SOURCE: Wolfram Research

July 21, 2011 15:46 ET

Wolfram lança Computable Document Format (CDF - Formato de Documento Computável): Vida ao documento com o poder da computação

Normalmente como um documento porém interativo como um App, o novo padrão amplia radicalmente o conduto de comunicação de auto-leitor

CHAMPAIGN, IL--(Marketwire - Jul 21, 2011) - A Wolfram Research anunciou hoje o lançamento do Computable Document Format (CDF - Formato de Documento Computável), um novo padrão que coloca a interatividade no centro dos documentos comuns e capacita os leitores com conteúdos que podem ser conduzidos.

Os documentos tradicionais são fáceis de criar mas limitados a um conteúdo estático ou que apenas pode ser visualizado. A interatividade é comum nos apps mas normalmente exige criatividade por parte dos programadores, fazendo com que o documento não tenha custo eficaz para a comunicação de ideias. Por isso, os conteúdos atuais não são interativos o suficiente -- limitando substancialmente o entendimento dos leitores.

Por outro lado, os CDFs são tão interativos como os apps, mas como documentos normais. A parte central dos conceitos são os apps de conhecimento, diagramas interativos ou apps informativos -- os sucessores vivos dos diagramas e infográficos tradicionais.

"Atualmente, é inconcebível que os livros didáticos, relatórios financeiros ou artigos de notícias não contenham conteúdo visual pois este é um ponto muito valioso para a comunicação da ideia", disse Conrad Wolfram, Diretor de Desenvolvimento Estratégico da Wolfram Research. "No futuro, a comunicação de ideias sem interatividade será algo inconcebível. O CDF veio para mudar isso". Wolfram acrescentou: "Se uma foto vale mais que mil palavras, um app de conhecimento interativo vale mil fotos. O CDF aumenta a largura de banda da comunicação desta mesma maneira".

O CDF é um contêiner de conhecido para computação. Sua interatividade não é pré-gerada, é viva. E, pela primeira vez, a criação de um documento normalmente não precisa de programadores profissionais, pois é fácil para que professores, jornalistas, analistas, gerentes ou pesquisadores possam criar os apps de conhecimento ou informativos ou diagramas interativos para a criação de relatórios, apresentações, artigos e livros didáticos.

"Os documentos CDF me liberam das figuras estáticas de modelos na criação de apresentações interativas para a minha pesquisa de seguro terremoto para os legisladores e outras autoridades públicas", disse Seth J. Chandler, Professor de Direito da University of Houston Law Center. "Quando alguém me faz uma pergunta, posso mudar os parâmetros na hora, refazer o modelo e apresentar os resultados. Isso torna a discussão muito mais participativa e construtiva".

"Após usar o ebook Briggs/Cochran Calculus que usa a tecnologia CDF, muitos professores disseram: 'É assim que o cálculo deve ser ensinado'", disse Bill Hoffmann, Editor Executivo da Pearson. "Seus dados interativos atrai os alunos e os ajuda a visualizar as ideias principais -- muito mais além do que pode ser feito com giz ou quadro branco. Na primeira edição, o ebook de Cálculo de Briggs/Cochran ultrapassou nossas expectativas e recebeu vários prêmios do setor".

Mais de 20 anos de pesquisa e desenvolvimento da Wolfram tornaram isso possível -- incluindo um tocador para computação e uma criação altamente automatizada do CDF.

"O autor de conteúdo e o autor de interatividade têm que ser a mesma pessoa para a criação de documentos interativos comuns", disse Conrad Wolfram. "O Wolfram Demonstrations Project (Projeto de Demonstrações da Wolfram), com seus mais de 7.000 contribuintes, criou um protótipo da criação interativa personalizada. Agora o CDF libera este poder para vários tipos de usos. A criação ficou mais fácil do que nunca mas é apenas o início para tornar a criação fácil para todos".

Os CDFs atualmente podem ser criados com Mathematica 8 e distribuídos gratuitamente com o Wolfram CDF Player. Outras opções estão disponíveis para distribuição de conteúdo restrita e/ou paga.

Para mais informação sobre o CDF acesse o website CDF ou veja um briefing de mídia. Se estiver interessado em explorar o CDF para uso na sua publicação, contate-nos.

Wolfram

A Wolfram Research é a empresa onde "a computação encontra o conhecimento". Uma fonte de inovação técnica, ela tem um objetivo a longo prazo de desenvolver ciências, tecnologia e ferramentas para tornar a computação uma força cada vez mais potente para o mundo de hoje e do amanhã. A empresa é a criadora da Mathematica, a mais nova plataforma de computação usada por milhões de pessoas em todo o mundo, e do Wolfram|Alpha, o mecanismo de conhecimento computacional mais usado e em constante crescimento lançado em maio de 2009. A Wolfram Research também patrocina a maior rede gratuita do mundo de websites de informação técnica, incluindo o MathWorld -- o website número 1 dedicado à matemática -- e o Wolfram Demonstrations Project. Para mais informação, acesse o website da empresa.

Contact Information