SOURCE: Medios Milenium

June 24, 2013 10:00 ET

Voto eletrônico: uma tendência que ganha adeptos em todo o mundo

BOGOTA, COLOMBIA--(Marketwired - Jun 24, 2013) - O uso da tecnologia em processos eleitorais é uma tendência que vem ganhando espaço a tal ponto que hoje em dia no mundo três de cada dez eleitores votam de forma automatizada. A América Latina não escapa à tendência: países como o Brasil e a Venezuela estão na vanguarda e várias autoridades eleitorais estudam a adoção do voto eletrônico nas futuras eleições.

Organizações internacionais prestigiadas dedicadas ao fortalecimento dos sistemas eleitorais como a International Foundation for Electoral Systems (IFES - Fundação Internacional de Sistemas Eleitorais) e o International Institute for Democracy and Electoral Assistance (IDEA - Instituto Internacional de Democracia e Assistência Eleitoral), falam dos benefícios que os sistemas de votação eletrônica apresentam frente aos tradicionais:

1. Segurança: Múltiplos mecanismos de segurança que são a combinação de algorítmicos internacionalmente reconhecidos e baseados em padrões aceitos que formam uma arquitetura totalmente blindada.

2. Velocidade: A tecnologia permite não só que o eleitor vote rapidamente, como também permite que todos os processos que envolvem a eleição sejam realizados com a maior agilidade. Os resultados podem ser obtidos em questão de minutos, garantindo zero de inconsistências numéricas. É possível criar boletins parciais e publicá-los automaticamente na internet. A rapidez na hora de votar e receber os resultados é um estímulo para a participação cidadã.

3. Capacidade de Auditoria: Uma das vantagens chave da tecnologia é que cada voto é armazenado em várias instâncias, com a finalidade de ter respaldo que garantam múltiplas auditorias antes, durante e depois da eleição.

4. Exatidão: Todos os votos são contados, nenhum voto é mal interpretado e não há lugar para erro humano durante a votação e o escrutínio.

5. Flexibilidade: Partindo do princípio de que cada país tem regras e leis próprias para a emissão e para a contagem dos votos, a tecnologia pode ser configurada independentemente para diferentes eleições sob metodologias diversas.

Mais informação sobre o Voto eletrônico: http://e-lected.blogspot.com/2012/02/technological-changes-for-2012.html

Contact Information

Multimedia