Veniam na lista Disruptor 50 e premiada como melhor produto na área da mobilidade automóvel


MOUNTAIN VIEW, CA--(Marketwired - Jun 20, 2016) - No mesmo dia, a tecnológica portuguesa Veniam, conhecida por estar na vanguarda da "Internet em Movimento", foi nomeada pela cadeia de televisão CNBC como uma das empresas mais disruptivas dos Estados Unidos, e distinguida com o prémio para melhor produto/serviço na área da mobilidade automóvel pelos prémios TU Automotive.

"Estamos muito honrados por terem escolhido a Veniam de entre centenas de empresas com soluções inovadoras," refere João Barros, fundador e CEO da Veniam. "Estes prémios sinalizam um momento muito importante na vida da nossa startup, em que trabalhamos todos os dias para expandir os benefícios inerentes às redes de veículos e levá-los ao número máximo de frotas nos Estados Unidos, Europa e Ásia", refere João Barros.

A solução inovadora da Veniam vê os veículos não como máquinas que transportam pessoas e bens, mas sim como elementos ativos de internet que expandem a cobertura wireless e servem como sensores móveis em aplicações para cidades inteligentes. Dada a sua presença no tecido urbano e ao fato de terem baterias grandes e recarregáveis, os veículos podem assumir um papel fundamental na infraestrutura de dados e comunicações.

Na 4ª Edição da Disruptors 50, da cadeia de televisão CNBC, a Veniam foi selecionada de entre 750 concorrentes como uma das 50 empresas mais disruptivas dos Estados Unidos. Na 28ª posição, a Veniam passou da construção da maior rede intra-veicular no Porto, Portugal, suportando mais de 4 milhões de sessões de internet, para disponibilizar uma solução integrada para sistemas de transporte inteligentes e serviços urbanos em Nova Iorque e Singapura.

Depois de analisar mais de 400 candidaturas de todo o mundo, o júri dos prémios TU-Automotive 2016, um dos mais prestigiados da indústria dos carros interligados, distinguiu a Veniam com o prémio para melhor produto/serviço na área da mobilidade automóvel. "É uma inovação significativa com um potencial enorme (...). É muito mais do que um produto de mobilidade", referiu o júri.

A propriedade intelectual da Veniam assenta em mais de dez anos de investigação nas normas de wireless existentes (Wi-Fi, 4G LTE e DSRC) e amplia a banda de frequência de 5,9 GHz reservada pela Comissão Europeia para sistemas de transporte inteligentes. Desenvolvida em colaboração com universidades de topo, nomeadamente a Universidade do Porto, a Universidade de Aveiro, a Carnegie Mellon University e o MIT, a solução integrada da Veniam inclui hardware, software e componentes de cloud fundamentais para construir redes de veículos e de outras coisas em movimento, ao mesmo tempo que disponibiliza serviços sem precedentes para cidades inteligentes e ambientes industriais.

"O futuro da mobilidade e da qualidade de vida nas nossas cidades depende da nossa habilidade para otimizar as infraestruturas já existentes, incluindo a utilização racional dos mais de 1,2 biliões de veículos que existem no mundo", explica João Barros.

Desde a sua criação, a tecnologia da Veniam já recebeu vários prémios e distinções de relevo internacional: está entre as 15 melhores empresas da indústria wireless pela conceituada FierceWireless (publicação americana que avalia anualmente centenas de empresas do sector); ganhou prémios de inovação da CableLabs, Gartner e Wireless Broadband Alliance; venceu a 1ª edição do Prémio Inovação NOS; e conquistou o Building Global Innovators do MIT/ISCTE.

Veniam

Na vanguarda da "Internet of Moving Things", a Veniam transforma autocarros, automóveis, camiões e outros veículos em pontos de acesso Wi-Fi, capazes de expandir a conectividade para todos os cidadãos e recolher uma grande quantidade de dados relevantes para tornar as cidades mais inteligentes e seguras. Através de serviços geridos a partir da cloud, a Veniam permite ainda melhorar a qualidade de serviço das frotas de transporte e a eficiência operacional de espaços industriais controlados como portos, aeroportos, minas, fábricas, etc. Responsável pela criação e gestão da maior rede veicular do Mundo na cidade do Porto, a Veniam já disponibilizou mais de 4 milhões de sessões de Internet a mais de 400 mil utilizadores.

No início de 2016, a Veniam anunciou um investimento de cerca de 22 milhões de euros num financiamento de Serie B, liderado pela Verizon Ventures com a participação da Cisco Investments, Orange Digital Ventures, Yamaha Motor Ventures, Liberty Global, True Ventures, Union Square Ventures e Cane Investments. Este montante elevou o total de capital de risco investido na Veniam a 26 milhões de euros. A Veniam tem escritórios em Montain View (US), Porto (Portugal) e em Singapura (Singapura).

www.veniam.com | https://twitter.com/veniamworks | https://www.facebook.com/veniamworks | https://www.linkedin.com/company/veniam-lda

Informação de contacto:

Media Contact
Alexandra Vieira
avieira@veniam.com