SOURCE: Xtera Communications, Inc.

Xtera Communications, Inc.

December 17, 2013 07:00 ET

TIM Brasil e Xtera implementa Rede Óptica 100G na desafiante Fibra de Dispersão Deslocada G.653 no nordeste brasileiro

DALLAS, TX--(Marketwired - Dec 17, 2013) - A TIM Brasil, a operadora de crescimento mais rápido do Brasil, selecionou e implementou o equipamento de rede óptica de 100G fornecido pela Xtera Communications, Inc., uma provedora global líder de soluções de redes ópticas em uma infraestrutura de transmissão de longa distância no nordeste do Brasil. Esta infraestrutura conecta Salvador e Fortaleza, as capitais da Bahia e do Ceará, respectivamente, usando uma Fibra de Dispersão Deslocada (DSF) de mais de 1.000 km. Fortaleza também é o ponto de aterrisagem de diversos cabos submarinos de alta capacidade que conectam o Brasil com a América do Norte e a Europa. Com a solução 100G da Xtera, a TIM Brasil aumentou dez vezes a capacidade da implementação desta rota.

"Com o investimento na inovação que nos permitiu ser a primeira operadora a ter capacidade de 4 Tbit/s, com uma regeneração mínima desta conexão tão desafiadora, é um exemplo do compromisso da TIM para com a melhora e a expansão das suas redes no Brasil", disse Cicero Olivieri, Diretor de Redes Fixas e de Transporte da TIM Brasil. "Além de beneficiar os nossos clientes, beneficia também nossos parceiros internacionais que, com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, exigem conexões terrestres resistentes e robustas para o tráfego que atravessa os cabos submarinos em Fortaleza".

"Esta implementação é mais um exemplo do valor que a solução de 100G da Xtera tem para a infraestrutura backbone de alta capacidade em diversos ambientes de rede. A nossa tecnologia de amplificação óptica Raman avançada, integrada e comprovada em campo, baseada no ganho óptico distribuído dentro da fibra da linha, permitiu que a TIM Brasil aumentasse dez vezes a sua capacidade", disse Manuel Andrade, SVP da Xtera para as Américas. "Isto foi realizado em uma planta de fibra projetada originalmente para um único comprimento de onda transportando um sinal STM-16, maximizando o valor do ativo de fibra óptica da TIM Brasil. A Xtera abordou com eficiência os desafios da implementação do sistema e do tráfico de migração em um tempo recorde, em estreita colaboração com a TIM Brasil e a nossa parceira de implementação local, a Tellabs do Brasil".

A DSF é um tipo de fibra que foi padronizada (ITU-T G.653) para permitir uma transmissão em um único comprimento de onda para uma atenuação mínima da fibra de óptica (cerca de 1550 nm) sem a necessidade de compensação da dispersão cromática. Com o advento da Wavelength Division Multiplexing (WDM), a DSF passou a ser uma opção ruim para a conexões de alta capacidade. Além da detecção coerente de 100G e a correção de erro de soft-decision forward, a Nu-Wave Optima(TM) a Xtera possui uma amplificação óptica distribuída Raman avançada que minimiza a quantidade de não linearidade e maximiza a capacidade executada pela fibra DSF.

A Plataforma Nu-Wave Optima(TM) da Xtera é um sistema único de transporte modular criado para reduzir o custo total de propriedade com o uso de conjuntos de módulos comuns e integrados para aplicações submarinas não repetidoras de longo alcance e repetidoras regionais.

A plataforma comprovada de diversas funções Nu-Wave Optima(TM) é compatível com a solução XWDM da Xtera para redes ópticas de alta capacidade e de longa distância nas redes normais. Isto é possibilitado com a união da tecnologia de 30 Gbaud mais potente da indústria com o equipamento de linha mais avançado da indústria com amplificação Raman. Para as redes de backbone terrestres, o equipamento Nu-Wave Optima(TM) fornece uma capacidade de linha incomparável de 15 Tbit/s em mais de 4.500 km, e de 64 Tbit/s em mais de 1.500 km sem regeneração imediata. Para aplicações não repetidoras, uma capacidade de 15 Tbit/s foi transmitida recentemente em mais de 370 km.

TIM Brasil
A TIM é a operadora de crescimento mais rápido do Brasil. Atualmente, ela tem mais de 73,1 milhões de clientes e 27,11% da fatia do mercado, e consolidou sua posição de vice-líder do mercado brasileiro. Esta performance é o resultado dos serviços inovadoras da empresa que tornaram a TIM a operadora preferida da classe média, de acordo com um pesquisa do Data Popular institute.

A TIM também está focada na qualidade da rede e do serviço ao cliente. Em um período de três anos entre 2014 e 2016, a empresa deve realizar um investimento de 11 bilhões de reais. Destas transações para expansão da rede, também podemos destacar a aquisição da Intelig em 2009, da AES Atimus em 2011, que criou a TIM Fiber, com .500 km de fibra óptica em Rio e São Paulo. Além disso, a empresa está instalando redes de fibra óptica no Amazonas, Pará e Amapá através da LT Amazonas, oferecendo inclusão digital para a população em uma das áreas mais remotas do país.

A TIM ainda é a única empresa do setor de telecomunicações incluída no BM&FBOVESPA "Novo Mercado" de corporações com o mais alto nível de governança corporativa. Ela também faz parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e do Índice de Carbono Eficiente (ICO2), da BM&FBOVESPA. Para mais informação, visite www.tim.com.br, www.tim.com.br/ir, www.twitter.com/timbrasil ou www.facebook.com/timbrasil.

Xtera Communications, Inc.
A Xtera é especializada em infraestrutura de rede que fornece a mais alta capacidade, alcance, segurança e valor. A Xtera oferece soluções de otimização de rede óptica e de WAN para provedores e empresas de serviços em todo o mundo. O portfólio da Xtera de soluções de redes ópticas terrestres, submarinas, de longa distância, bem como aplicações de otimização WAN é implementado em cinco continentes. As soluções de rede óptica da Xtera ajudam os provedores de serviços a alcançar novos mercados através de novas instalações e ampliam a vida útil dos seus ativos de redes com upgrades econômicos. As soluções de otimização de WAN da Xtera oferecem uma otimização de rede eficiente, inteligente e flexível. Para mais informação, visite www.xtera.com ou conecte-se via LinkedIn, Twitter, Facebook e YouTube.

Contact Information



  • Contato para a mídia

    Bertrand Clesca
    Xtera Communications, Inc.
    T +1 972 649 5135
    T +33 1 45 48 15 67
    E bertrand.clesca@xtera.com