Uso regular de ibuprofeno pode reduzir o risco de Câncer de Pulmão nos subgrupos de alto risco dos fumantes de cigarro


VIENNA, AUSTRIA--(Marketwired - 7 de dezembro de 2016) - O uso regular de ibuprofeno pode reduzir o risco do câncer de pulmão dos fumantes de cigarro, de acordo com a pesquisa apresentada na IASLC 17th World Conference on Lung Cancer(Conferência Mundial sobre o Câncer de Pulmão - WCLC) em Viena, Áustria.

Foi estabelecido que a inflamação crônica parece aumentar o risco de câncer de pulmão e os medicamentos que reduzem a inflamação demonstram reduzir o risco. No entanto, poucos estudos prospectivos examinaram a associação entre o câncer de pulmão e os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides.

Para testar se um AINE comum pode reduzir o risco de câncer de pulmão, a Drs. Marisa Bittoni e seus colegas da The Ohio State University em Columbus, Ohio, analisaram os dados de 10.735 participantes da Terceira Pesquisa Nacional de Exame de Saúde e Nutrição (Third National Health and Nutrition Examination Survey), ou NHANES III.

Os dados de linha de base sobre o fumo, AINEs e outras variáveis de estilo de vida foram coletados dos 10.735 participantes a partir de 1988-1994, e o status de mortalidade de causa específica foi determinado por meio de uma comparação de probabilidade de registro com o Índice Nacional de Mortes até 2006. Modelos de regressão de riscos proporcionais de Cox foram usados para estimar a razão de risco (RR) para quantificar a associação entre o uso do AINE e a morte causada pelo câncer de pulmão, com ajustes para as variáveis para a condição de fumante e outras variáveis.

Durante um acompanhamento de 18 anos, 269 morreram de câncer de pulmão, das quais 252 (93,6 por cento) indicaram um histórico de fumante de cigarro. Pelo fato de somente 17 dos 269 casos fatais de câncer de pulmão terem ocorrido em fumantes e ex-fumantes, a estimativa dos efeitos do AINE foi determinada com um coorte de 5.882 pessoas que indicaram um histórico de fumante ou ex-fumante de cigarro.

Bittoni concluiu que os dados prospectivos NHANES III mostraram que dentre os adultos com histórico de fumante ou ex-fumante, o uso de ibuprofeno foi associado com uma redução substancial (48 por cento) do risco de morte causada pelo câncer de pulmão. Os efeitos da aspirina e do acetaminofeno não foram estatisticamente significantes.

"Esses resultados sugerem que o uso regular de AINE pode ser benéfico para os subgrupos de fumantes de alto risco como estratégia de prevenção de câncer de pulmão", disse Bittoni.

A IASLC 17th WCLC é a maior conferência do mundo dedicada ao câncer de pulmão e outras doenças malignas do tórax pois atrai 6.000 pesquisadores, médicos e especialistas de mais de 100 países. Para mais informação sobre a IASLC 17th WCLC, visite: http://wclc2016.iaslc.org/.

WCLC:

A WCLC é a maior conferência do mundo dedicada ao câncer de pulmão e outras doenças malignas do tórax pois atrai 6.000 pesquisadores, médicos e especialistas de mais de 100 países. O objetivo da conferência é aumentar o conhecimento, a colaboração e o entendimento do câncer de pulmão, e para ajudar os participantes a implementar os mais recentes desenvolvimentos em todo o mundo. Com o tema "Juntos contra o Câncer de Pulmão", a conferência abrangerá uma ampla variedade de disciplinas e apresentará resultados de vários estudos de pesquisa e testes clínicos. Para mais informação, visite http://wclc2016.iaslc.org/.

IASLC:

A International Association for the Study of Lung Cancer (IASLC) é a única organização global dedicada ao estudo do câncer de pulmão. Fundada em 1974, a associação conta com mais de 5.000 especialistas em mais de 100 países. Visite www.iaslc.org para mais informação.

Informação de contacto:

Contato:
Jenny Jaacks