SOURCE: JENOPTIK Laserdiode GmbH

August 25, 2005 13:24 ET

Uma Barra Mais Eficiente

JENA, ALEMANHA -- (MARKET WIRE) -- August 25, 2005 -- Lasers diodos de alta intensidade são as fontes de luz artificial mais eficientes. Esse tipo de uso do laser no campo industrial está em suas fases iniciais, restando ainda muito potencial a ser explorado, de maneira geral.

No departamento de pesquisa e desenvolvimento da JENOPTIK Laserdiode GmbH -- empresa do grupo JENOPTIK --, foram examinadas barras semicondutoras de vários fabricantes, como parte de um projeto organizado pela BMBF (BRILASI) em busca do desempenho total em termos de operação no modo cw. A capacidade máxima do material, camadas, tecnologia de instalação, método de resfriamento, entre outros fatores, foram todos levados em consideração. O registro que se obteve foi este: 454 watts em modo cw medidos de uma barra semicondutora com dimensões iguais a 10 por 2 mm e comprimento de onda de 940 nm. O sistema inovador de resfriamento da barra semicondutora, somado à sua excelente qualidade eletro-ótica, possibilitou uma operação a 580 A.

O material semicondutor em questão foi produzido nos laboratórios da JENOPTIK Diode Lab GmbH em Berlim, também integrante do Grupo JENOPTIK. A empresa foi fundada há dois anos exatamente com o propósito de ampliar as barreiras dos lasers semicondutores para áreas ainda não exploradas, e aumentar as possibilidades de uso desses lasers. Manter o foco exclusivamente nas características de emissão mais importantes, eficiência e comportamento térmico é a chave para o desenvolvimento bem-sucedido de uma barra laser.

O estudo do comportamento de lasers diodos de alta intensidade submetidos aos limites possibilitou as melhorias nos produtos da JENOPTIK Laserdiode GmbH (www.jold.com). Atualmente, a linha padrão de produtos oferece até 120 W em refrigeração ativa e 60 W em refrigeração passiva de lasers semicondutores.

Panorama da JENOPTIK Laserdiode GmbH (www.jold.com)

A JENOPTIK Laserdiode GmbH desenvolve, fabrica e comercializa lasers diodos de alta intensidade. Esses novos tipos de laser oferecem grande eficiência com um volume muito pequeno. Eles são usados principalmente como uma fonte de excitação para lasers em estado sólido ou feixe direto em tecnologias médica e de processamento de materiais. A Laserdiode GmbH tem feito parte do grupo JENOPTIK desde 1993. A JENOPTIK Laserdiode GmbH é uma subsidiária da JENOPTIK Laser, Optik, Systeme GmbH (www.jenoptik-los.com) na divisão de Fotônica da JENOPTIK AG, Jena. (www.jenoptik.com).

Panorama da JENOPTIK Diode Lab GmbH (www.diodelab.com)

A JENOPTIK Diode Lab GmbH, localizada em Berlin-Adlershof, subsidiada em 100% à JENOPTIK Laserdiode GmbH, faz parte da divisão de Fotônica da JENOPTIK AG (www.jenoptik.com). A empresa, fundada em fevereiro de 2002 como derivada do Ferdinand-Braun Institute em Berlin-Adlershof, atualmente tem sete funcionários e está voltada para a fabricação de elementos optoeletrônicos para lasers diodos de alta intensidade da JENOPTIK Laserdiode GmbH.

Contact Information