SOURCE: Endangered Languages Project

Endangered Languages Project

April 21, 2015 21:00 ET

Website de projeto de idiomas em extinção redesenhado para ser mais acessível e atraente

BRENTWOOD BAY, BRITISH COLUMBIA--(Marketwired - Apr 21, 2015) - O Projeto de Idiomas em Extinção está lançando um novo website hoje (www.endangeredlanguages.com) para melhorar o acesso à informação e aos recursos de idiomas em extinção para o público mundial de falantes de idiomas indígenas e experts em idiomas.

"O nosso objetivo é criar um espaço online colaborador onde os idiomas do mundo tenham uma voz e onde as pessoas de todas as partes possam compartilhar a informação e recursos de idiomas e se conectarem", disse Tracey Herbert, Diretora Executiva do Conselho Cultural da First Peoples e Membro do Conselho de Governança do Projeto de Idiomas em Extinção.

Com o novo website os usuários podem navegar nos recursos por categoria, etiqueta (ou tópico), formato e os mais visualizados. As categorias são educação do idioma, revitalização do idioma, idioma e tecnologia, e mais. Além disso, um novo processo para envio de material facilitará o encontro de uma ampla faixa de recursos com relação aos idiomas em extinção de todo o mundo.

"Em resposta ao feedback dos usuários, a nossa equipe de experts globais de idiomas e projetistas desenvolveram um website melhor para ser um recurso mais interativo e acessível", disse Veronica Grondona, Gerente do Catálogo de Idiomas em Extinção da Eastern Michigan University. "Por exemplo, o website estará disponível em outros cinco idiomas no segundo semestre, para um acesso de mais usuários".

O Projeto de Idiomas em Extinção é uma iniciativa colaboradora criada para facilitar a documentação e a revitalização dos idiomas em risco de extinção de todo o mundo. Os idiomas incluídos no website com sua informação são fornecidos pelo Catalogue of Endangered Languages (ELCat - Catálogo de Idiomas em Extinção), um projeto da University of Hawai'i de Manoa e da Eastern Michigan University, com o objetivo de mostrar os dados mais atualizados e mais precisos sobre os idiomas em extinção do mundo. As comunidades e falantes de idiomas podem ter um papel ativo ao colocar o seu idioma online por meio do envio de recursos em formato de texto, áudio, links, imagens ou vídeo.

URL do Projeto de Idiomas em Extinção: www.endangeredlanguages.com.

O Projeto de Idiomas em Extinção é apoiado pelos voluntários do Governance Council volunteers, The National Science Foundation, The Luce Foundation e Google.org.

Os quatro membros fundadores que supervisionaram o desenvolvimento e o lançamento do website são:


--  The First Peoples' Cultural Council:  www.fpcc.ca  

--  Eastern Michigan University:
     www.emich.edu/english/programs/linguistics/elp-elcat.php  

--  Departamento de Linguística da University of Hawai'i em Manoa:
     www.ling.hawaii.edu   

--  Google.org, o braço filantrópico do Google:  www.google.org  

Contact Information



  • Contatos:
    Contato de mídia:
    Shay Boechler
    Gerente do Projeto de Idiomas em Extinção
    The First Peoples' Cultural Council
    (250) 652-5952, ramal 213
    shay@fpcc.ca