SOURCE: International Diabetes Federation (IDF)

International Diabetes Federation (IDF)

November 14, 2011 08:00 ET

Um em cada 10 adultos terá diabetes em 2030

BRUSSELS, BELGIUM--(Marketwire - Nov 14, 2011) - O Dia Mundial do Diabetes em 2011 marca o lançamento da quinta edição do Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes). Novos dados indicam que o número de pessoas com diabetes deve passar de 366 milhões em 2011 para 552 milhões até 2030, caso nenhuma medida urgente seja tomada. Isto significa quase três novos casos a cada dez segundos ou quase dez milhões ao ano. A IDF também estima que até 183 milhões de pessoas não saibam que tenham diabetes.

Em algumas das regiões mais pobres do mundo, como a África, por exemplo, onde as doenças infecciosas têm sido o foco dos sistemas de saúde, os casos de diabetes devem aumentar 90% até 2030. Pelo menos 78% das pessoas na África não são diagnosticadas e não sabem que têm diabetes.

Outros dados a ser liberados hoje também mostram:


--  80% das pessoas com diabetes vivem em países de renda baixa ou média. 
--  78.000 crianças desenvolvem diabetes tipo 1 todos os anos 
--  O maior número de pessoas com diabetes está na faixa 40-59 anos de
    idade 

"Em cada país e em cada comunidade do mundo, estamos perdendo a batalha contra esta enfermidade cruel e mortal", disse Jean Claude Mbanya, Presidente da IDF. "Queremos que o Dia Mundial do Diabetes em 2011 esteja focado nestes fatos alarmantes do diabetes em todo o mundo. Exigimos que o público e os líderes do mundo ajam contra o diabetes já".

A divulgação destes dados é a sequência do encontro em setembro de 193 Chefes de Estados do governo em uma Reunião de Alto Nível da ONU em Nova York para um acordo sobre uma Declaração Política sobre Non-Communicable Diseases (NCDs - Doenças Não Transmissíveis), incluindo o diabetes. Este é um grande marco para o diabetes e outras NCDs. No entanto, em algumas áreas é preciso um compromisso mais sério.

"Os líderes mundiais reconhecem a magnitude e o impacto dessas doenças e a necessidade urgente de ação. Precisamos de maior dedicação e foco em algumas áreas principais mas a Declaração irá acelerar o progresso internacional quanto ao diabetes e às NCDs, evitando que milhões de pessoas morram ou fiquem incapacitadas", disse Ann Keeling, CEO, International Diabetes Federation (IDF) Dirigente da NCD Alliance.

A IDF se dedica em transformar os Compromissos da ONU em ação, incentivando um novo nível de parceria que envolve o setor público, privado e as pessoas.

Esperamos que campanhas como a do Dia Mundial do Diabetes de hoje continuem a elevar a voz das pessoas com diabetes e passe da fase de defesa à ação em todo o mundo.

Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado todos os anos no dia 14 de novembro. O Dia Mundial do Diabetes é uma campanha liderada pela International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) e suas associações membro. Ele envolve milhões de pessoas de todo o mundo na defesa e conscientização. O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) e pela Organização Mundial de Saúde em resposta à crescente preocupação com a escalada da ameaça à saúde que o diabetes causa. O Dia Mundial do Diabetes passou a ser um Dia das Nações Unidas em 2007 com a aprovação da Resolução UN 61/225. A campanha atrai a atenção para assuntos de suma importância para o mundo do diabetes, mantendo-o no centro da atenção do público. Este é o terceiro ano da campanha de cinco anos que aborda a crescente necessidade de programas de educação e de prevenção do diabetes.

www.worlddiabetesday.org

International Diabetes Federation (IDF)

A International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) é uma organização guarda-chuva com mais de 200 associações nacionais de diabetes em mais de 160 países. Ela representa os interesses de um número cada vez maior de pessoas com diabetes e com risco de contrair diabetes. A Federation tem liderado a comunidade global de diabetes desde 1950. A missão da IDF é promover o cuidado, prevenção e cura do diabetes em todo o mundo. www.idf.org

Para mais informação sobre a quinta edição do Atlas do Diabetes e estatísticas por país, visite: http://www.idf.org/diabetesatlas/

Acompanhe-nos no Twitter: www.twitter.com/wdd

Torne-se um fã no Facebook: http://tinyurl.com/39c6ojs

Veja nossos vídeos no YouTube: http://www.youtube.com/user/WorldDiabetesDay

Contact Information



  • Contatos:
    Para mais informação sobre dados por país e região,
    contate: International Diabetes Federation
    Sara Webber, Coordenadora de PR
    +32 2 543 16 39/+32 496 12 94 70
    Sara.webber@idf.org
    www.idf.org