SOURCE: International Diabetes Federation (IDF)

International Diabetes Federation (IDF)

14 nov. 2012 05h00 HE

Uma em onze pessoas na América do Sul tem diabetes

Diabetes aumenta mas gastos com a saúde permanecem baixos

BRUSSELS, BELGIUM--(Marketwire - Nov 14, 2012) - Uma em cada onze pessoas ou 26,4 milhões de pessoas agora tem diabetes na América do Sul e América Central, de acordo com os novos dados publicados hoje pela International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) para marcar o Dia Mundial do Diabetes. São mais de um milhão de casos a mais do que no ano passado e isto pode ser atribuído principalmente à urbanização e às mudanças na idade da população. A nova estimativa também mostra que a região ainda é responsável por 5 % dos gastos globais com o diabetes.

O Brasil tem o maior número de pessoas que vivem com diabetes, 13,4 milhões, seguido da Colômbia, Venezuela e Chile. Com 13 %, Porto Rico tem o maior índice de diabetes da região.

"O diabetes continua a crescer descontroladamente na região", disse Manuel Vera Gonzalez, Chairman da IDF para as regiões da América do Sul e América Central. "Pedimos que os governos invistam nos sistemas de saúde para garantir que de possam lidar com as doenças crônicas como o diabetes".

Os dados da América do Sul, que fazem parte da Atualização do Atlas de Diabetes de 2012 da IDF, confirmam o chocante aumento do diabetes em todo o mundo. O número de pessoas em todo o mundo que têm diabetes em 2012 aumentou para 371 milhões, comparado com 366 em 2011.

"Em cada país e em cada comunidade do mundo, estamos perdendo a batalha contra esta enfermidade cruel e mortal", disse Jean Claude Mbanya, Presidente da IDF. "No Dia Mundial do Diabetes, queremos divulgar o conhecimento de que com a educação e com o cuidado esta doença pode ser controlada e, em alguns casos, evitada".

"Milhões de pessoas morrem de diabetes nos anos mais produtivos da vida", adicionou Ann Keeling, CEO da IDF. "A estabilidade das sociedades está ameaçada e grandes pesos econômicos e políticos assombram os países e as comunidades. No entanto esta doença continua marginalizada na agenda global de saúde e de desenvolvimento e está muito sem recursos".

Esperamos que campanhas como a do Dia Mundial do Diabetes de hoje continuem a elevar a voz das pessoas com diabetes e incentivar que todos os interessados passem da fase de defesa à ação em todas as regiões do mundo.

Para mais informação sobre a quinta edição do Atlas do Diabetes de 2012 e estatísticas por país/região, visite: http://www.idf.org/diabetesatlas/.

Dia Mundial do Diabetes

Dia Mundial do Diabetes (WDD) é comemorado todos os anos no dia 14 de novembro. A campanha do Dia Mundial do Diabetes é liderada pela International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) seus membros associados. Ele envolve milhões de pessoas de todo o mundo na defesa e conscientização. O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) e pela Organização Mundial de Saúde em resposta à crescente preocupação com a escalada da ameaça à saúde que o diabetes causa. O Dia Mundial do Diabetes passou a ser um Dia oficial das Nações Unidas em 2007 com a passagem da Resolução das Nações Unidas 61/225. A campanha chama a atenção para as questões de importância crucial para o mundo do diabetes e mantém o diabetes exposto ao público. Este é o quarto ano da campanha de cinco anos que aborda a crescente necessidade de programas de educação e de prevenção do diabetes.

www.worlddiabetesday.org

International Diabetes Federation (IDF)

A International Diabetes Federation (IDF - Federação Internacional de Diabetes) é uma organização guarda-chuva com mais de 200 associações nacionais de diabetes em mais de 160 países. Ela representa os interesses de um número cada vez maior de pessoas com diabetes e com risco de contrair diabetes. A Federação lidera a comunidade global de diabetes desde 1950. A missão da IDF é promover o cuidado, prevenção e cura de diabetes em todo o mundo. www.idf.org

Acompanhe-nos no Twitter: www.twitter.com/wdd

Torne-se um fã no Facebook: http://tinyurl.com/39c6ojs

Veja nossos vídeos no YouTube: http://www.youtube.com/user/WorldDiabetesDay

Renseignements



  • Contatos:
    Para mais perguntas e contato de entrevista:
    International Diabetes Federation
    Sara Webber, Coordenadora de RP
    +32 2 543 16 39/+32 496 12 94 70
    Sara.webber@idf.org
    www.idf.org