SOURCE: Number Resource Organization

October 18, 2010 00:00 ET

Últimos espaços de endereços IPv4 abaixo de 5%

Adoção do IPv6 em momento crítico, número recorde de endereços IPv6 distribuídos

AMSTERDAM, THE NETHERLANDS--(Marketwire - October 18, 2010) - A Number Resource Organization (NRO) divulgou hoje que menos de cinco porcento dos endereços de IPv4 do mundo continuam não alocados. A APNIC, os Regional Internet Registry (Registros Regionais da Internet) da região da Ásia-Pacífico, recebeu dois blocos de endereços IPv4 da Internet Assigned Numbers Authority (IANA - Entidade de Atribuição de Números de Internet). Esta mais recente alocação significa que os IPv4 disponíveis chegaram a menos de 10% em janeiro, somente há nove meses atrás. Desde então, mais de 200 milhões de endereços IPv4 foram alocados pela IANA para a Regional Internet Registries (RIRs).

"Este é um grande marco para a Internet pois a alocação dos últimos blocos de IPv4 para as RIRs pode acontecer a qualquer momento", disse Axel Pawlik, Chairman da Number Resource Organization (NRO), a representante oficial das cinco RIRs. "É vital que os interessados na Internet ajam já para garantir a adoção oportuna do IPv6."

O IPv6 é a "próxima geração" do Protocolo de Internet que oferece um espaço para endereço incrivelmente maior para que a Internet possa acompanhar o crescimento futuro. Em 2010, as cinco RIRs devem alocar mais de 2.000 blocos de endereços IPv6, um aumento de mais de 70% sobre o número de alocações de IPv6 de 2009. Por outro lado, o número de alocações de IPv4 deve aumentar somente 8% em 2010. Estas estatísticas indicam que não existe a corrida de última hora dos endereços IPv4, e um forte impulso da adoção do IPv6.

"A alocação dos recursos de números da Internet pelas cinco RIRs viabiliza que cada região do mundo se beneficie com a distribuição justa e igual dos endereços de IPv4 e IPv6. Também estamos trabalhando com os interessados a nível local, regional e global para oferecer treinamento e consultoria para organizações do setor público e privado sobre a adoção do IPv6 para garantir que todos estejam preparados para o término do IPv4 e para a implementação do IPv6", acrescentou Pawlik.

A IANA atribui endereços IPv4 para as RIRs em blocos que representam 1/256 de todo o espaço de endereços IPv4 (cada bloco é indicado como "/8" ou "barra-8" e inclui um pouco mais de 16 milhões de endereços de IP). Com as recentes atribuições restam somente 12 blocos disponíveis,menos de cinco porcento de todo o lote de endereços IPv4.

Os últimos cinco blocos de endereços IPv4 serão distribuídos simultaneamente para as RIRs, restando somente sete blocos para ser distribuídos com o método de distribuição normal.

De acordo com os índices anuais de redução, os últimos cinco blocos de endereços IPv4 serão alocados para as RIRs no início de 2011. A pressão para a adoção do IPv6 está cada vez maior. Muitas pessoas estão preocupadas porque sem preparo e ação adequados, haverá uma procura caótica do IPv6, e isso pode aumentar o custo da Internet e ameaçar a estabilidade e a segurança da rede global.

Nota para os Editores
Number Resource Organization (NRO):
A Number Resource Organization (NRO) é o mecanismo de coordenação de cinco Regional Internet Registries (RIRs - Registros Regionais da Internet). Os RIRs -- AfriNIC, APNIC, ARIN, LACNIC e RIPE NCC -- garantem a distribuição justa e equitativa da numeração da Internet (endereços IPv6 e IPv4 e números de Autonomous System (AS - Sistemas Autônomos) nas suas respectivas regiões. A NRO existe para proteger os recursos de numeração de Internet não alocados, promover o processo de desenvolvimento da política aberta e de consenso, e proporcionar um único ponto de contato para a comunicação com os RIRs. Para mais informações sobre a NRO, acesse www.nro.net/media.

Regional Internet Registries (RIRs)
Os cinco Regional Internet Registries (RIRs - Registros Regionais da Internet) da NRO são organizações independentes sem fins lucrativos que dão suporte à infraestrutura da Internet com a coordenação técnica. A Internet Assigned Numbers Authority (IANA - Autoridade de Atribuição de Números de Internet) aloca blocos de endereços de IP e ASNs, mais conhecidos como numeração da Internet, para os RIRs que, por sua vez, os distribui para os usuários de regiões específicas. As organizações que recebem os números diretamente dos RIRs são os Internet Service Providers (ISPs - Provedores de Serviço de Internet), organizações de telecomunicações, grandes corporações, governos, instituições acadêmicas, pessoas com interesse no setor e os usuários finais.

O modelo RIR de participação aberta e transparente tem tido sucesso em atender às rápidas mudanças do ambiente da Internet. Cada RIR promove uma ou duas reuniões abertas ao ano, e facilita discussões online com a comunidade para permitir a troca aberta de ideias da comunidade técnica, do setor de negócios, sociedade civil e regulamentadores governamentais.

Os cinco RIRs são:

Contact Information