futuro em Aço desenvolverá conceitos de chassi veicular em aço que atende trens propulsores alternativos como, por exemplo, sistemas híbridos avançados, elétricos e de células de combustível. O objetivo da pesquisa é demonstrar chassis em aço leve, seguros, destinados a veículos do futuro que reduzam as emissões e GHG durante toda sua vida útil.

Atualmente, grande parte do esforço está voltada para a redução de emissões pelo escapamento em meio à vida útil dos veículos. "Do ponto de vista da vida útil completa do veículo, o aço é o material mais eficiente para que haja a redução nas emissões de gases causadores do efeito-estufa", disse Ian Christmas, secretário geral do International Iron and Steel Institute. "Com esse projeto, desenvolveremos conceitos que devem ajudar as montadoras na redução de emissões de GHG durante toda a vida útil do veículo."

O Veículos do Futuro em Aço, programa multimilionário de longa duração, consistirá em três fases: Fase I de Estudo da Engenharia; Fase II dos Projetos Conceituais e Fase III das Ferragens de Demonstração.

O WorldAutoSteel incumbiu o maior parceiro em engenharia automotiva independente do mundo, EDAG Engineering + Design AG, com sede em Fulda, na Alemanha, a completar a primeira fase de Estudo da Engenharia. O trabalho de desenvolvimento será feito na instalação de Auburn Hills da EDAG, em Michigan, nos Estados Unidos (www.EDAG.com). A Fase I examinará as mudanças afetadas por novos sistemas de trens propulsores que podem alterar radicalmente a estrutura dos automóveis e que fundamentará a seleção dos conceitos de projeto da Fase II. Os resultados da Fase I são esperados para 2008.

O Veículos do Futuro em Aço é o quinto de uma série de projetos de pesquisa sobre aço automotivo. Os quatro anteriores, representando mais de 60 milhões de dólares de investimento no setor feito pelos maiores produtores de chapa de aço do mundo, foram realizados na última década a fim de demonstrar o uso dos novos níveis de aço, técnicas de projeto e tecnologias de fabricação destinados a estruturas veiculares leves. Os projetos UltraLight Steel Auto Body (ULSAB), UltraLight Steel Auto Closures (ULSAC) e UltraLight Steel Auto Suspensions (ULSAS) ilustram, cada um, o advanced high-strength steel (AHSS) em aplicações em aço em grandes volumes e que reduzem significativamente o peso do veículo ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e melhora o desempenho, mantendo a possibilidade de fabricação a baixo custo.

Um quarto projeto, ULSAB-AVC (Advanced Vehicle Concepts), produziu conceitos de veículos completos para veículos Classe C e de tamanho médio. Entre os feitos estão a eficiência energética muito maior obtida por meio de aplicações AHSS leves. Além disso, um relatório de avaliação do ciclo de vida publicado pelas Sociedades de Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos e do Japão menciona o ULSAB-AVC como tendo um potencial de redução de 50 por cento no consumo de energia total essencial do veículo, em comparação com o veículo de estudo feito em Parceria com Materiais Automotivos dos Estados Unidos.

"Esses projetos de pesquisa anteriores revolucionaram os tipos de aço normalmente usados em chassis automotivos, bem como demonstraram projetos veiculares em aço inovadores", disse Edward Opbroek, diretor do WorldAutoSteel. "A aplicação dessas descobertas feitas nas pesquisas é perceptível em todo o mundo, em muitos veículos que estão na estrada atualmente. Esperamos que o projeto Veículos do Futuro em Aço estimule o mesmo desenvolvimento nos próximos veículos alternativos."

O WorldAutoSteel, grupo automotivo do International Iron and Steel Institute, continua explorando a inovação em aço que demonstra e informa o valor que ele tem para o setor automotivo e para a sociedade. As empresas participantes em todo o mundo usam recursos mundiais dentro e fora do setor de aço com o objetivo de apresentar pesquisas importantes, essenciais para aplicações automotivas com aço eficientes. O WorldAutoSteel continua liderando a revolução de materiais por meio de projetos como o Veículos do Futuro em Aço e a Família de Pesquisas em Aço Ultraleve: ULSAB, ULSAC, ULSAS e ULSAB-AVC, que ajudam o setor automotivo mundial a melhorar a segurança, aumentar a disponibilidade e a diminuir o impacto ambiental de seus produtos. Para saber mais sobre esses e outros projetos do WorldAutoSteel, visite www.worldautosteel.org

Entre os membros do WorldAutoSteel estão Arcelor Mittal - Luxemburgo, Baoshan Iron & Steel Co. Ltd. - China, BlueScope Steel - Austrália, China Steel Corporation - Taiwan, China, Corus Group - Holanda/Reino Unido, Dofasco Inc. - Canadá, Essar Steel Ltd. - Índia, JFE Holdings, Inc. - Japão, Hyundai-Steel Company - Coréia do Sul, Kobe Steel, Ltd. - Japão, Nippon Steel Corporation - Japão, Nucor Corporation - Estados Unidos, Pohang Iron and Steel Co., Ltd (POSCO) - Coréia do Sul, Rautaruukki Oyj - Finlândia, Salzgitter AG - Alemanha, OAO Severstal - Rússia, Severstal North America - Estados Unidos, Shougang Group - China , SSAB Tunnplåt AB - Suécia, Sumitomo Metal Industries, Ltd. - Japão, Tata Steel - Índia, ThyssenKrupp Steel AG - Alemanha, United States Steel Corporation - Estados Unidos, Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. (USIMINAS) - Brasil, voestalpine Stahl GmbH - Áustria.

Contact Information