SOURCE: BCIT

September 08, 2010 17:47 ET

Sexto World Rivers Day anual marcado para 26 de setembro

Com muitas hidrovias do mundo sob tensão, o Dia Mundial dos Rios tem por objetivo aumentar o conhecimento, promover melhor cidadania e incentivar a ação

BURNABY, BRITISH COLUMBIA--(Marketwire - September 8, 2010) - Milhões de pessoas de todo o mundo devem participar do Sexto evento anual do World Rivers Day (WRD - Dia Mundial dos Rios) no domingo, 26 de setembro. Com muitos dos rios do mundo enfrentando sérias e crescentes ameaças associadas à mudança climática, poluição e desenvolvimento industrial, dezenas de países estão se unindo para participar das festividades deste ano. Alguns se concentrarão nas atividades educacionais e de informação do público, enquanto outros organizarão eventos de limpezas de rios e córregos, atividades aprimoramento e restauração do habitat natural, e celebrações da comunidade ribeirinha. O WRD está baseado no grande sucesso do BC Rivers Day (Dia dos Rios de BC) na província mais ocidental do Canadá.

O Dia dos Rios se esforça para aumentar o conhecimento do público sobre a importância das nossas hidrovias, bem como das suas ameaças. "Os rios são as artérias do nosso planeta e, mesmo assim, nossas hidrovias continuam a ser afetadas pelas práticas inapropriadas e proteção inadequada", disse Mark Angelo, chairman do Rivers Day e dirigente do Rivers Institute do British Columbia Institute of Technology (BCIT).

Angelo, membro da Ordem do Canadá e primeiro recebedor do Prêmio de Ciências, Educação e Conservação das Nações Unidas (ONU), fundou o altamente bem-sucedido evento Rivers Day (Dia dos Rios) na Colúmbia Britânica em 1980 antes de ter sucesso no seu lobby com várias organizações e agências da ONU para o reconhecimento do WRD em 2005. Marcando uma resposta global à necessidade de melhor administração e conservação dos ecossistemas dos rios, o WRD celebra os muitos valores das hidrovias do mundo e, ao mesmo tempo, incentiva a ação adequada para a melhor proteção dos rios e dos córregos. Este evento também é uma uma homenagem à Water for Life Decade (Década da Água para a Vida) uma iniciativa mais ampla da ONU, que tem apoiado esta iniciativa de rios do mundo.

"Milhões de pessoas, dezenas de países e várias organizações internacionais contribuirão para com o World Rivers Day", disse Mark Angelo, chairman do World Rivers Day. "O WRD proporciona uma oportunidade para as pessoas saírem de casa e aproveitar as nossas hidrovias. Além disso, o evento também criará uma maior conscientização da necessidade urgente que temos de tomar mais cuidado com os rios e riachos".

Apoiado no seu ano inaugural pelas agências das ONU, como a Universidade das Nações Unidas e a Rede Internacional da Água, Meio Ambiente e Saúde, os eventos do WRD incluirão limpezas de rios, projetos de melhoria da pesca, iniciativas de restauração de riachos, workshops, programas educacionais e festivais comunitários às margens de rios. Os eventos deste ano serão realizados em dezenas de países, como Canadá, Inglaterra, Polônia, EUA, Malásia, Austrália, África do Sul e a ilha de Dominica.

Todos os países estão convidados a participar e podem se inscrever nos eventos no worldriversday.bcit.ca.

"É muito emocionante ver um evento local que teve início há 30 anos na Colúmbia Britânica se transformar um um esforço mundial positivo para o melhor cuidado dos rios", disse Angelo. "Além de homenagear os nossos rios, o WRD ajuda a aumentar o nível de conscientização das muitas ameaças enfrentadas pelas nossas hidrovias. Muitos rios estão sendo profundamente afetados pela mudança climática e passaram a ser um símbolo da crise enfrentada pelas águas dos rios em vários países".

O WRD promove uma maior conscientização dos problemas relacionados com a água e divulga os valores básicos associados com a sustentação, preservação e cidadania dos rios.

Contact Information