SOURCE: Tekelec

Tekelec

September 12, 2012 12:38 ET

Tráfego de sinalização de LTE Diameter crescerá três vezes mais rápido que o tráfego de dados móveis em cinco anos, prevê a Tekelec

Lançamentos de novos dispositivos de Rede LTE e OTT, e modelos de serviço baseado em uso irão inchar o tráfego da sinalização

MORRISVILLE, NC--(Marketwire - Sep 12, 2012) - De acordo com o novo Tekelec LTE Diameter Signaling Index™, o crescimento do tráfego de sinalização de Diameter será três vezes maior que o crescimento do tráfego móvel até 2016.(1) A Tekelec prevê que as Diameter Messages per Second (MPS - Mensagens por Segundo) irão alcançar 47 milhões de Diameter MPS até 2016, uma taxa de crescimento composto anual (CAGR) e 252 % entre 2011 e 2016.

O Index é o primeiro da indústria -- voltado para ajudar os executivos de empresas, arquitetos e engenheiros de rede prevejam o crescimento do tráfego de sinalização Diameter associados com:

  • Gestão de política que orquestra de forma inteligente a experiência do assinante;
  • Comunicação dos servidores de política, sistemas de cobrança, banco de dados de assinantes e portas; e
  • Funções de gestão da mobilidade, inclusive a autenticação do assinante nas redes e roaming entre redes de parceiros.

O Tekelec LTE Diameter Signaling Index é uma ferramenta importante para os provedores de serviço para medição da inteligência da rede e gestão e monetização dos dados móveis. Os provedores de serviço podem consultar o Tekelec LTE Diameter Signaling Index para saber como as sessões de dados, transmissão de vídeo, voz através de LTE (VoLTE), e sofisticadas políticas e regulamentos de cobrança afetam o crescimento do tráfego de sinalização Diameter.

Como um modelo de demanda de tráfego de LTE Diameter, o Index serve como um ponto de referência com o qual os provedores de serviço podem usar os fatores críticos como a arquitetura da rede, topologia, exigências de capacidade, geo-redundância e outros fatores específicos de implementação necessários para a arquitetura de uma Diameter Network robusta, confiável e escalonável.

Resultados principais

  • A Tekelec estima que mais de 87.000 Diameter MPS atravessaram as redes móveis em todo o mundo em 2011. Até 2016, Diameter MPS irá alcançar 47 milhões MPS, com um CAGR de 252 por cento.
  • A política tem o maior impacto no tráfego de sinalização Diameter total com quase 24 milhões de MPS atravessando as redes LTE até 2016 em suporte aos casos de uso de políticas. Isto representa um CAGR de 269 por cento no período 2011-2016. Planos sofisticados de dados, serviços personalizados e over-the-top (OTT) e modelos de publicidade irão lançar novos casos de uso de políticas complexas, aumentando o tráfego de sinalização Diameter.
  • A cobrança online é a maior área de crescimento de MPS de sinalização Diameter com os provedores de serviço migrando suas redes de cobrança para arquiteturas baseadas totalmente em IP. O Diameter MPS de cobrança online deve aumentar de quase 18.000 MPS para cerca de 14 milhões de MPS até 2016, com um CAGR de 280 por cento.
  • A Tekelec também modelou o crescimento de sinalização Diameter pelo tipo de serviço. Os resultados indicam que a autenticação do assinante irá gerar 5,4 bilhões de mensagens em 2016. A atividade de rede social deve aumentar de cerca de 155 milhões de mensagens Diameter em 2011 para 17 bilhões em 2016.
  • A transmissão VoLTE e de vídeo irá aumentar severamente a sinalização Diameter com cerca de 36 bilhões e 30 bilhões de mensagens Diameter, respectivamente, em 2016. Estes dois serviços geram grande quantidade de sinalização Diameter devido às exigências de Qualidade de Serviço (QoS).
  • O crescimento do tráfego de sinalização Diameter está diretamente correlacionado com os serviços LTE inovadores e novos modelos de negócios, tal como:
    • Planos de tarifas baseados em uso, qualidade do serviço, aplicativo e hora do dia
    • Serviços de nuvem móvel
    • Serviços de aplicação OTT como vídeo e rede social
    • Serviços Máquina-para-Máquina (M2M)
    • Serviços de pagamento e publicidade móvel

Previsão geográfica

  • América do Norte: O tráfego de sinalização Diameter alcançará 15,9 milhões em 2016, com um CAGR de 216 por cento. A América do Norte será a maior contribuinte para o tráfego Diameter até 2015.
  • Ásia-Pacífico (APAC): O tráfego de sinalização Diameter alcançará 16,7 milhões de MPS em 2016, com um CAGR de 263 por cento. A APAC será líder mundial de Diameter MPS a partir de 2016.
  • Europa, Oriente Médio e África (EMEA): O tráfego de sinalização Diameter alcançará 13,8 milhões de MPS em 2016, com um CAGR de 320 por cento.
  • Caribe e América Latina O tráfego de sinalização Diameter alcançará quase 540.000 em 2016, com um CAGR de 962 por cento. Espera-se um grande aumento de assinantes LTE na região a partir de 2013.

Citações de Apoio

  • Doug Suriano, CTO, Tekelec: "O crescimento da sinalização Diameter é mais intenso que o crescimento do tráfego de dados móveis. O aumento é mais profundo, a tempo para planejamento é menor e não existem soluções de offloads como as do tráfego de dados. Mas temos boas notícias: os provedores de serviço agora têm uma maneira de prever o tráfego de sinalização Diameter nas redes LTE. Isto é essencial por que um aumento da sinalização Diameter significa um aumento dos serviços personalizados, mais receitas e clientes mais felizes".
  • Jim Hodges, analista sênior, Heavy Reading: "Embora muitos fatores venham a causar o aumento da sinalização Diameter nos próximos cinco anos, o crescimento do assinante LTE também terá um profundo impacto. Por isso, os operadores estão adotando uma arquitetura de roteamento Diameter centralizada e utilizando ferramentas de previsão mais extensas para maximizar a escalabilidade e eficiência potenciais das redes de sinalização da próxima geração".
  • Mike Thelander, CEO do Signals Research Group: "Diferente da tempestade de sinalização 3G que está sendo criada com os aplicativos de smartphone e serviços de rede social, o fenômeno de sinalização Diameter eminente também pode ter implicações positivas com novas oportunidades de geração de receita para os provedores de serviço e ofertas de serviços diferenciados para os assinantes. A indústria, no entanto, precisa primeiro entender e apreciar totalmente as implicações da sinalização Diameter associadas com várias iniciativas de controle e aplicação de políticas, os novos serviços, como VoLTE e M2M, sem esquecer a arquitetura básica da rede".

Diameter

Diameter é o protocolo de sinalização que os provedores de serviço usam para entregar serviços personalizados. Ele é essencial para a gestão da autorização, autenticação, políticas, cobranças e mobilidade. As mensagens Diameter viabilizam o acesso à rede de assinantes, interconexão segura com parceiros de roaming e aplicações OTT, cobrança precisa, e serviços baseado em uso.

Metodologia de previsão

O Tekelec Diameter Signaling Index calcula o LTE Diameter MPS baseado em suposições relevantes para os serviços LTE como previsões de assinante LTE, uso de assinante, número de assinantes ativos, número de sessões simultâneas, hora de rush para móvel, hora de rush para assinante, sessões de política e interações de cobrança online e offline.

Os padrões e documentações 3GPP e da GSM Association são usados para estabelecer os perfis de tráfego Diameter de acordo com o tipo de serviço. As suposições são validadas no Diameter Signaling Lab da Tekelec no Customer Experience Center em Morrisville, North Carolina.

Esta informação é incorporada no Tekelec Diameter Signaling Index Calculator™ disponível para os provedores de serviço para a previsão do crescimento do tráfego de sinalização Diameter nas redes LTE e 3G.

Uso e Citações

A Tekelec permite que analistas de mídia, financeiros e da indústria, provedores de serviço, reguladores e outros citem a nossa pesquisa com os seguinte dizeres: "Fonte: Tekelec LTE Diameter Signaling Index: Forecast Report and Analysis 2011-2016".

Recursos de apoio

Tekelec LTE Diameter Signaling Index: Forecast Report and Analysis 2011-2016
Diameter Signaling Controllers: Forecast Report & Analysis 2012-2017 Excerpt
Diameter Signaling Control Market Report Excerpt
The New Diameter Network Whitepaper

Tekelec
As soluções de banda larga móvel inteligente da Tekelec permitem que os provedores de serviço gerenciem e monetizem os dados móveis e evoluam para LTE e IMS. Somos os arquitetos da nova rede Diameter, a base para a gestão dos dados da sessão, política e assinante. Mais de 300 provedores de serviço usam as soluções líderes do mercado para oferecer serviços de nuvem, máquina-para-máquina e personalizados para consumidores e empresas. Para mais informação, visite www.tekelec.com.

(1) Cisco® Visual Networking Index (VNI) Global Mobile Data Traffic Forecast for 2011 to 2016 - prevê que o tráfego total de dados móveis globais terá um CAGR de 78 por cento.

Contact Information