SOURCE: Xtera Communications

Xtera Communications

December 16, 2014 06:00 ET

TIM Brasil e Xtera implementa rede óptica de 100 G em cabos aéreos no Norte e Centro-Oeste do Brasil

DALLAS, TX--(Marketwired - Dec 16, 2014) - A TIM Brasil, a operadora de crescimento mais rápido do Brasil, selecionou o equipamento de rede óptica de 100 G fornecido pela Xtera Communications, Inc., uma provedora global líder de soluções de rede óptica, para fazer o upgrade da infraestrutura de transmissão óptica de longa distância no Norte e Centro-Oeste do Brasil. A infraestrutura renovada conecta Manaus, Porto Velho e Cuiabá. Esta implementação é parte dos trabalhos da TIM Brasil de fazer upgrade de um grande anel no Nordeste brasileiro com a tecnologia 100 G, cerca de 50% de todo o território brasileiro. Juntamente com a implementação da LT Amazonas 2013, que também utilizou as soluções 100 G e Raman da Xtera, este projeto fornece uma segunda rota para conectividade de alta largura de banda e resistência aprimorada para a região de Manaus e de todo o Norte.

Com a iluminação da rota de fibra de Manaus para Porto Velho (1.010 km) ao longo da rota de Porto Velho para Cuiabá (1.645 km), a TIM adiciona mais de 2.600 km de conexões de alta capacidade em uma região de rápido crescimento e faminta de maior largura de banda. As duas rotas são de cabos ópticos aéreos, com grandes áreas e fibras ópticas de grande perda A alta capacidade e o longo alcance totalmente óptico são capacitados pela tecnologia Wise Raman(TM) da Xtera que oferece a solução de amplificação Raman mais avançada da indústria, combinando a performance óptica com a excelência operacional com taxas de canal de 100 G e de mais de 100 G.

"O investimento na inovação nos permitiu ser a primeira operadora a alcançar capacidade de muitas terabit/s com uma regeneração mínima nas rotas tão desafiadoras comprovam o compromisso da TIM para com a melhoria e expansão das suas redes no Brasil", disse Cicero Olivieri, Diretor de Redes Fixas e de Transporte da TIM Brasil. "Isto beneficia as nossas operações e os nossos clientes e também a população de toda a região com a capacitação de serviços de banda larga com custo eficaz".

"Estamos extremamente contentes de ter tido esta oportunidade que a TIM Brasil nos oferece para demonstrar o valor da solução 100 G da Xtera para infraestrutura central de alta capacidade em diversos tipos de cabos ópticos", disse Manuel Andrade, SVP de Vendas para as Américas da Xtera. "A nossa tecnologia de amplificação óptica Raman avançada, integrada e comprovada, apoiada por mais de 16 anos de Pesquisa e Desenvolvimento e mais de 10 anos de operações internacionais, viabilizaram que a TIM Brasil implementasse uma rede robusta que dará suporte à demanda de serviços de banda larga durante muitos anos".

A Xtera foi a pioneira da amplificação óptica Raman em redes backbone com a sua solução Wise Raman(TM) e a instalação de amplificadores Raman com espectro óptico de 100 nm em 2004. A Xtera também foi a primeira a lançar a Soft-Decision Forward Error Correction (SD-FEC) em uma rede comercial de 100 G em 2011. Em abril de 2013, a Xtera lançou o primeiro repetidor óptico da indústria com amplificação Raman para sistemas de cabo submarino de longa distância. Em dezembro de 2013, a Xtera lançou a solução XWDM que possibilitou a métrica [Capacidade x Alcance] que excede seis vezes o alcance normal de hoje em dia dos sistemas de transporte óptico de 100 G que usam os Erbium-Doped Fiber Amplifiers (EDFAs).

Para redes de backbone terrestres, a plataforma de rede óptica Nu-Wave Optima(TM) para diversos usos oferece uma capacidade de linha imbatível de 15 Tbit/s em mais de 4.500 km, e 64 Tbit/s em mais de 1.500 km através da infraestrutura de fibra existente sem regeneração intermediária. Para aplicações não repetidoras, 15 Tbit/s foram transmitidas recentemente em 410 km.

TIM Brasil
A TIM é a segunda maior operadora do Brasil e a principal empresa do segmento pré-pago. Atualmente a empresa tem 74 milhões de clientes com aproximadamente 27 por cento do mercado no país. Sua performance positiva é resultado da inovação da empresa que liderou grandes movimentos no setor para disponibilizar serviços de celular economicamente acessíveis para toda a população

Outro foco da TIM é a qualidade da sua rede e serviços. No período de três anos até 2016, a empresa investirá até 90 por cento dos R$11 separados para investimentos na infraestrutura brasileira. Para expandir e melhorar sua rede, a empresa assumiu a Intelig (2009) e a AES Atimus (2011), e realiza projetos especiais, como a instalação de uma rede de fibra óptica no Nordeste do Brasil, através da LT Amazonas, para viabilizar a inclusão digital da população que vive nestas áreas remotas. A empresa também prioriza a transparência do seu relacionamento comercial e com o cliente. Um grande marco foi o lançamento do website Portas Abertas (www.tim.com.br/portasabertas) em 2012, para que os consumidores conheçam a cobertura da TIM e os projetos de aprimoramentos e melhorias da sua rede.

A TIM também é a única empresa do setor de telecomunicações listada no segmento "Novo Mercado" da BM&FBOVESPA, reconhecida como o mais alto nível de governança corporativa. Na bolsa de valores, a empresa também está listada no Corporate Sustainability Index (ISE) e no Carbon Efficient Index (ICO2). Para mais informação, visite www.tim.com.br, https://twitter.com/timbrasil ou www.facebook.com/timbrasil.

Xtera Communications, Inc.
A Xtera é uma empresa de infraestrutura de comunicação concentrada no fornecimento de estruturas ópticas terrestres e submarinas de alta capacidade. A Xtera oferece soluções de rede ópticas turnkey que oferecem máxima capacidade, alcance e valor para operadoras de redes e data centers de todo o mundo. A Xtera ajuda seus clientes a expandir e acelerar seus mercados através de novas instalações e amplia a vida útil dos seus ativos de redes com upgrades econômicos. O portfólio da Xtera abrange um equipamento de camada óptica e a suíte de software de gerenciamento de rede, bem como os serviços de implementação e gerenciamento de redes ópticas.

Para mais informação, visite www.xtera.com, contate info@xtera.com ou conecte-se através doLinkedIn, Twitter, Facebook e YouTube.

Contact Information



  • Contatos para a mídia:

    Bertrand Clesca
    Xtera Communications, Inc.
    T +1 972 649 5135
    T +33 1 45 48 15 67
    E bertrand.clesca@xtera.com