SOURCE: World Rivers Day

September 17, 2009 03:01 ET

World Rivers Day marcado para 27 de setembro

World Rivers Day busca aumentar o nível de conscientização, promover a cidadania e incentivar a ação

BURNABY, BRITISH COLUMBIA--(Marketwire - September 17, 2009) - Com muitos dos rios do mundo enfrentando sérias e crescentes ameaças associadas à mudança climática, poluição e desenvolvimento industrial, países de todo o mundo são incentivados a participar do Quinto evento anual do World Rivers Day (WRD - Dia Mundial dos Rios), marcado para domingo, 27 de setembro.

"Milhões de pessoas, dezenas de países e várias organizações internacionais contribuirão para com o World Rivers Day", disse says Mark Angelo, chairman do WRD e do Rivers Institute at BCIT. "O WRD proporciona uma oportunidade para as pessoas saírem de casa e aproveitar as nossas hidrovias. Além disso, o evento também criará uma maior conscientização da necessidade urgente que temos de tomar mais cuidado com os rios e riachos". Este ano, o HSBC Bank Canada se unirá ao grupo dos principais patrocinadores do WRD e seus funcionários estão envolvidos em uma série de eventos locais".

Angelo, membro da Ordem do Canadá e primeiro recebedor do Prêmio de Ciências, Educação e Conservação das Nações Unidas (ONU), fundou o altamente bem-sucedido evento Rivers Day (Dia dos Rios) na Colúmbia Britânica em 1980 antes de ter sucesso no seu lobby com várias organizações e agências da ONU para o reconhecimento do WRD em 2005. Marcando uma resposta global à necessidade de melhor administração e conservação dos ecossistemas dos rios, o WRD celebra os muitos valores das hidrovias do mundo e, ao mesmo tempo, incentiva a ação adequada para a sua melhor proteção. Este evento também é uma uma homenagem à Water for Life Decade (Década da Água para a Vida) uma iniciativa mais ampla da ONU.

Apoiado no seu ano inaugural pelas agências das ONU, como a Universidade das Nações Unidas e a Rede Internacional da Água, Meio Ambiente e Saúde, os eventos do WRD incluirão limpezas de rios, projetos de melhoria da pesca, iniciativas de restauração de riachos, workshops, programas educacionais e festivais comunitários às margens de rios. Os eventos deste ano serão realizados em dezenas de países, como Canadá, Inglaterra, Polônia, EUA, Camarões, Austrália, África do Sul e a ilha de Dominica.

"É muito emocionante ver um evento local que teve início há 29 anos na Colúmbia Britânica se transformar um um esforço mundial positivo para o melhor cuidado dos rios", disse Angelo. "Além de homenagear os nossos rios, o WRD ajuda a aumentar o nível de conscientização das muitas ameaças enfrentadas pelas nossas hidrovias. Muitos rios estão sendo profundamente afetados pela mudança climática e passaram a ser um símbolo da crise enfrentada pelas águas dos rios em vários países".

Com uma participação de quase 100.000 pessoas somente na Colúmbia Britânica e milhões de pessoas em todo o mundo, o WRD promove uma maior conscientização dos problemas relacionados com a água e divulga os valores básicos associados com a sustentação, preservação e cidadania dos rios.

Para mais informações sobre o WRD ou para se inscrever em um evento do WRD, acesse worldriversday.bcit.ca e clique nos links dos eventos. Todos os países estão convidados.

Contact Information