SOURCE: Zentrum Mikroelektronik Dresden AG (ZMDI)

Zentrum Mikroelektronik Dresden AG (ZMDI)

September 20, 2013 07:58 ET

ZMDI lança novo ZOPT3100, um sensor IC de luz ambiente e de proximidade/RGB digital de energia eficiente com alta resolução e amplo alcance dinâmico e Driver LED integrado

DRESDEN, GERMANY--(Marketwired - Sep 20, 2013) - Nota para os editores: Existe uma foto associada com este press release.

A ZMD AG (ZMDI), uma empresa de semicondutores de Dresden especializada em soluções capacitadoras de energia eficiente, anunciou hoje o lançamento do ZOPT3100, um sensor IC de luz ambiente/RGB e de proximidade avançado. Como fornecedora global de soluções de sinal analógico e misto para os setores automotivo, industrial, médico e de tecnologia de informação e aplicações de consumidor, ZMDI desenvolveu o ZOPT3100 para expandir sua família de ICs de baixo consumo de energia para aplicações de sensor de aparelhos portáteis e móveis.

O ZOPT3100 integra um sensor de luz ambiente (ALS), um sensor de cor (CS), e um sensor de proximidade (PS), bem como um driver IR LED integrado em um único chip. Ele é otimizado para ajustes do brilho e da cor dos displays. Com cinco fotodiodos integrados (um para proximidade e quatro para canais branco, verde, azul e vermelho), quatro conversores analógico-digital de 18 bits (ADCs) para sinais ópticos e um slope ADC duplo de 11 bits para medição de proximidade, este IC viabiliza a medição paralela da luz e da proximidade. Ele tem um amplo alcance dinâmico de 0,006 lux a 32.000 lux para sensor de luz ambiente e oferece resultados lineares de sensibilidade de cor com canais vermelho, verde e azul. A medição simultânea que o IC faz da distância e do ALS/CS é ideal para aplicações como de desativação de tela de toque durante ligações telefônicas e de celular. Os filtros integrados ajudam a suprimir o piscar da luz ambiente de 50/60Hz como a as luzes fluorescentes, por exemplo.

Um amplo fornecimento de tensões de 2.4 a 3.6V, juntamente com uma corrente baixa de 200uA (excluindo o driver LED) e um modo standby configurável permitem o uso em aplicações móveis com bateria.

O ZOPT3100 oferece sensibilidade extremamente alta, especialmente em áreas com baixa luz, sendo ideal para uso com óculos muito escuros, e mantém a linearidade superior em várias temperaturas para garantia de resultados consistentes sob condições diferentes. Para exibir o ajuste da luz, o IC é balanceada para alcançar uma adequação excelente às características do olho humano. A melhor supressão de IR da categoria (superior a 650 nm), juntamente com um sensor de proximidade com a mais alta sensibilidade do mercado, permitem a detecção precisa do objeto sendo ideal para uso com dispositivos móveis.

Produtos modernos como celulares, tablets, notebooks, câmeras, monitores de PC e dispositivos para games, podem se beneficiar muito com a performance do ZOPT3100.

"Somos os melhores em eficiência energética e precisão. Projetamos o ZOPT3100 para oferecer para os clientes a melhor resolução e precisão exigidas pelos produtos da próxima geração", disse Michael Georgi, Gerente de Marketing de Produtos da ZMDI. Ao contrário de muitos produtos da atualidade, o ZOPT3100 tem um sensor óptico de múltiplos canais em um chip que oferece resultado de alta resolução e recursos flexíveis de configuração, permitindo que os clientes minimizem o trabalho e o custo com a engenharia".

Recursos do ZOPT3100:

-- Múltiplos canais de sensor óptico em um chip

-- Medição incomparável da proximidade, luz ambiente e cor

-- Excelente imunidade de interferência de medidas de proximidade

-- Alcance dinâmico da luz ambiente: 0,006 a 32.000 lux

-- Alta resolução de canal de sensor de cor: 18 bits

-- Ampla faixa de temperatura opercional:-40 graus C a +90 graus C

-- Ampla faixa de tensão: 2.4 to 3.6 V

-- Consumo geral de tensão de até 200uA (excluindo o driver LED)

-- Tensão do modo standby de menos de 2uA 

-- Compensação de temperatura interna

-- Interface I2C™ (I2C™ é marca comercial da NXP)

-- Funções de interrupções programáveis

Disponibilidade e preços

O ZOPT3100 está em produção e disponível como molde para integração de wafer. Moldes, amostras de wafers e um kit de aplicação estão disponíveis na ZMDI.

Para 15.000 unidades o preço do ZOPT3100 é de EUR 0,25 ou USD 0,34 por unidade.

ZMDI

A Zentrum Mikroelektronik Dresden AG (ZMDI) é uma fornecedora global de soluções de semicondutores analógicos e de sinal misto para aplicativos automotivos, industriais, médico, sensor móvel, tecnologia de informação e de consumo. Estas soluções viabilizam que nossos clientes criem produtos com a mais eficiente energia de gestão de energia, iluminação e sensores.

Há mais de 50 anos, a ZMDI tem sua sede global em Dresden, Alemanha. Com mais de 320 funcionários em todo o mundo, a ZMDI atende seus clientes com escritórios e vendas e centros de design na Alemanha, Itália, Bulgária, França, Reino Unido, Irlanda, Japão, Coreia, Taiwan e Estados Unidos.

Veja mais em www.zmdi.com.

URL deste press release no http://www.zmdi.com/news/press-releases-news/

Curta a ZMDI no Facebook em www.facebook.com/ZMDINT

Siga a ZMDI no Twitter em www.twitter.com/ZMDINT

Una-se à ZMDI no Linkedin em http://linkd.in/NiUwKx

Para visualizar a foto deste release, acesse o seguinte link: http://www.marketwire.com/library/20130917-ZMDI_ZOPT3100_800.jpg

Contact Information

  • Contatos:
    Daniel Aitken
    Diretor Global de Marketing e Comunicações Corporativas da ZMDI
    T +001 438 288 3668
    daniel.aitken@zmdi.com