SOURCE: XPRIZE

XPRIZE

December 19, 2013 18:48 ET

Situação fica mais difícil após a seleção de dezoito times no concurso Google Lunar XPRIZE de $30 milhões

Concurso intensifica para o envio da primeira aeronave com financiamento privado à lua

LOS ANGELES, CA--(Marketwired - Dec 19, 2013) - Com somente dois anos até o prazo final, o concurso para o prêmio de $30 milhões do Google Lunar XPRIZE, o maior com incentivos até hoje. Oito times com financiamento privado estão na corrida para a aterrisagem de uma aeronave na superfície da lua antes do prazo final de 31 de dezembro de 2015.

Nos últimos doze meses o campo para os concorrentes ficou menor com a saída de dois times que resolveram se concentrar em outros interesses comerciais, além de várias ocasiões de colaboração dos times.

  • O Team Phoenicia da Califórnia se retirou do concurso para se concentrar em oferecer oportunidades de lançamento economicamente acessível através do compartilhamento de carga útil. O Team Phoenicia desenvolveu um rack de entrega de carga útil onde diversas aeronaves pequenas podem ser utilizadas em órbitas diferentes. Um dos primeiros clientes do Phoenicia é um time do Google Lunar XPRIZE, o Penn State Lunar Lion Team, que já pagou para reservar o lançamento do veículo Lunar Lion em uma trajetória de interceptação lunar
  • O Team FREDNET, da Open Space Society está deixando o concurso para se concentrar em missões lunares e interplanetárias mais gerais e continuar a desenvolver a infraestrutura de suporte de entidades públicas e privadas relacionadas com o mercado espacial através de uma rede de voluntários profissionais e estudantes.
  • O Team ARCA, um concorrente veterano do Ansari XPRIZE, se retirou do concurso para se concentrar nas atividades do seu lançador. Após fechar um contrato com a European Space Agency em dezembro de 2012, A ARCA realizou uma série de testes de paraquedas para a missão ExoMars 2016. O time da Romênia finalizou o trabalho de construção de uma instalação de testes para o seu novo motor de foguete Executor que será usado nos seus foguetes Haas e aeronaves supersônicas IAR-111 Excelsior.
  • O Team Selenokhod de Moscou também se retirou do concurso para se concentrar em aplicações terrestres dos seus sistemas de processamento de imagens e navegação. A tecnologia da Selenokhod já está sendo usada nos veículos para armazéns empilhados e a empresa está desenvolvendo aplicações futuras e caminhões, veículos militares e mineração aberta.
  • O Team Jurban se retirou do concurso para se concentrar nos projetos de desenvolvimento do seu produto de placa de gravidade, um protótipo de placa eletrônica de fonte aberta resistente ao espaço. O time continua a participar do concurso de $10 milhões do Qualcomm Tricorder XPRIZE.

"Sabíamos que o ano de 2013 seria pegar ou largar para muitos do time que precisavam ter a garantia do lançamento agora para poder ter a chance de conquistar o prêmio", disse Alexandra Hall, diretora sênior do Google Lunar XPRIZE. "Embora com pesar de dar adeus aos times, estamos contentíssimos com o fato de que a tecnologia e expertise obtida com a participação no Google Lunar XPRIZE já estejam sendo usadas para criara empresas e emprego, tanto no setor espacial quanto em outros campos".

Os dezoito times que estão concorrendo ao Google Lunar XPRIZE são: SpaceIL, Astrobotic, Team Italia, Moon Express, STELLAR, Independence-X, Omega Envoy, Synergy Moon, Euroluna, Hakuto, Part-Time-Scientists, Barcelona Moon Team, Team Puli, SpaceMETA, Plan B, Penn State Lunar Lion Team, AngelicvM e Team Indus.

Google Lunar XPRIZE:

O Google Lunar XPRIZE de $30 milhões é um concurso sem precedentes que desafia e inspira os engenheiros e empreendedores de todo o mundo a desenvolver métodos de baixo custo para a exploração robótica espacial. Para ganhar o Google Lunar XPRIZE, um time com financiamento privado deve colocar um robô na superfície da Lua que consiga explorar no mínimo 500 metros (1/3 de milha) e transmitir vídeo e imagens de alta definição para a Terra. Para mais informação, visite www.googlelunarxprize.org.

Contact Information