SOURCE: Telesat Canada

Telesat Canada

April 18, 2013 07:00 ET

Telesat lança com sucesso satélite Anik G1

Satélite de multi-missão dará suporte aos serviços DTH da Shaw Direct no Canadá, serviços de banda X nas Américas e região do Oceano Pacífico e banda C e banda Ku na América do Sul

BAIKONUR SPACE CENTER, KAZAKHSTAN--(Marketwired - Apr 18, 2013) - A Telesat, uma das principais operadoras de serviços de satélite geo-estacionário, anunciou o bem sucedido lançamento do satélite Anik G1 em um foguete ILS Proton no dia 16 de abril. O Anik G1 ficará localizado a 107,3 graus oeste e fornecerá vários serviços de comunicações, incluindo vídeo direct-to-home (DTH) para o Canadá, banda X para aplicações do governo nas Américas e região do Oceano Pacífico, e serviços nas bandas C e Ku na América do Sul.

A mais nova adição da frota global da Telesat, o Anik G1, possui 16 transponders de banda Ku estendida totalmente contratados por 15 anos pela Shaw Direct. A Shaw Direct atualmente usa o satélite Anik F1R da Telesat a 107,3 oeste para os serviços DTH canadense e a adição do Anik G1 na mesma órbita permitirá que a Shaw Direct adicione 100 canais HD para seus assinantes. O Anik G1 também tem três transponders de banda X totalmente contratados para a Astrium Services por 15 anos para dar suporte às aplicações de governo nas Américas e grande parte do Oceano Pacífico, incluindo o Havaí. Além disso, o Anik G1 oferecerá nova capacidade para atender à crescente demanda dos serviços de comunicações de satélite na América do Sul. Ele ficará localizado em conjunto com o satélite Anik F1 da Telesat a 107,3 oeste onde irá dobrar a quantidade de transponders das bandas C e Ku que atualmente atendem a América do Sul naquela posição.

"O Anik G1 adicionará significativa capacidade para a frota da Telesat, que contribuirá para o nosso crescimento previsto para 2013 e nos anos seguintes", disse Dan Goldberg, Presidente e CEO da Telesat. "Estamos muito contentes com o fato de que grande parte da capacidade do Anik G1 já está contratada por 15 anos para clientes de primeira linha como a Shaw Direct e Astrium Services. Esperamos oferecer a eles a excelente qualidade e confiabilidade esperada da Telesat e expandir os serviços de banda C e banda Ku que oferecemos para o mercado em rápido crescimento da América do Sul".

O mais novo satélite da Telesat

O Anik G1 foi lançado em um foguete ILS Proton Breeze M no Baikonur Space Center na República do Cazaquistão no dia 16 de abril às 00h36 horário local. O satélite se separou da última parte do foguete e o sinal foi adquirido pelas estações de varredura da Telesat em Gnangara, Austrália (perto de Perth) logo depois da separação da aeronave, cerca de nove horas após decolar.

O ILS Proton Breeze M foi construído pelo Khrunichev State Research and Production Space Center da Rússia e a administração da missão foi fornecida pela International Launch Services.

O Anik G1 foi fabricado pela Space Systems/Loral (SSL) e está baseado em uma plataforma 1300 altamente confiável da SSL. O satélite tem uma massa de aproximadamente 4900 kg e uma vida útil estimada de 15 anos. O Anik G1 entrará em serviço comercial após concluir sua entrada em órbita e a realização de testes em órbita.

Telesat (www.telesat.com)

A Telesat é uma das principais operadoras de serviços globais de satélite geo-estacionários que oferece soluções de comunicações de satélite altamente confiáveis e seguras em todo o mundo para clientes de radidifusão, telecomunicações, corporativos e governamentais. Com sede em Ottawa, Canadá, escritórios e instalações em todo o mundo, a frota estado-da-arte da empresa chegará a 14 satélites quando o Anik G1 entrar em serviço. A frota atual é de 13 satélites mais o payload de banda Ka Canadense no ViaSat-1. A Telesat também gerencia as operações de satélites de terceiros. Uma empresa privada, os principais acionistas da Telesat são o Public Sector Pension Investment Board do Canadá e Loral Space & Communications Inc. (NASDAQ: LORL).

Declarações de Previsão

Este press release contém declarações de previsão que não baseadas em fatos históricos e são "declarações de previsão" em conformidade com o Private Securities Litigation Reform Act of 1995. Quando usados neste press release, as palavras "ir", "esperar", "prever" ou outras variantes destas palavras ou outras expressões semelhantes têm por objetivo identificar as declarações e informações de previsão. Os resultados podem ser substancialmente diferentes dos resultados esperados expressados ou implícitos das declarações de previsão como resultado de riscos e incertezas conhecidas e desconhecidas. A informação detalhada sobre alguns riscos e incertezas conhecidos está incluída na seção "Fatores de Risco" do Relatório Anual da Telesat Canada no Formulário 20-F do exercício fiscal encerrado em 31 de dezembro de 2012 protocolado no SEC dos EUA no dia 21 de fevereiro de 2013 e emendada em 26 de fevereiro de 2013. Estes documentos podem ser acessados no website do SEC no http://www.sec.gov. Os riscos e as incertezas conhecidos incluem mas não estão limitados a: os riscos associados com a operação de satélites e a oferta de serviços de satélite, inclusive a construção de satélite ou atraso nos lançamentos, falhas de lançamento, falhas de órbita ou problemas com o desempenho do satélite, volubilidade das taxas de câmbio e riscos associados com o regulamento de governos domésticos e estrangeiros. A lista anterior são fatores importantes mas não é completa. A informação contida neste press release indica a opinião, suposição, intenção, planos e expectativas da Telesat até a data deste press release. Exceto quando exigido por lei, a Telesat nega qualquer obrigação ou tentativa de atualizar ou revisar a informação contida neste documento.

Contact Information